Oi pessoal, defini a área que realmente me identifico (além de outras como retrato e produtos), fiz alguns trabalhos, e claro, o próximo será sempre melhor.
Essa vertente da fotografia é realmente desafiadora, e no aprendizado de tentativa e erro percebi que deveria cobrar de modo diferente por que o tempo para este tipo de produto é crucial.
Resolvi dividir todas as habilidades e deixar que o cliente escolha o que precisa, ficou assim:
Plano 1
O cliente faz o empratamento, a composição, me fornece um menu com o tempo e preparo dos pratos (para que eu possa calcular o tempo entre os pratos e o preparo deles para a foto).
Habilidades contratadas:Fotografia e edição básica (correção de cores e pequenos ajustes).
Plano 2
Composição(fundo e props, cobrado por cena), empratamento do local, o cliente me fornece um briefing onde os pratos tem todos ingredientes descritos e o tempo de preparo.
Habilidades contratadas: composição, fotografia e pós (edição e tratamento superior).
Plano 3
Empratamento (cobrado por prato e feito estudo sobre a harmonia estética dos ingredientes que irão compor o prato), composição, o cliente me fornece um briefing onde os pratos tem todos ingredientes descritos e o tempo de preparo.
Habilidades contratadas: empratamento, composição, fotografia, pós e diagramação (opcional).
Depois de conversar sobre os planos, mostro ao cliente em um tablet ou portifólio físico o mesmo produto em planos 1,2 e 3, assim, ele decide o que quer e quanto cabe no orçamento dele.
Optei por fazer assim, pois desta forma o cliente consegue observar o que quer e o também o que necessita para valorizar seu produto, ressalto que o meu diferencial é saber cozinhar (profissional da confeitaria clássica) e que isso faz toda diferença, também comento que os outros serviços demandam tempo e habilidades, e por isso a razão dos valores diferenciados.
Que acham? Estou cobrando por hora, pois por imagem não funcionou, já que este estilo de fotografia demanda muito tempo de espera, limpeza, ajustes, pós, alguém aí tem experiencia nessa área?