Socorro! Eu não sei fotografar P.B em RAW

Galera,

desculpe a ignorância … mas eu estou confuso para fotografar em Preto e Branco usando um Filtro colorido (no caso Laranja) e mantando e configuração RAW.

A foto sai toda laranja!!! Queria entender esse processo. Minha pergunta é …

Para fotografar em PB usando um filtro de cor só dá para fazer em JPGE , pois o processamento já será em PB???

Alguém aí pode me dar uma luz ???

RAW não faz PB, só o JPEG porque a camera faz um “pós” na foto, o RAW é como se fosse um Negativo digital, aí na revelação através de algum programa como o Light Room por exemplo é que tu irá fazer a revelação, seja colorida ou preto e branco.

RAW preto e branco só na Leica M Monochrome - e dizem que é um espetáculo!
O que você pode fazer é trabalhar com os canais de cores independente no LR e tirar a onda de cor que você quer!

Nesse caso, para que as pessoas ainda continuam a usar os filtros coloridos ???

O que está me dizendo é que não dá para fotografar RAW em PB usando filtro coloridos ???

Você vai fotografar RAW normal, pode usar filtro sim, porque o filtro ele bloqueia a luz da cor que deseja, aí é só fazer o tratamento em PB no LR, se simplesmente mexer nos canais como se estivesse simulando um filtro, podes gerar ruídos na foto, o filtro é uma peça optica, o efeito no LR é digital e não irá dar o mesmo desempenho que o filtro.
Tem um tópico onde explica tudo isso aqui…

Para bloquear freqüencias de cores em P&B não - isso você faz na pós produção.

Excluindo filtro polarizador ou ND/ND graduado não existe nenhuma vantagem para fotografia digital P&B, na
realidade é justamente o oposto…

Não use filtro, fotografe em RAW e use o conversor para fazer o P&B http://vimeo.com/17122277
Tem bastante informação em http://www.clicio.com.br/blog/

Eu tento me convencer todo dia disso e não consigo. Sempre fica uma dúvidazinha chata, que diz: o Lightroom pode alterar o eixo da cor, desviando o eixo pra cá e pra lá, mas como ele pode deixar passar mais fotons de um pedaço do espectro de cor bloqueando outros?
Se o lightroom pode mover o eixo de passagem de luz de uma determinada frequencia, como ele não pode criar pra gente uma foto com infravermelho então? Ainda estou achando que o Lightroom faz uma simulação excelente de efeito de um filtro P&B e não o trabalho de um filtro. Outra coisa: onde posso setar um Wratten 81C no Lightroom, ou um Kodak nº 15? Onde estão os dados de configuração de filtros pra gente usar?

Perguntas, perguntas e mais perguntas :smiley:

s,

RSalles

Compreenda como funciona um sensor digital Sensores em Câmeras Digitais
usando um filtro colorido vai desbalancear o sensor e gerar uma imagem de pior qualidade, também existe a situação
oposta Using Magenta Filter for Shooting With a dSLR Camera Under the Daylight | LibRaw mas isto só vai confundi-lo ainda mais…

No RAW a informação está toda ali e o LR faz como um equalizador de som.

Infravermelho é outra questão Fórum Fotografia

Wratten 81C é questão de balanço de branco
http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/color-black-white.htm

Você ajusta no conversor http://www.youtube.com/watch?v=TTPtAZvqSmU&feature=related


Você está precisando do
404 página não encontrada - PhotoPro Cursos Online
ou http://lojaphotos.com.br/produto/3970137/Ampliada3970137

Parabéns Pictus… sempre matando a cobra e mostrando o pau…

Muito legal, vivendo e aprendendo, e errando muito, e aprendendo, e as vezes acertando… kkkkk!!! Mais uma para minha caxola.!!!

