Site que une fotógrafos à turistas

Oi, gente. Sou nova aqui. Vim postar um relato que aconteceu comigo.

Eu e mais 2 amigos fizemos uma viagem para as praias de Santa Catarina este ano, mas as fotos que a gente tirou ficaram um lixo, a nossa maior dificuldade foi tirar fotos que nos agradasse, aquelas fotos inesquecíveis que só um fotógrafo experiente consegue captar.

Como eu me aventuro na arte da fotografia e tenho uma mirrorless, óbvio que eu virei a fotógrafa oficial da viagem, mesmo sem manjar muito. Mas e quem tirava foto de mim?

A gente pedia para outras pessoas tirarem fotos nossas mas cortavam o pé, quando não era o pé, era a cabeça, a paisagem quase não saía na foto etc.

Não tinha uma foto que salvasse.

Só que, no último dia, a nossa viagem mudou completamente. Conhecemos um gringo no hostel onde a gente tava hospedado e ele era fotógrafo profissional (!!!).

A gente pagou ele pra nos acompanhar durante duas horas para tirar fotos nossas por 400 reais. Estávamos em 3 então ficou 130 pra cada um.

As fotos ficaram maravilhosas e a gente desejou do fundo do coração de ter conhecido ele antes.

Isso foi no começo do ano. Falamos com vários amigos e a gente descobriu que váaaaarias pessoas voltam de suas viagens insatisfeitos com as suas fotos (mesmo que essas pessoas não entendam nada de fotografia).

Participei então de uma Startup Weekend e eu levei a ideia de uma plataforma que conecta Fotógrafos profissionais a Turistas que desejam ter fotos profissionais em suas viagens. Os fotógrafos teriam um perfil no site, com um portfolio, seu tempo de experiencia e a avaliação dele dentro do site.

Um designer e um desenvolvedor que se juntaram à mim criaram o MVP (Minimo Produto Viavel) dessa plataforma e eu fui atrás dos clientes.

Fizemos uma pesquisa de mercado e descobrimos que tem muita aceitação e muitos pessoas, inclusive, usariam para sua próxima viagem. Com isso, conseguimos naquele dia 260 turistas cadastrados para encontrar fotógrafos no seu destino de viagem. Hoje somam 700 e isso que ainda não temos nem o site rodando. Conseguimos apenas no boca a boca e porque saímos num pequeno jornal da nossa cidade.

Já temos 108 fotógrafos cadastrados, aguardando o lançamento do site.

A minha pergunta é: Vocês usariam essa plataforma para encontrar clientes e como uma fonte de renda?

Vocês se cadastrariam?

Aceito críticas

Eu me cadastraria.

Obrigada, Leandro.

Se quiser fazer parte da nossa lista de espera, é só deixar seu e-mail e celular aqui para ser avisado quando o site for pro ar!

Eu nao me cadastraria porque particularmente nao gosto de posar para fotos nas minhas viagens ou em qualquer outra ocasiao. Se nao fosse por isso eu me cadastraria, e reconheco que a ideia parece ser excelente e que atrairia em principio muita gente (e muitos fotografos tambem).

Espero que o projeto decole, e gostaria de ver os resultados. :ok:

Obrigada pela contribuição!

Mas, e como fotógrafo, você se cadastraria?

Eu também não gosto de posar para fotos. No caso eu me cadastraria para ser o fotógrafo. :smiley:
Achei a ideia bem bacana. Este ano fui para Monte Verde, no lado mineira da serra da Mantiqueira, e vi que haviam agências oferecendo tours pela região com fotógrafo que acompanhava a galera (geralmente era guia e fotógrafo ao mesmo tempo, utilizando super zoom, portanto algo bem simples).

Vou mandar MP.

Parabéns! Eu achei uma excelente ideia. Você achou uma necessidade e está oferecendo um serviço pra atender esta necessidade.

Eu me cadastraria, mas não disponho de tempo livre pra este tipo de serviço.

Pontos de atenção no seu negócio: assim como no Uber, há bons e maus profissionais, há pessoas mal intencionadas (se alguém chama um fotógrafo e rouba a câmera dele, se o fotógrafo acha que turistas são um alvo fácil…). Como cuidar?

O que vai garantir que o fotógrafo não é somente um desocupado que vai ser pago mas não sabe tirar fotos?

