O ETTR para min é uma grande bobagem se usada como padrão, em uma composição com ampla distinção de contraste de high lights e deep shadows você perde nos dois em uma composição mais dinâmica ( paisagem ) onde se se tem uma ampla observação focal, nela existem diferentes contrastes. Expondo pra “direita” você corrompe o contraste e brilho geralmente no primeiro plano (estouro), geralmente em detalhes de elementos próximos, aí já não é mais recuperável qualquer informação ( bit ) no pixel. Altas luzes em planos superiores também ficam com a gama de cor alterada e pouco recuperável, por aí se vê fotos de com artefatos e pouca qualidade, justamente pelo engano uso de ETTR, principalmente em paisagem com grande amplitude de contraste e gama de cores, cada plano e elementos tem um contraste que o olho humano percebe, mas o sensor não, unificar é alterar a impressão do real ( tridimensionalidade ), gerando imagens alteradas, sem ideia de profundidade. Eu usava um bloco para anotar detalhes antes de fotografar, como tons de sombra e cores em cada plano e elementos para fotometrar no meio termo e depois recuperar se necessário ( é importante saber as características da imagem fotografada ). Fotometro pra direita ou esquerda a partir da observação e situação, uma fotometria diferente, não como uma regra que não cabe a todas as situações. Uma coisa importante é o uso de filtros nd grad.
Exemplo de anotação/observação, como se vê. Fotos com fotometria negativa ( pra esquerda ) Geralmente faço em imagens que acho que valham a pena de transpor ao papel.
1° plano: elemento água com contraste acentuado, chão soft, tom de preto soft blue, verde frio.
2° plano: cores intensas frias, sombra soft, tom de preto frio, contraste forte.
3° plano: azul profundo frio, high light soft, sem cor.
Cast geral: azul.
http://farm6.staticflickr.com/5489/9565102254_e6095cdd73_b.jpg
Em exposições mais longas a alteração é maior, mas anoto mesmo assim.
1° plano: água contraste suave, tom de branco azul, pretos suaves, tom azul, bom contraste de cores e contraste geral, brilhos suaves( pedras, geralmente o plano próximo sempre é mais contrastado )
2° plano contraste geral bom, contraste de cores soft com cast geral azul/magenta.
3° plano: azul/magenta, intenso, vermelho purpuro.
Cast geral: azul/magenta
Isso me ajuda na pós pra manter a realidade tonal e contraste, poderia não anotar nada e com certeza seria uma imagem alterada e talvez não daria a ideia que gostaria de passar.
Usando O ETTR numa situação com essa poderia comprometer detalhes principalmente no 1° plano ( reflexos )
Abs