Bom, pra não passar pelo forum tendo colocado uma dúvida e tendo que passar por semi-alfabetizado em tecnologia digital pra fotografia, minha lista de recomendação pra material sobre o tema é esta (à qual eu obviamente lí, então posso recomendar):

Sobre tecnologia:

Digital Photography Bible, Desktop Edition
Published by
Wiley Publishing, Inc.
10475 Crosspoint Boulevard
Indianapolis, IN 46256
www.wiley.com
Copyright C 2004 by Wiley Publishing, Inc., Indianapolis, Indiana

Digital Photography
P O C K E T G U I D E
Derrick Story

Digital Photography: The Missing Manual
By Barbara Brundage, Chris Grover

Publisher: O’Reilly
Pub Date: June 2006
Print ISBN-10: 0-596-00841-4
Print ISBN-13: 978-0-59-600841-3

Mastering
Digital SLR
Photography
David D. Busch

Scott Kelby
The Digital Photographie Book
2º Edition

Sobre Adobe Lightroom:

The Adobe® Lightroom™ eBook for Digital Photographers
By Scott Kelby

Publisher: New Riders
Pub Date: March 21, 2006
Print ISBN-10: 0-321-43736-5
Print ISBN-13: 978-0-321-43736-5
Pages: 177

Adobe® Photoshop®
LIGHTROOM® 3
Streamlining Your Digital Photography Process
Nat C oalson

Real World Camera Raw
with Adobe Photoshop CS
Industrial-Strength Production Techniques
Bruce Fraser

The Adobe® Lightroom™ eBook for Digital Photographers
By Scott Kelby

Publisher: New Riders
Pub Date: March 21, 2006
Print ISBN-10: 0-321-43736-5
Print ISBN-13: 978-0-321-43736-5
Pages: 177

The Adobe® Photoshop®
Lightroom® 2 Book
The Complete Guide for Photographers
Martin Evening
Adobe Press

Working with
DxO Optics Pro 6
And
Adobe Lightroom
Integrating DxO Optics Pro 6 and Adobe Photoshop Lightroom – rev3

Sobre o uso do Lightroom pra processamento em P&B:

Advanced Digital Black & White Photography
John Beardswordth

CREATIVE
BLACK-AND-WHITE
PHOTOGRAPHY
Advanced Camera and Darkroom Techniques
REVISED EDITION
Bernhard J Suess

Street Photography – For the Purist words & photos by Chris Weeks

E este que é um ótimo livro e recomendo especialmente:

Understanding Exposure_
Revised_Edition - Bryan Peterson

s,

RSalles

O raciocínio é até bem simples, no fundo…

O RAW não é um arquivo de imagem. É uma arquivo de dados. As cores são instruções que podem ser modificadas livremente no momento da conversão para um arquivo de imagem (por isso mesmo a facilidade de corrigir o WB).
Assim sendo, exceto os filtros que modificam a luz (polarizador) ou bloqueiam (UV, IR, ND), dá pra simular qualquer modificação de cor via RAW no digital.

Tem um livro que estou lendo que estou gostando: http://www.lojaphotos.com.br/produto/3784691/CRIATIVIDADE-EM-PRETO-E-BRANCO
ACHO (ainda não terminei) que vale a leitura.


Não entendi direito se vc relacionaou diretamente o cor do filtro com o bloqueio da cor… Então vai o tópico para estudo de todos os interessados: [TUTORIAL] Fotografia P&B com filtro colorido
Abç,

Hyde,

A rigor, nenhum arquivo de imagem tem imagem alguma nele: todos tem um cabeçalho, depois disso um “mapa” de pixels ou vetor, e um EOF (end of file) definindo de que tipo de arquivo se trata. É interessante conhecer a estrutura de um arquivo RAW, mas cada marca modifica o seu “tipo” pra passar informações mais exatas do seu tipo de arquitetura e sensor, matriz de bayer, etc.

A Adobe andou tentando universalizar sem sucesso o formato com seu DNG, mas, como a Adobe é uma empresa da Microsoft, ninguém poderia aderir a uma plataforma fechada que ninguém sabe o que pode acontecer com ela no dia de amanhã - apesar da Adobe “jurar” que a plataforma continuará sendo aberta, etc.