Oii, valeu pelo feedback!
Então, sobre o o usuário mal intencionado: assim como o Uber, o cliente final também terá avaliações dentro do site (dadas por fotógrafos que já prestaram o serviço à ele) e ficará a cargo do fotógrafo decidir se ele aceitará a proposta ou não.

Sobre o fotógrafo que não sabe tirar fotos, acredito que o próprio mercado de encarregará de deixá-lo de lado, visto que terão fotógrafos com melhores portfólios. Ou seja, entre um fotógrafo com um belo portfólio e outro com um portfólio bem mais ou menos, o primeiro será contratado e o segundo não.

Li errado, achei que a pergunta era se eu me cadastraria como cliente para usar os servicos :doh:

Eu nao me cadastraria como fotografo porque particularmente nao tenho interesse profissional na fotografia… mas como disse, acho que muita gente se interessaria.

Soh acho que os fotografos precisam ser ser MUITO bem selecionados. Acho que nao vale acreditar na lei do livre mercado, que os fotografos ruins serao auto-eliminados… acho que vale a pena oferecer poucos, porem bons, profissionais que foram pre-selecionados pela equipe que desenvolve o app do que transformar a ideia num vale-tudo onde qualquer um com uma camera chega pra oferecer os servicos. Acho que isso vai alienar os usuarios iniciais que se sentirao frustrados com fotografos ruins e acabarao dando um nome ruim ao negocio para outros clientes em potencial.

O que impede que uma pessoa completamente despreparada e sem experiencia fotografica nao apresente um portofolio de fotografias falsas? No longo prazo ele perde clientes e o esquema nao se sustenta, mas no curto prazo ele faz uns 4 ou 5 trabalhos, coloca o dinheiro no bolso e sai ganhando.

Consigo imaginar ate outros esquemas fraudulentos, tipo cadastrar usuarios falsos (ou amigos e parentes) para deixarem avaliacoes positivas sobre o fotografo.

Enquanto isso os clientes saem perdendo com fotos ruins, e voce (como dona e desenvolvedora da ideia) sai perdendo quando esses clientes fazem avaliacoes negativas do aplicativo e inibem novos usuarios de se cadastrarem.

Não desanime pelo tanto de questões que você vai receber aqui, pois a ideia realmente é muito boa. As respostas que você deu foram as que imaginei também.

Mas pense no seguinte: em caso de roubo, tanto se o fotógrafo mal intencionado armar emboscada pros turistas quanto pro “turista” mal intencionado querendo roubar a câmera do fotógrafo, infelizmente você vai ter responsabilidade sobre o assunto. Estude bastante como mitigar estes riscos. Não é pra desanimar, mas sim pra te fazer pensar em todos os aspectos.

Eu ja pensei nisso algumas vezes, porém faltava um intermediario entre o fotografo e o cliente, espero que realmente de certo esse projeto!
Eu me cadastraria sim! E seriam só fotos espontaneas mesmo.

Realmente é um ponto a se pensar. Principalmente na questão legal da responsabilidade em si.
Mas fazendo uma analogia, hoje eu uso muito o aplicativo Blablacar, onde você pode oferecer e buscar caronas. No início tinha muito medo de assalto, etc, e com certeza que isso pode acontecer (especialmente no início onde poucos tinham avaliação prévia), mas já uso há mais de ano e meio e as experiências sempre positivas.

Mas aí se eles fizerem isso engessa totalmente a operação. Imagina quanto tempo você levaria para expandir um serviço desse pelo mundo todo se tivesse que fazer essa pré-seleção? E mais, imagina o custo de fazer tal pré-seleção?

Na verdade esse risco de contratar um fotógrafo ruim sempre existiu, isso em qualquer ramo da fotografia… portfolio falso também não é novidade, porém antigamente contávamos apenas com o boca a boca para ter uma garantia a mais, hoje em dia com avaliações online, aplicativos voltados para isso, google, facebook, as chances de um mau profissional prosperar reduziu bastante.

Opa, que massa :slight_smile:

Me manda por mensagem o seu e-mail e o seu número de celular para ser avisado quando o site for pro ar.

Muito obrigada pelos feedbacks!!! :smiley:

Realmente, é bastante coisa a se pensar, sim!

Temos que analisar sob todos os aspectos.

Como disse, a princípio o site não faria essa seleção, mas já consideramos em fazer essa pré-seleção de fotógrafos para garantir a qualidade de profissionais do site. É uma carta que ainda está na mesa.

