Andei fotografando o meu filho para um trabalho que tenho que fazer, e não gostei do resultado. A foto ficou com sombra.
Como foi a foto?
Foi tirada em casa, com luz artificial (na parte da noite) um fundo branco feito com um lençol. Não tenho muitos recursos e também não tenho um bom flash, somente o da máquina.
Tente aumentar o iso (se não prejudicar a foto, a sombra sai mais light)
Aliás, se vc tiver um tripé, tente tirar foto sem flash
Coloque seu filho a frente do campo de luz e tente tirar a foto somente com um flash baixo… sua câmera permite isso?
Qual a sua máquina?
Ah, todo o caso, na pior das hipóstes (se vc não conseguir usar estes macetes e/ou não for possível devido ao equipamento, etc… e mesmo assim não forem satisfatórias) apenas posso te indicar para tirar fotos em ambientes abertos… (rs)
a minha sugestão é que você esqueça o flash da máquina e use o que tiver de iluminaçano caseira, ajustando o white balance da câmera para deixar a imagem com uma cor “normal”.
Já fiz fotos usando lâmpadas normais numa boa - de 60 a 100 watts. Use placas de isopor como refletor e panos escuros para conter a luz. Com calma você consegue produzir bons resultados. Com cartolina preta você também produz uns artifícios interessantes para se criar texturas com luz ou dirigir a luz. Faça uns experimentos para ir dominando a técnica.
Agora, vendo a foto fica mais fácil dar uma dica…
Abraços,
José Azevedo
PS - eu falo para esquecer o flash da máquina pois ele produzirá uma luz mais para dura, com sombras mais fortes mesmo, e sem grandes possibilidades de rebatê-la.
a minha sugestão é que você esqueça o flash da máquina e use o que tiver de iluminaçano caseira, ajustando o white balance da câmera para deixar a imagem com uma cor “normal”.
Já fiz fotos usando lâmpadas normais numa boa - de 60 a 100 watts. Use placas de isopor como refletor e panos escuros para conter a luz. Com calma você consegue produzir bons resultados. Com cartolina preta você também produz uns artifícios interessantes para se criar texturas com luz ou dirigir a luz. Faça uns experimentos para ir dominando a técnica.
Agora, vendo a foto fica mais fácil dar uma dica…
Abraços,
José Azevedo
PS - eu falo para esquecer o flash da máquina pois ele produzirá uma luz mais para dura, com sombras mais fortes mesmo, e sem grandes possibilidades de rebatê-la.
Ops! acho que essa resposta foi para marancal. Mas tudo bem, vou lembrar da dica!
Alem das respostas postadas, creio que tentaria melhorar o balanço entre a luz ambiente “captada” e a do flash.
Assim, baixaria a velocidade de sincronismo, para que mais luz ambiente possa atingir o sensor. Se tiver lente com estabilizador, é possivel utilizar velocidades da ordem de 1/30 ou até 1/15 segundos.
E aumentaria a abertura utilizada, para tambem conseguir mais luz ambiente.
Sombras são criadas por ambientes iluminados por luz dura, para eliminar a luz dura você precisa suavizar a luz, existem diversas formas de se fazer isso, mas a mais comum é rebatendo o flash no teto.