No inicio da semana eu estava fotografando um musico que toca em diferentes bandas. Em uma das bandas que ele toca, ele falou que o estilo da banda eh o mesmo,mou inspirado na filosofia do jazz, mas no caso sendo rock in roll. Ou seja, improvisando e indo na onda do momento.
Entao ele fala algo que me chamou a atencao. “eh como punk rock, [aqui ele cita varios outros generos de musicas e movimentos artisticos], a intencao ou o que importa nao eh ser bom e sim ser criativo e expressivo”. Em uma das bandas que ele cita, ele fala de um baterista que nem sabe tocar bateria, e eh justamente isso que faz o som deles ser interessante.
Um exemplo mais famoso eh o do picasso, um artista prodigio que aos 12 anos ja pintava e desenhava com habilidades tecnicas de mestre, mas a sua maior influencia e fama esta relacionado a epoca em que ele “pinta e desenha igual uma crianca”. Quando em uma feira de artiguidades e objetos diversos em paris, ele viu mascaras tribais africanas e disse “Eh sobre isso que a arte eh a respeito”.
E tudo isso me lembrou outro momento anos atras, quando eu estava convesando com um amigo tambem musico. Ele disse que tinha conhecido outro musico muito bom, mas esse outro musico nao tinha nenhuma vontade em fazer shows, lancar albuns, etc. tudo o que ele queria era compor e vender suas composicoes para os musicos que os tocam, pq o interesse dele estava na questao tecnica da musica. E ele entao fala que com ele era diferente, ele queria era tocar, fazer suas versoes, apresentar, expressar sua musica, pq ser um bom tecnico qualquer um pode ser, basta seguir os requsitos tecnicos e praticar tais requisitos.
Ser tecnico eh sobre o material sendo criado. Ja ser um artista, um expressionista, nao eh sobre o aspecto da apreciacao tecnica e vazia em suas especificacoes de qualidade tecnica, mas sim se fazer presente em sua obra, sendo ela parte de si mesmo
A conclusao foi que ser um bom tecnico demanda somente pratica e ferramentas que seguem as especificacoes tecnicas. A apreciacao da beleza matematica da coisa. Ja ser um criador e expressivo, mesmo sendo um inivador tecnico, demanda uma atencao e conciencia maior sobre a si e ao seu meio, um aprendizado e conhecimento de dentro para fora e naonsomente de fora para dentro
Em resumo, o tecnico eh um reprodutor. Um artista eh um inovador/criador.
O que pensam a respeito.
Salientando que muitas pessoas que pensam que estao inventando a roda, o que eh muito comum no mundo critivo. Quem nunca fez algo achando ser um inivador ate um dia descobrir que ja foi feito inumeras vezes por alguem no passado, e que provavelmente vc foi influenciado por alguem que foi influenciado por esse que criou primeiro o que vc pensava ser algo unicamente seu. Mas ai ja eh outronassunto. Mas isso esta sendonditompara dizer que inovadores e criadores sao raros. A maioria de nos somos meros reprodutores, mesmo nao sabendo.
Falando nisso, como eh o nome daquele musico brasileiro, um velho que morreu uns 10 ou 5 anos atras, que era facinado por sons, e fazia musica com todo tipo de som como forma experimentativa. Como comer repolho e ficar oeidando na agua do rio em frente da casa onde morava, para ouvir o som da olha de peido estourando ao sair da agua, e fazendo musica commo peido entao.
O que tambem me lembra aquele velho papo das fotos de Bresson nao serem tecnicamente boas, mas serem artisticamente ou historicamente boas.
O sobre Van Gogh que mal sabia pintar, e hoje eh reconhecido como um dos maiores artistas/pintores.
O que volta aquilo que disse antes. Arte nao eh sobre mostrar habilidade tecnica, mas sim sobre conceito.