Obrigada mais uma vez pelas sugestões

Putz, o projeto nem saiu do papel e voce ta pensando em expandir pelo mundo? O Uber comecou em 2010 em uma unica cidade, Sao Francisco. Hoje eles tem 1.000 carros naquela cidade, mas eles comecaram com somente 3 veiculos la.

Acho mais jogo comecar pequeno; ofereca o servico somente em uma cidade (tipo Rio de Janeiro, que tem muito turista e provavelmente muito fotografo profissional) e com um grupo pequeno de fotografos. Se no inicio isso nao atender a demanda, nao tem problema. Eh melhor ter 50 clientes satisfeitos do que 100 satisfeitos e 500 insatisfeitos, escrevendo avaliacoes ruins. Com tempo voce vai aparando as pontas, corigindo o que esta errado, expande para outras cidades e passa a incluir mais fotografos para atender a demanda.

No meio tempo a baixa oferta e alta demanda (que possivelmente vira atraves das avaliacoes positivas) ira aumentar o hype do servico. Eu lembro que o Gmail era um servico restrito, voce tinha que receber um convite para entrar. Isso com certeza agucou a curiosidade dos possiveis futuros usuarios. O Facebook tambem comecou de forma seletiva; primeiro somente para alunos universitarios e depois num sistema de convite. Com certeza esse ar de exclusividade ajudou a criar a debandada de pessoas para os site.

Com certeza vai ter trabalho envolvido e dinheiro tambem. Acho que nao da pra assumir que o projeto seja uma maquina magica de dinheiro onde voce contrata um programador para criar o app e deixa ele rodando sozinho com clientes e prestadores de servico se auto-regulando, enquanto que voce nao faz nada, nao tem nenhum funcionario contratado, nao tem escritorio, passa o dia com os pes no ar e soh fica recebendo as comissoes. Pelo menos nao se a pessoa quiser fazer bem feito (na minha visao particular). Googleando “” da pra ver que existem opcoes para se levantar capital inicial.

Realmente, talvez já tenha pensado longe demais… mas acho mais fácil pensar e planejar antes do que remendar mais tarde.

Bom, são colocações interessantes, entendo e faz um certo sentido sim. Talvez no início seria interessante um certo filtro, mas aí também entra a questão da visão e missão da empresa.
Por exemplo: se o objetivo for atuar mais como uma “página amarela”, um catálogo de fotógrafos local que as pessoas podem acessar e fazer uma busca para aquele serviço específico, não vejo necessidade de pré-seleção. Porém, se o objetivo for maior que ser um catálogo de fotógrafos, se o que se o foco é na experiência de ter suas fotos de viagem registradas por um fotógrafo (e talvez quem sabe até agregando mais do que simplesmente as fotos), de tornar a viagem inesquecível, etc., aí faz todo o sentido ser mais rígido na seleção.

Vou deixar um breve relato que talvez responda até melhor a sua pergunta por interesse das pessoas…

Eu nunca tive muito contato com fotografia, talvez por falta de cultura na família ou total desconhecimento, mas o fato é que eu nunca tinha pensado o que é necessário para se ter aquelas fotos com um “tchã” a mais. Em 2012 fiz minha primeira viagem internacional para os EUA e apesar do conteúdo das fotos falarem mais alto do que a qualidade delas, eu começava a não ficar satisfeito, pois não conseguia transmitir tudo aquilo que tinha visto na viagem. Em 2013 fui para a Riviera Maia e, novamente, me sentia frustrado por tirar fotos tão sem graça diante daqueles cenários maravilhosos. Foi quando, num dos últimos dias da viagem, fui abordado por uma fotógrafa instalada no hall do hotel, que nos mostrou na tela de um “MacBook” seu portfólio: aquilo brilhou meus olhos! Eu não tinha dinheiro para as fotos. Na realidade ela enfatizou não cobrar pelo ensaio, mas sim pelas fotos ou pacote de fotos que gostássemos após ele feito, tamanha a confiança de que gostaríamos do seu trabalho. E de fato, eu sabia que se fizesse o ensaio (na época com minha ex-namorada) iria querer as fotos, então acabamos não fazendo por falta de verba. Foi aí que voltei para o Brasil e decidi fazer meu cadastro aqui no Mundo Fotográfico. Comprei minha primeira câmera, virei rato de galerias e até moderador! Ou seja, o desejo por fotos bonitas em viagens foi o principal gatilho para entrar nesse hobby.

