Tenho uma Nikon D3100. Estou me preparando para fazer fotos em macro.
Comprei um tubo de extensão original da Nikon.
na minha santa ignorancia, achei que colocaria e faria fotos. Que nada…
A tela da camera da uma mensagem: Objetiva não fixada!
Fiz de tudo, achei que tinha ate colocado do lado errado, mas nada. Troquei de lentes sobre o tubo extensor e nada, sempre a mesma mensagem: objetiva não fixada.
acho que esta normal. Tubo de extensao é pouco usado porque se perde todo o sistema automatico da camera
Vai ter que fazer tudo no 100% manual como era na época destes tubos.
É por isso que se usa tanto lentes macro ao inves de tubos de extensão. Nem sei quanto anos ja faz que a Nikon nao fabrica estes tubos, deve ser uns 20-30 hein ?
Ola. Boa noite.
Então…esqueci de escrever que o tubo de extensão que comprei é sem contato ( e eu nem sabia disso). Agora monto e a camera traz escrito: objetiva nao fixada e não tira foto nem por decreto…que faço??
Você terá que colocar a sua câmera no modo manual. Contudo, caso a sua objetiva não tenha anel de diafragma no corpo, a abertura da lente ficará na menor possível.
Para colocar no manual, basta girar o anel na parte superior da sua câmera. Se você não souber fazer isso, é porque você precisa ler o manual de instruçõesdela.
Irá descobrir muita coisa que você precisará saber no futuro .
Nao sei se a D3100 va se comportar como a D5100 , mas acredito que sim .
A D5100 obriga a no mínimo ter o contato para obter a fotometria , se não ela não funciona . Veja os tipos de lente aceita pela sua camera , ela dará dicas do mínimo aceito pela d3100 .
A D5100 não aceita as lentes 100 % manuais .
Alias , no manual também tem qual acessórios a câmara aceita
Tubos extensores sem contatos: Apenas no modo manual, isso em qualquer câmera!!
Algumas lentes são incompatíveis com os tubos extensores. É interessante verificar nas especificações da lente. No próprio site do fabricantes gerlamente é citada a compatibilidade com os tubos extensores.
Tubo extensor sem contato não permite o controle da abertura pela câmera.
O que vc pode fazer é usar uma lente D ou AF que tenha o controle de abertura na lente.
Se tiver usando uma lente AF-S pode esquecer, ela vai fechar no f/stop máximo.
Sempre usei esses tubos genéricos na minha D3100, mas com lente D, no modo AF manual, sem fotometria nenhuma e controlando a abertura no anel da lente.
eu também comprei um tubo generico,sem contato pra minha nikon d5100,mas como não tenho lente D,só AF-S sem chance de fazer fotos,a abertura fica no minimo e outra o foco tbm vai ser no manual,até tentei usa bastante luz mas não consegui nada.
experimente utilizar um pedaço do cano do cotonete (Aquele azul). Corte um pedaço pequeno que nao fique travado la dentro, que consiga ser removido e que encaixe no tubo extensor.
Coloque ele no pino que faz o controle de abertura da sua lente. Fazendo isso, vc consegue deixar a abertura numa posiçao boa para fazer o macro.