Putz… Achei muito bacana é interessante.
Muito bom! Eu tava justamente querendo inventar um desses, bom ter a receita pronta. Dá pra fazer também com caixas de pizza, que já vêm com papel laminado colado por dentro.
Sim… tem várias e várias possibilidades… Caixa de pizza, fica proximo do octa… Eu peguei uma caixa de sapato e fiz uma espécie de cruz, deu um efeito nos olhos muito legal …
A ideia é bacana, mas eu paguei tão baratinho nos meus com rosca comum e tamanho 50c70cm, acho que uns R$40,00 no eBay. Como tenho clientes que visitam meu estúdio uma coisa dessas caseira pode influenciar negativamente na aparência. Acho interessante para quem realmente não tem recurso algum.
Se ficar bem feito, nem sei se o cliente repararia. Por via das dúvidas, vou fazer o meu em chapa de zinco, que herdei do antigo dono da minha casa. O chato do eBay é ficar esperando e ainda ter o imposto cobrado (justa ou injustamente). Mas se fosse em qualquer loja do ML, tendo a concordar com vc. E com o aumento do dólar, esses 40 reais viraram uns 60? :eek:
Posta o link do ebay.
Nenhum foi taxado, tenho acho que uns 6.
É só procurar por Softbox E27 que é o padrão de rosca. um exemplo de R$99,45 2 peças, menos de R$50,00 cada: http://www.ebay.com/itm/2-PCS-50-x-70cm-Photo-Video-Studio-Light-Lamp-Bulb-Tube-Softbox-Soft-box-E27-CFL-/271183587690?pt=LH_DefaultDomain_15&hash=item3f23cd296a
Excelente dica! Vou colocar em prática quando tiver um tempo.
Minha preocupação é com incêndio, se esse papelão esquentar;
Acho que só com lâmpada fluorescente… :ponder:
Fiz uma primeira tentativa que ficou direitinha, usei uma lâmpada led integral de 12W. Não ficou tosco porque a lâmpada já veio com um spot que serviu pra prender o papelão. O problema é que ficou meio fraca. Agora vou tentar de novo, mas agora só com materiais que já tenho em casa e lâmpada fluorescente de 50W. Quando ficar pronto, posto aqui.
Depois de alguns dias, finalmente tenho resultados. Fiz dois SB: um conforme o vídeo e um com um spot de led comum. O do vídeo todo mundo já entendeu. Mas o de led me pareceu bem interessante porque achei que ficou bem mais firme.
Comprei um spot desses aqui:
by , on Flickr
12 watts (meio fraco), mas tem uma moldura de alumínio e uma estrutura que me ajudaram bastante. Desmontei a moldura com uma chave phillips comum, tirei o vidro e coloquei quatro trapézios de papelão. Ainda nem coloquei o papel laminado por cima, mas vamos ver o resultado mais à frente.
Na parte de trás, fiz um L de alumínio pra prender em uma estante de bateria. Observação: foto abaixo iluminada pelo outro softbox.
by , on Flickr
Finalmente, resultado do uso dos dois:
by , on Flickr
Não reparem no fundo, pois fiz todo o experimento no chão da sala, com brinquedos dos meus filhos que estavam à mão. Achei o resultado satisfatório. Dei um tapinha na cor, mas não corrigi quaisquer sombras. Observem que a batedeira fez sombra atrás do copo, e que aquela região ficou iluminada só por um softbox.
Rapaiz, a foto ficou boa. Mas eu ja fiz umas experiências com equipamento caseiro. Não que não tenha ficado ruim. Ficou bom, mas acho que o custo benefício não vale muito a pena.
Sai muito caro para o trabalho que dá depois. Eu comprei do elofote na época com duas lampadas florescentes de 60w. Gastei R$ 120 reais. As lampadas tinha que ficar muito perto das pessoas e tinha que usar uma ISO muito alta.
Sem contar que eu não arrumei jeito para fixar as lampadas. Alguém tinha que segurar. O preço que saíria para um par de tripés apropriados não compensava.
