Sei que vão rir..

Podem rir, mas não sou fotografo, estou começando a estudar sobre o assundo pois gosto de fotografar, mas andei lendo alguns assuntos sobre Iso e reparei que falaram muito sobre o “Raw” e não entendi muito bem, alguem pode me esclarecer melhor o que seria…mesmo depois de me achar um medilcre…rsrs…

Obrigado.

raw em ingles quer dizer crú.
seria o negativo digital…a image que bate no sensor e vai direto pro cartao…sem sofrer praticamente nehum tipo de modificaçao ( os bits simplesmente)…
diferente do jpg…ou outro tipo de extensao, que ja sao as fotos "trabalhadas"por algum tipo de sotware ( que existe dentro de toda maquina digital) e que ai entao sao gravados no cartao de memoria…
o raw eh o preferido para trabalhos mais profissionais, porque sai cru…quer dizer, o fotografo pode fazer todos os ajustes via soft ( balanco de branco, contraste, cores, brilho…etc) com mais liberdade, diferente de um arquivo ja processado pelo soft da maquina ( que tambem permite ajustes, mas nao tao abrangentes como o raw)
o raw, por nao sofrer nenhum tipo de tratamento via soft…ou qualquer tipo de compressao e bem maior que o arquivo jpg( que alem de sofrer um tratamento para entregar a imagem quase pronta…tambem comprime os dados da foto…causando com isto uma perda de qualidade.
resumindo
raw= arquivo sem compressao ou qualquer tipo de tratamento. arquivo grande e com otima qualidade, permite ajustes mais precisos e profissionais no pos-tratamento.
jpg = arquivo comprimido e com tratamento. arquivo pequeno, e menor qualidade que o raw… permite ajustes, mas nao tao precisos como o raw…
abraço
marques

ehh, o markes explicou tudo aí…

mas Edson, rir por que?
todos aqui temos duvidas, precisa ter vergonha na hora de perguntar nao…
:thmbup:

abraços

Prezado EdsonTaciano,