Como eu trabalhei a vida toda com foto P&B - tanto na rua, como no estúdio, e dentro do lab, e tendo aderido há uns dez anos ao processamento digital, nunca conseguí transpor minha experiência em P&B com sucesso da aplicação de filtros de cor pra correção ou pra efeitos gráficos com uma margem de sucesso tão boa quanto no filme. Eu tenho na mente com uma certeza bastante razoável exatamente qual será o resultado do uso de um filtro por exemplo, amarelo K2 numa imagem com filme, mas transpor essa “configuração” pros controles deslizantes do processamento de B&W do Lightroom é uma arte negra que eu ainda não domino e nem conheço ninguém no mundo que o faça - o mais das vezes é por tentativa e erro e observação do resultado e isso pra mim é extremamente “time consumming” comparado ao processo que eu já domino.

Vou dar um exemplo concreto. Eu adoro fotografia de paisagem. Quando eu planto meu tripé diante de uma, geralmente no começo ou no fim do dia, já sei por experiência própria que eu vou ter de cara dois problemas: o escesso de luz na porção UV do espectro e a sesibilidade muito maior do sensor das digitais pra luz de cor verde. Isso depende claro da hora do dia, da estação do ano e da altitude. Se for uma daquelas cenas que já nasceram P&B, fica fácil definir o que eu posso usar como filtro pra corrigir isso, Outro set diferente é requerido por uma cena em cor. E por aí vai. Mas é um assunto até polêmico e que rende conversa. É sempre melhor deixar a pseudo ciência de lado e se manter aberto pra resultados e comparações em campo. Meu terreno de análise aqui é o momento ANTES do fóton bater no sensor. É dessa análise e desse conhecimentop que nascem as melhores ferramentas pra fotografia na fase de pós-processamento, ou DEPOIS.

s,

RSalles

A Adobe não pertence a Microsoft.

Filme e digital tem respostas diferentes, principalmente nas altas luzes, pior se for
uma digicam com pode tentar contornar fazendo um HDR natural
ou melhor via

Para quem quer tirar o máximo de proveito do sensor com uma só exposição, veja

O é tido como o melhor emulador de filme P&B, veja os

Há uns anos atrás a MS adquiriu um lote grande de ações da Adobe, e deu início a rumores de que a aquisição podia se concretizar. Foi na mesma época em que a Oracle comprou o Java da Sun Microsystems. Se o negócio não foi pra frente, é uma pena. As duas companhias tem um perfil que se adequa perfeitamente uma à outra:

http://info.abril.com.br/noticias/mercado/microsoft-compra-adobe-rumor-agita-mercado-07102010-53.shl

http://bits.blogs.nytimes.com/2010/10/07/microsoft-and-adobe-chiefs-meet-to-discuss-partnerships/

http://www.internetnews.com/bus-news/article.php/3907401/Will+Microsoft+Really+Buy+Adobe.htm

http://forums.adobe.com/thread/735635

s,

RSalles

Rumor e realidade são duas coisas bem diferentes…

A Leica faz raw em DNG.
Existe tambem um rumor que a ISO vai fazer um padrao baseado no DNG, assim como a ADOBE quer. Se isso acontecer ela vai ter tido um tremendo sucesso.

Eu uso DNG e gosto bastante.

A Leica foi a primeira a aderir. Engraçado que as Panasonic não. Quem dá as cartas nesse front são a Canon e a Nikon. Se elas não aderem, o formato continua sendo de nicho. Eu ainda não tenho aquela coragem de deletar os raw Canon e Nkon originais e guardar uma cópia em DNG, mas isso pode ser que mude no futuro, quem sabe.

s,

RSalles

Pictus, muito interessante os links ! especialmente esse link sobre sensor digital . Eu sou fissurado pelo foveon , e naõ vejo a hora de pegar uma Sigma SD9 ,se um dia conseguir uma SD10 ,pra brincar ! acho q é a única digital q se aproxima da qualidade da Nikon F4 em nitidez e fidelidade de cores , isso sem manipulação !!! Confere ou falei besteira?