sRGB x AdobeRGB

Pessoal, na D50 existe a opcao de usar qualquer um dos dois.
Pelo que sei, AdobeRGB eh melhor, pois tem uma gama maior de cores.

Alguem sabe mais informacoes sobre os dois?

Estou tão informado quando você :frowning:

Adobe RGB é melhor para trabalhar no PS.
SRGB é padrão, então depende da sua aplicação, eu costumo fazer e tratar em Adobe RGB e converter para sRGB no final.

Como disse o Leo, o Adobe RGB é melhor, especialmente para tons de pele. Ao que sei pq ele faz uma transição mais suave das cores, mas como tbm disse o Leo, depende da aplicação, se for impressão Adobe é melhor, sRGB é mais indicado para publicações na web.

Adobe RGB é melhor para trabalhar no PS.
No proprio manual cita isso: Tirar em AdobeRGB quando a foto for ter processamento posterior. Mas ele eh meio tendecioso, da a entender q ele eh melhor se for ter muito processamento. Como nao constumo editar tanto, faco apenas umas correcoes basicas, achei que iria dar muito mais trabalho...

Vou experimentar: tirei agora 3 fotos do mesmo quadro e mesmas configuracoes, so mudando o perfil de cores (a cam tem 2 perfis sRGB). to sem tempo agora, mas vou manipula-las depois e ver no que da.
Mas so adiantando: no display da cam, sRGB parece reproduzir melhor…

Nem se compara, a gama do Adobe RGB é muito maior. Mesmo que você não trate é recomendável manter nele.

Para impressão já vi dizerem que é melhor converter para sRGB.


Nem se compara, a gama do Adobe RGB é muito maior. Mesmo que você não trate é recomendável manter nele.

Para impressão já vi dizerem que é melhor converter para sRGB.


Alguem poderia me explicar como ler esse grafico? :stuck_out_tongue:

Outra coisa, pq nenhum deles chega ate aquela area onde esta escrito Lab Gamut?

Eu fotografo em raw, isso faz alguma diferenca? Ou ela surge apenas na foto em jpeg por ser uma conversao?

Alguem poderia me explicar como ler esse grafico? :P

Outra coisa, pq nenhum deles chega ate aquela area onde esta escrito Lab Gamut?

Eu fotografo em raw, isso faz alguma diferenca? Ou ela surge apenas na foto em jpeg por ser uma conversao?


Quanto mais amplo o espaço de cores maior as tonalidades que ele pode mostrar.
O porém é que os labs só aceitam sRGB e como voce pode ver o perfil dos Frontier é bem limitadoo. Então aquela sua foto maravilhosa com milhões de cores vão acabar apertadas em um perfil de Frontier.

O RAW não é imagem é informação vinda do sensor, então não tem cores. Só quando voce converte em um conversor de RAW. Use o maior espaço de cores, o prophoto. Enquanto manipula, voce não perde os tons, e quando for dar saída para inmpressão converta para sRGB.

http://www.outbackphoto.com/color_management/cm_06/essay.html

o perfil dos Frontier é bem limitado

O Noritsu ainda consegue ser um pouco mais limitado ainda…q droga… :blue:

Mas so adiantando: no display da cam, sRGB parece reproduzir melhor...
Muito provavelmente o LCD é calibrado para sRGB, tem uns monitores LCD que já vem calibrados de fabrica para o padrão sRGB...

Sabe quando se fotografa folhas/flores vermelhas e na foto fica
com tonalidades magenta ? Se a mesma foto for no padrão Adobe
não ia ficar, eu tinha um link mostrando justamente isto…

A verdade é que Noritsu é uma droga, quando vou aos WS mostro de propósito fotos feitas com o frontier e fotos feitas com o Noritsu só para o pessoal ver como Noritsu é uma porcaria heheheh!

I sent you in pm

rapaiz…não mexa nisso!

Eu fiquei de inicio na dúvida…li no manual que para a impressão precisa ser o srgb e bla bla bla. O resultado foram sempre fotos reveladas incompativeis com o que eu via no monitor.

Dae depois para tentar arrumar, mexi na calibração do monitor, e do Photo Shop e as coisas ficaram ainda piores.

Deu mó trabalheira deixar como era. Até os serviços que faço para outro fotografo eu lasquei por causa disso…rsss

Outra dica, se vc usa RAW e abre este formato no PS, quando aparecer aquela caixa de dialogo para saber qual é o tipo de perfil usar, escolha “não mexer nisso tambem” :ok:

A minha cam é d90 :wink:

Simples e excelente dica! Com AdobeRGB vc tem maior espaço de cores em seu arquivo original.