Talvez você queira só brincar, não quer nada profissional por isso não queira gastar muito, mas a melhor coisa é comprar o equipamento apropriado. Melhor do que fazer essas engenhocas eu fiz um financiamento e comprei um kit básico que deixa as fotos muito melhores e não dá tanto trabalho para montar.
Realmente observei isto. Cada coisinha pra ficar melhor torna o projeto um pouco mais caro, e o equipamento original é relativamente barato. Minha grande vantagem é que, como toco bateria, peguei alguns estandes de prato pra suportar os softboxes. Aliás, estande de prato é uma das gambiarras que vale a pena. Como são bem reforçados, aguentam o peso até da câmera, se necessário, em posições que um tripé comum não consegue. O preço de um estande é de cerca de 230 reais (um barato que quebra um galhão): Tripe Horizontal
Sobre o softbox, testei um pouco no fim de semana, e pra mim já resolveu o problema:
Ultimamente, ter que esperar 3-5 meses pra entregar compras de fora do Brasil tem sido fator de desistência.
Aquelas fotos daquela menininha foram que vc fez com o seu soft?
Se sim ficaram muito bonitas!!
Na época eu ja tinha gasto 120 reais com as luzes. Mas ainda eu achava que para ficar bom mesmo precisava de mais duas. Daí seriam +120 reais. Os tripés que fui ver na serralheria os caras me cobrariam uns 200 reais por cada um. O total saíria uns R$ 500,00 ou mais. E ainda vai saber se ia dar certo aquele meu projeto. Sem contar que seria dificil ficar carregando eles por ai.
Aí o meu kit de flash eu comprei aqui mesmo no Brasil. Paguei R$ 890 pelo Mercado Livre. Fácil para transportar e tudo mais…
Sim, minha filha mais nova, Lara, de 3 anos!
Usei somente um softbox de led 12 watts (a caixa não especifica, mas diz que é alto CRI) a cerca de 70 cm do rosto dela. Não lembro a velocidade e ISO (não consigo olhar o EXIF daqui do trabalho), mas deve ter sido rápido pra não ter borrado.
Parabens pelas fotos. Muito bonitas mesmo!
Mas então mas as vezes se for fotografar uma pessoa desconhecida ou então mais de uma pessoa, pode ser que já não dê muito certo.
É uma pena que eu tirei do meu servidor as fotos que usei com as lampadas. Depois eu vou postar para te mostrar algumas. Não ficaram tão boas quantos as suas mas seria legal para te mostrar. De quantos Watts é as lampadas que você comprou?
Acho que não daria certo pra várias pessoas, e talvez nem pra uma pessoa de corpo inteiro, pois realmente não ficou muito forte nem muito grande; mas esse não era meu objetivo de qualquer maneira. Eu queria só fotos de rosto. Na foto da minha filha, usei só uma lâmpada LED de 12 watts. BTW, as fotos foram tiradas em f/1.4, 1/160 e ISO 800. Longe do ideal.
Fiz 2 softboxes, o outro usa uma fluorescente de 32W e míseros 80% de CRI.
Se eu fosse fazer outro, seria só com as lâmpadas de LED. Dá pra empilhar vários e fazer uma caixa comprida pra iluminar corpo inteiro mas, como vc salientou, vale a pena comprar o material de verdade.
Puxa! Eu usei duas de 60w e ficou escuro ainda…hehehe
Apesar de saber que não vai dar em resultado barato, estou pensando agora em usar múltiplos spots de led pra fazer um painel grande e modular. Usaria abas de papelão com velcro, que também seriam modulares: desenhos das quinas e desenhos retos. No exemplo abaixo (fiz em CG), o painel da esquerda usaria 8 desenhos de quina e 4 retos. O da direita, 8 desenhos de quina.
by , on Flickr
Teria que criar estruturas capazes de montar cada uma das configurações, mas acho que essa parte seria fácil. Obviamente teria que ter diferentes tamanhos de tecido pra colocar na frente, mas este material é bem barato.