To achando q uma das cortinas nao abre totalmente. Perceba q eh sempre superior e em linha reta, como se ela abrisse meio torta e de maneira incompleta. Pensei se tratar da lente, mas lentes nao causam esse tipo de problema com essa localizaçao.
Cara, posso estar errado, mas tenho quase certeza que sua câmera tem um problema na cortina do obturador. Tira em 1/60 e depois em 1/500. Na velocidade lenta o problema não vai aparecer, mas nas rápidas vai.
Valeu galera, eu vou fazer estas fotos hoje à tarde com diferentes velocidades…embora pelas minhas fotos já tenha dado pra perceber. Não sei se é coisa da minha cabeça mas eu tenho impressão que no display/visor da câmera a sombra aparece, mesmo sem tirar a foto.
Você pode fazer uma checagem manual. Coloque no modo de “mirror lock up” e bulb. Pressione a primeira vez e ele vai levantar o espelho, olhe para ver se está torto; aperte o botão mais uma vez e mantenha pressionando e a câmera recolherá o obturador, faça uma inspeção visual também.
Como a sombra aparece na porção superior da imagem, e a luz da lente é projetada de cabeça pra baixo e invertida no sensor, chutaria que o problema é do obturador e não do espelho. O espelho se levanta para cima (a parte de baixo da imagem), enquanto o obturador se abre e fecha nas duas direções.
Acho que o de todas as câmera são. O caminho de cima para baixo é mais curto do que da direita para esquerda. Só em um possível sensor quadrado é que a direção de viagem da cortina seria indiferente.
Eu também achava que era horizontal, mas acabei de verificar na minha câmera e realmente é vertical. Na antiga Pentax KX do meu pai, de filme, o obturador é na horizontal, por isso achava que nas digitais também seria…