Essa semana, um celebrante de casamentos aqui da cidade postou uma foto no Instagram.
Acontece que tinha um octabox de pelo menos 95cm ali em cima da noiva, no altar/cerimonial.
Mais ou menos assim:
Vão desculpando o desenho, mas sou péssimo nisso, kkkkkk
Sei que nós, fotógrafos, buscamos sempre o melhor, para deixar nossas fotos mais bonitas.
Mas euzinho aqui, acho um excesso, um exagero.
Não sei quem é o fotógrafo, se é amigo ou concorrente, rsrsrs.
Não quero malhar o sujeito, nem criticar ninguém, mas sei lá. O casal paga tanto na decoração, gasta uma baba na cerimônia, pra ficar um TRIOPO gigante no meio da cerimônia.
Acho que tinha outras formas de iluminar, de conseguir sua foto. O softbox estava MUITO perto. Coisa de um metro e meio, dois, e olhe lá. Gigante na cabeça dos noivos. Fora que aparece no segundo fotógrafo, no video…
Eu uso softbox às vezes, no ensaio entre cerimônia e recepção, ou nas protocolares, no espaço apropriado para fotos. Acho válido nessas situações. Mas no meio da cerimônia, protagonizando assim, não é muito minha cara não, rsrs.
Eu acho meio sem noção… minha opinião, claro. Eu trabalho com casamentos há muitos anos, desde a época das tochas.
Acho que chama muita atenção. Aqui na minha cidade estão impedindo até de subir no altar, quem dirá usar um mega softbox lá em cima.
Eu até utilizo, mas nos ensaios após a cerimônia. Dentro da Igreja eu acho muito complicado usar. A luz vai ficar boa? Demais, mas será que vale a atenção que chamará?
Cada um tem uma opinião, com certeza o fotógrafo tinha algo em mente com isso. O que seria? Não sei, mas creio que pela repercussão não acontecerá novamente.
Também não usaria, prefiro mais discrição, sem falar que geralmente fotografo em locais com pouco espaço e muita gente, já tive que salvar um led (que estava num tripé) do pessoal do video que no tumulto alguém esbarrou e quase foi no chão.
Joselito do ano kkkkk
OBS: Mike me desculpe estou rindo duplamente… uma pelo troféu Joselito do fotógrafo citado; outro pelo seu desenho mega ilustrator Tabajara :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Vocês compartilham da mesma opinião que eu, então.
Achei muito espalhafatoso aquilo, Jesus amado, kkkkkkk
Quando eu fotografo sem assistente, coloco os tripezões, um de cada lado da igreja, bem na beiradinha, e já acho escandaloso, imagina isso aí.
Dia desses vi uns reels do Robison Kunz, ele dizendo que usa led, rapais, um painelzão de led, enorme de grande também, porém mais longe, um de cada lado.
Ainda assim, eu achei esquisito aquele farolzão de frente na cara do povo. Sei lá.
Rapais, você zoa, mas é porque não compreende minha arte. Estou à frente do meu tempo. Quando eu morrer, isso aí vai valer dezenas de milhares de reais. :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Quando tenho que colocar tripé com flash ou led sempre coloco o mais escondido/discreto possível.
Tem uma igreja aqui que possui umas colunas bem largas e fica perfeito atrás.
Se tu for do RS, acho que ja fui em casamento que tu fotografou
Ja vi duas vezes pelo menos essa de esconder atrás de colunas(varias igrejas antigas tem colunas próximas do altar.
Nessa foto a igreja de Mostardas(existe desde 1773), da pra ver a direita que tem um recuo a direita perto do alta que da pra posicionar luz atrás, relativamente próximo.
Pra mim é completamente sem noção, falta de profissionalismo até mesmo.
E me coloco muito mais como casal ali, com esse softbox aparecendo em varias outras fotos e na filmagem, sem falar na quebra do ritual/cerimonial, da imagem, pelo elemento externo ao momento.
Realmente é difícil achar um equilíbrio entre portabilidade e maciez de luz. Se usa um modificador muito pequeno (ou sem), fica aquele flash estourado no primeiro plano, se coloca um grande atrapalha a composição e o pessoal do filme.
Apesar que na real eu tenho percebido que o esquema da luz é usar uma que dê só um “bafinho” e que esteja de acordo com a temperatura da luz principal. Essa é a famosa luz de preenchimento.
