sensor readout speed: 1/240 s
O Flash Sync dela alcança 1/400
Parabéns por pensar na galera do “strobist” e trazer uma evolução no sistema.
- Anti-Flicker atualizado:
vai melhorar (ainda não é resolver) a vida de quem fotografa em ambientes com luz artificial.
- Rolling Shutter:
sensor readout speed: 1/240 s
pelo que eu entendi vai ser reduzido bastante, mas não vai eliminar.
- 4k 120p 10 bit:
bom… 4k 120p não tem muito o que falar.
- S-Cinetone color matrix:
Recurso que existe na FX9 e FX6. Além disso pode facilitar a vida de produtores de filme onde diferentes equipamentos podem gravar usando a mesma matriz de cor.
Todo mundo agradece melhorias no EVF QXGA OLED EVF: 9.44m-dot resolution / 0.9x magnification / 240 fps
8k
:ponder: só p/ falar que tem
tem suas limitações, mas, provavelmente vão ficar atento ao que for produzido em 8k e seus problemas.
Eu entendo isso como: coloque o público para testar um recurso, mostrar os problemas, sugerir soluções e depois resolvemos. :assobi:
:ponder: :ponder: :ponder:
pensando aqui com meus botões… jogadinha de marketing phodha da Canon e Sony.
disponibilizam um 8K que funciona dentro de uma série de restrições , fica bonito especificação, o marketing deita e rola falando que tem 8k, os fanáticos vão a loucura e ainda deixam a concorrência perdendo tempo tentando implementar algo que nem é lá crucial, no momento, e concentram esforços em coisas que realmente importam. :ponder:
Sobre o 8K é uma puta de uma jogada de marketing mesmo.
Sobre o processamento, será que vão usar de alguma tecnologia tipo ARM ou algo inovador nesse sentido para gastar menos energia e dissipar menos calor?
:ponder:
Não sei se eu colocaria como limite do ARM, visto que a Apple com seu M1 escancarou para o mundo o que é possível fazer com ARM e uma arquitetura mais integrada de memória RAM e GPU.
Acho o que estamos vendo é uma evolução dos processadores, no caso: Sony BIONZ XR introduzido na A7sIII e atualizado na A1.
Até onde sei a partir do BIONZ X (2013) é algo baseado na arquitetura ARM.
Não sei como é a arquitetura interna dos processadores BIONZ, mas, vai que a próxima geração tem um GPU interna e um monte de coisa pode ficar mais “simples”. *** opinião super genérica sem muita base. :assobi:
Mas se pensar que processadores similares já são utilizados em Iphones: compacto e não precisa de ventilação ativa, logo pode ser colocado em dispositivos com determinados níveis de grau de proteção contra umidade, poeira e água.
Eu creio que os processadores ARM das câmeras serão mais otimizados para codecs específicos de vídeo e com isso melhorar a eficiência energética do conjunto.
8K foi tipo ir pra lua. Canon só fez pra chegar primeiro, as outras nem precisariam ir atrás pois não é algo prático para o público, mas no mundo onde acontece corridas de megapixels, é lógico que toda marca vai querer um 8K pra chamar de dela.
Antes de 8K ser viável pro público a evolução mais importante que tem que vir primeiro é a de armazenamento e não de processamento. Quando for normal ter computadores com 100TB e cartões de memória de 10TB, aí sim dá pra começar a conversar.
No mais, enquanto isso, Game of Thrones foi transmitido em 1080P e o povo quer entregar o casamento do Enzo com a Valentina em 8K. :doh:
Eu assisti ontem e vou pontuar algumas coisas que eu tive uma interpretação diferente.
“Sem comprimir o RAW (usando o modo de compressão que perde qualidade) a câmera é 20/21fps” - Esse número bate com o do Tony mas esse número, na verdade, é quando está com o RAW sem compressão com qualidade máxima. Quando você coloca o comprimido, ele consegue sim 30 fps se usar as lentes que são suportadas. Aí ele comenta uma coisa que gostaria que a Sony alterasse (e faz sentido): Na Nikon, por exemplo, quando você muda para o modo H+, a câmera automaticamente muda o formato do RAW para comprimido. Já na Sony, quando você muda para o H+, ela mantém o formato anterior o que faz com que o 30 fps nunca seja alcançado. Aí você precisa alterar no menu para comprimido para conseguir os 30 fps. Esse detalhe acho que você esqueceu ou passou desapercebido.
“Com certas Sigmas (ele não cita quais), a camerq vai para 15fps (apesar que isso eu não vejo como falha da Sony. Mas com os problemas da Sony 70-200mm citados, é um terceiro ponto que a retira da lista de cameras ideais para a Olimpíada)” - A razão, segundo a Sony, é de que não só as Third Parties mas a algumas lentes Sony não tem o motor de foco rápido suficiente para entregar um 30 fps com qualidade (E faz sentido). Claro que ela vai usar isso como jogada de marketing para tirar as Third Parties da jogada. Sobre 15 fps não servir para Olímpiada, discordo que isso seja um impeditivo. Claro que como câmera ideal, ter os 30 fps seria perfeito (basta ver as sequências de foto que ele mostra em 30 fps onde é uma puta sacada para fotografar Olímpiada) mas nem sempre pode se ter tudo.
Sobre o seu comentário do foco, é importante trazer os disclaimers que ele mesmo fez durante o vídeo: a maioria dos “problemas de foco” que ele teve foram com a 70-200. Quando mudou para uma outra lente mais moderna, o resultado foi perfeito. Além disso, tinha questão de máscara e/ou touca que deixou o rosto bem escondido. Mas mesmo nessas fotos que ele pontuou que o foco não estava no olho e estava um pouco mais para trás ou para frente, essa diferença é só percebida se você der um zoom bem grande e nem faria diferença para uma pessoa comum que vai olhar a foto.
Sobre o buffer e transferência de dado, o fato dela estar limpando o buffer não impede que as fotos possam ser continuadas a serem tiradas.
Esses são meus comentários baseado no que eu assisti ontem à noite.
PS.: nos stories dele de ontem, ele conseguiu o DNG Converter atualizado da Adobe e estava convertendo para RAW. Em breve teremos arquivos em RAW para olhar o Banding que você comentou. Eu também tive essa impressão ontem naquela parede vermelha.
Não foi essa a impressão que você deixou no último comentário mas faz parte da linguagem escrita e não falada.
Para mim, sem parar para pensar muito, A7III e A9 (mais ou menos a mesma época) foram as grandes evoluções de câmeras nos últimos 5 anos e ainda são as câmeras a serem batidas no quesito inovação e tirar aquele WOW da boca.
Possivelmente algum bug na implementação do motor de foco e de abertura entre a lente genérica e o sistema da Sony. Apesar do sistema da Sony ser aberto pra quem quiser produzir lentes, é possível que por ser uma câmera mais nova, um update de firmware da A1 ou dependendo do fabricante da lente genérica , uma atualização do firmware da lente resolva essas inconsistências.
Qual a probabilidade de alguém que fotografa esportes profissionalmente estar usando uma lente third party? Quase zero Eu, pelo menos, só vejo na TV Canon com lente Canon, Nikon com lente Nikon e Sony com lente Sony.
Esse “problema” do 30fps não ser 30 fps só passaria a ser problema se não funcionasse com nenhuma lente e/ou a Sony não tivesse explicado e deixado claro as restrições envolvendo esse assunto.