Fiquei surpreso com a Panasonic estar pensando em lançar uma sucessora pra LX100 - visto que ela foi esquecida pela Panasonic após o lançamento (por exemplo, nunca saiu um único update de firmware pra ela, mesmo com algumas solicitações facílimas de serem implementadas sendo solicitadas por TODOS que têm a câmera, desde o lançamento), mas pelo visto vai sair.
“It will have the same sensor of the GX80 GX85.
But it will not have the same processor as the future GH5.
Rear screen will be like the GX80: Articulated and tactile.”
Mesmo sensor da GX85 não é exatamente novidade - o sensor dela é o mesmo Sony usado faz anos (se bobear, é o mesmo sensor que já existe na LX100, que também é 16mp mas cropado para 12mp pelo menor círculod e imagem da lente e para permitir multi-aspect). Processador deve ser o mesmo da GX85 também.
LCD articulado e touchscreen - excelente, vai ser bem útil.
Sem informações ainda sobre lente e resolução - mas acho provável que mantenham os da LX100 atual.
Seria muito bom se conseguissem aproveitar a área total do sensor sem aumentar muito o tamanho, mas deve ser praticamente impossível sem abrir mão da abertura. Adiei a compra de uma câmera menor para o fim do ano para aguardar essa sucessora. Tomara que eles consertem os pequenos pormenores da LX100.
Não só a abertura - a lente é pequena foi foi projeta justamente para não cobrir toda a superfície do sensor. Se forem usar o sensor todo, a lente precisa aumentar de tamanho, mesmo que mantenha os mesmos specs.
Bem, ou vão ser lançados dos modelos, ou não vai haver sucessora: vazaram os specs da LX10 e, a princípio, é mais uma câmera com sensor de 1" para concorrer com a RX100 IV…
O único ponto falho da LX100 que encontrei depois de quase 2 anos foi a impossibilidade de atribuir uma função mais útil ao botão “filter”. Isso seria facilmente corrigivel em um novo firmware.
De resto, a LX100 beira a perfeição. A resolução de 12 MP para mim não é problema.
Durante um ano, tive a LX100 e a E-M10 lado a lado, e achei a E-M10 a câmera mais irritante que já tive. Capaz de produzir ótimas imagens, mas com um EVF horrendo (o da minha velha panasonic G2 é muito similar), a pior interface de usuário que já vi em uma câmera e a baixa durabilidade da bateria. É muito bonitinha, tem estabilizador no corpo, mas a LX100 é uma câmera muito mais profissional do que a E-M10.
A principal “falha” da LX100 é não caber no bolso como a RX-100, mas mesmo assim não troco a LX pela RX.
Eu acho que o que poderia ser melhorado na LX100 seria visor retrátil como na T3i, G7, EM5 II. Também poderia ter touch screen com as mesmas funcionalidades da 80D, T6i, OMD.
Sei la Thales… Eu detesto tela de toque, a da E-M10 é um horror de tão ruim. E visor retratil como o da RX100 e da GX7 é uma coisa a mais para quebrar ou dar mau contato no flat.
Aham, principalmente em baixa luminosidade né…
O da E-M10 tem uma dificuldade imensa quando a iluminação ambiente tende ao laranja/vermelho. Testei com duas câmeras e nem a atualização de firmware resolveu. A LX100 simplesmente não erra e é muito mais rápido.
o EVF da E-M10 é praticamente igual ao da Panasonic G2 de 2010 :no:
Como falei, questão de gostos pessoais e/ou utilização…
Uso muito em fotos de show no Circo Voador, e na iluminação de lá (predominantemente magenta e azul), a E-M10 funcionava melhor, a LX apanha um pouquinho (quando passava pra vermelho, todas que já usei sofrem) no AF. Mas pode ser pelas lentes diferentes também, geralmente usava 45mm pra cima na E-M10 (e a Oly 45mm é uma lente incrível).
Quanto ao EVF, sou mais “sensível” à tamanho que especificamente resolução - tanto que logo que comprei a GX7 (cujo painel é o mesmo na LX100 e na GX85) fiquei meio decepcionado em comparação à GH2 que usava… Assim como tem gente que acha o EVF da GX7/LX100/GX85 horrível por serem field-sequential e enxergarem tearing de imagem muito forte, problema que nunca tive em nenhuma das três (e imagino que você também não tinha tido).