Pessoal, gostaria de esclarecer um ponto que pra mim ficou confuso. No caso das lentes Canon - pode ser Nikon tbem, mas não conheço a terminologia - temos a EF-S que são lentes específicas para sensor cropado e as EF para sensor FF e tbm cropado, certo?
Bom, considerando que as lentes no geral perdem qualidade ótica próximo às suas bordas, existe alguma diferença para a qualidade geral de uma imagem gerada num sensor cropado se eu usar uma lente EF ou EF-S? Estou aqui imaginando que um sensor cropado não irá usar toda imagem captada pela lente EF, deixando de fora a imagem captada pelas bordas de pior qualidade, o que no fim iria gerar uma imagem melhor. Caso eu use uma lente EF-S num sensor cropado, ele irá utilizar toda a imagem captada pela lente, inclusive a parte de pior qualidade, gerando uma imagem final inferior.
Carlos, a dúvida não é relativa a sensores. O sensor entra aqui apenas como parâmetro do campo de visão.
A dúvida é em relação á ótica de borda das lentes EF. De maneira geral, o raciocínio do Daniel tá correto. Há exceções no sentido de não haver ganhos consideráveis, mas isso é uma análise que se tem que fazer caso a caso.
De maneira geral, as bordas de todas as lentes, independentemente serem EF-S ou EF, são piores que seus centros.
Muito bacana esse tópico. Depois de ler a pergunta e resposta parece óbvio mas nunca tinha parado para pensar… Entretanto o $$$$ envolvido nas lentes FF são bem maiores.