Qual a diferença entre uma foto sobrexposta e uma foto estourada?
Deixo no entanto esta nota só para esclarecer a minha dúvida. Visualmente, eu sei qual a diferença entre as duas. A minha dúvida é por que motivo podemos tirar duas fotos de seguida, nas mesmas condições de regulação de máquina, e uma delas estar sobrexposta (mas recuperável) e a a outra estar completamente estourada (irrecuperável). Aparentemente não houve grandes alterações na luminosidade (estou a falar de duas fotos com possivelmente 2’ entre as duas).
Condições: lente 50mm, abertura max f/2, exterior, dia com bastante luminosidade. Na 1ª foto a máquina compensou com elevado shutter speed, no entanto na 2ª não conseguiu evitar o estouro.
Você respondeu sua própria pergunta, a velocidade compensou. É a “interpretação” da câmera, leia sobre luz refletida, que é como o fotometro funciona.
Uma foto estourada passou o DR que a câmera consegue capturar, procure também sobre histograma que irá entender melhor sobre o assunto.
Se entendi você estava com a câmera configurada em AV, ou prioridade de abertura… Isso não quer dizer que duas fotos tem que sair iguais, justamente porque leituras diferentes do fotômetro farão a velocidade variar entre cada foto… Em modo manual isso não aconteceria se não houvesse diferença de iluminação entre as duas fotos.
Ok, obrigado. Por norma fotografo em prioridade abertura. Já percebi que o fotómetro da máquina pode ser enganado por diversos motivos, dando medições diferentes em situações aparentemente similares.