Então sim, certamente devem existir várias outras pessoas com o mesmo sentimento que o meu, e que certamente gostariam desse serviço de fotos em viagem.

Neste mesmo raciocínio, algumas coisas jogam contra: 1) Pessoas que, assim como eu, sentiram tanto a falta de um serviço assim que acabaram aprendendo por conta; 2) Corroboram para isso o enorme salto na qualidade de câmeras compactas (incluindo mirroless etc) e a infinidade de acessórios que facilitam a vida do viajante (paus de selfiel, gorillapods, etc); 3) Pessoas assustadas com aqueles fotógrafos de atrações fixas que cobram um horror por uma foto “meia-boca”, só porque detém a exclusividade no local.

No meu caso, mesmo tendo a meu favor os itens 1 e 2 citados aqui, tenho total convicção de que um fotógrafo dedicado faria fotos muito melhores do que as que consigo de mim mesmo numa viagem, até porque, mesmo sendo apenas um hobbysta, vejo que as que EU tiro da minha namorada (acabamo de voltar de uma viagem por Aruba e Bogotá) são bem melhores do que as montadas num tripé! haha! O que confirma novamente meu interesse em ter esse serviço numa eventual viagem.

Por fim, não sei se foi citado aqui, mas essa modalidade de um fotógrafo meio que acompanhando a viagem (ainda que por apenas algumas horas) me parece mais comum na Europa, já ouvi alguns relatos de amigos ou conhecidos que o fizeram (na Espanha especialmente).

Eu achei a ideia maravilhosa, e não vejo problema algum em já pensar na futura expansão pelo mundo (rs), acho que tecnicamente isso se chama ‘ter escalabilidade’, ou seja, se algo tem as qualidades para ser expandido ou não.

Bem, eu me cadastraria como fotógrafo, com certeza. Considero que as preocupações com segurança relatadas em comentários anteriores, se bem que pertinentes, um pouco exageradas. Não me parece muito crível que alguém vá se cadastrar num site, onde vai expor rosto, contatos etc., com o intuito de emboscar turistas. Um criminoso de fato não precisaria ter esse trabalho, poderia já emboscar diretamente as pessoas, penso eu. Enfim…

A ideia da gdcastel me lembrou dois tipos de site que já existem:

• um deles é o Local Friend, onde pessoas se cadastram para serem guias turísticos em suas cidades, oferecendo a quem os contrata roteiros que fujam do padrão das agências de turismo (https://www.rentalocalfriend.com/pt/be-a-local-friend). Vc se cadastra e paga uma taxa anual (cem dólares) para ser um Amigo Local, então há uma seleção a começar por aí. Também podem se cadastrar no site usários, ou seja, pessoas que querem contratar os Amigos Locais. Não é, portanto, uma Páginas Amarelas, só um cliente cadastrado pode contratar um Amigo cadastrado, que tem o direito de aceitar ou não o chamado.

• o outro é o de sites que conectam modelos a fotógrafos - vou citar os dois que mais acesso, o www.modelmayhem.com e o https://purpleport.com . Aqui o que acho que mais tem a ver com a proposta da gdcastel é a possibilidade de os fotógrafos anunciarem suas viagens. Exemplo pessoal: estou em Belém até final do mês, depois vou ficar 3 meses em Maceió e de lá sigo pra Macapá. Então eu (e qualquer fotógrafo cadastrado, naturalmente) poderia ir atualizando o cadastro no site, para ficar localizável por quem estiver na mesma cidade no mesmo período. Desse modo, eu poderia atender em julho, pessoas de Goiânia (por exemplo) que estivessem passando suas férias em Maceió. Eu já tento fazer isso hoje através do meu blog (rs), mas com um site como o proposto facilitaria muito!

Como eu posso ser incluído na lista de espera?

Ótima ideia! Eu me cadastraria sim!!!

Acho que este tipo de serviço é muito interessante, pois do mesmo modo que quando as pessoas fazem viagem alugam carros, bugs e equipamentos em geral, este tipo de serviço seria bom, pois assim como você sentiu esta necessidade, uma infinidade de outras pessoas também a tem.

Coloca no ar e acho que pode ser um start up de muito sucesso!!!