Um modificador eu tenho visto que parece ser interessante é esse aqui:
É tipo um strip light pra speedlite. Acho que dá pra deixar com um assistente de luz que fique volante pra fazer, ou mesmo deixar em um tripé não tão “na cara do gol”.
Eu faço pouco em igreja, mas sempre uso a luz do local ou no máximo um flash em cima da câmera.
Geralmente a luz quem tem colocado é o pessoal do vídeo, acabo usando tbm.
Fica parecendo o tipo de profissional que só pensa na qualidade do seu trabalho e danem-se os outros, to nem ai se vai atrapalhar o vídeo ou meu segundo fotógrafo, quero minhas fotos lindas.
Eu usaria apenas em fotos protocolares, não num lugar de visualização coletivo como um altar.
Se eu fosse o noivo tbm não gostaria daquele troço me distraíndo.
Já fiz casamento que os cinegrafistas levaram dois softbox , acho que era com lâmpada fluorescente, um de cada lado dos noivos.
Estava um pouco longe, para mim não atrapalhou nas fotos mas a estética no geral não ficou muito legal para os convidados.
Outra coisa sobre os cinegrafistas.
Me dou bem e tals, acabo que muitas vezes nem falando para o bom andamento do evento.
Porém, eles estão muito abusados ultimamente. Ficam em ciiimaaaa dos noivos/debutante/outros.
Eles vão com o gimbal e não querem nem saber se tem fotógrafo/convidado ou seja o que for para ver.
Tem uns que usam uma 50 na crop mas que na verdade tinham que estar com uma 200mm :hysterical:
Querem acompanhar entrada/saída e as fotos que se ferrem. É sério isso, infelizmente.
É o certo, interferir o mínimo possível.
Aparecer o tripé, é feinho, mas dá pra entender ainda né, rs.
Felipe, nas fotos protocolares, ou no ensaio do casal, aí eu uso sem dó, rsrs.
Essa forma que você imaginou um colega fazia aqui. Sò que usava um soft de 20x30cm, resolvia nada, se o auxiliar ficasse mais de 3, 4 metros.
Esse é interessante, tem o efeito bem parecido com rebatedor no flash. Mas não age muito pra quando a luz tá longe do assunto.
Tem uma galera que usou, em Viçosa, pra fazer mesa. Lá é gigante e tudo preto, impossível rebater. Aí é flashão na máquina mesmo, rs.
Exatamente o que pensei. Cara egoistão, além de inseguro. Foi no mais fácil e lasque o resto.
Depois que inventaram Gimbal+Sony+Viltrox 23 1.4 acabou a paz dos fotógrafos :hysterical:
Andam atrás da noiva, mano. É deprimente, pqp kkkkk
Eu num caso desses, montaria duas formas de iluminar:
1 - quando precisasse movimentar rápido, flash com rebatedor, aquele de EVA que postei no outro flash. Só não pode subir mto iso nem baixar velocidade pro rosão das paredes não invadir as cenas.
2 - Deixaria um tripézão montado, pra fazer fotos protocolares, parabéns, etc, com flash diretinho, bem fraquinho.
Olha só como são as coisas, que coincidência…
Criei esse tópico aqui, e nesse fim de semana, fiz dois casamentos, de freela, um em igreja gigante com teto de madeira, e outra ao ar livre, numa chácara.
Foi brabo kkkkkk
O de sábado, usei mais ou menos assim:
Deu esse resultado:
E o de domingo, foi mais complicado, pois espaço era menor, sem luz nenhuma, enfim.
Esse eu vou autografar para o Chefeson! :hysterical:
Ficou mais ou menos assim a entrada:
Tá zoadão porque tudo em jpg tirado direto do wifi, aí sai assim. Editando, vai sair mais bacana.
Meio off: Essa entrada aí, foi legal demais. A noiva entrou acompanhada pelos três filhos. Mas em vez de fazer aquela bagunça, todo mundo se amontoando no corredor, cada um a conduziu um pouquinho, rsrs. Foi bem bacana.
A abordagem que eu faço é outra, inclusive já fiz aniversário infantil com tema rosa nessa pegada, todas as paredes rosas.
Eu rebato na parede e tento garantir que a luz do flash é a predominante na foto.
Assim corrijo o colo cast com mais facilidade, no caso do rosa, o tint do wb resolve satisfatoriamente.