Superexpor foto para reduzir ruído. Vale a pena?

Bom dia.

Utilizo equipamento de entrada e tenho obtido ótimos elevando o iso e superexpor a foto em 1 ponto.
Observei que o ruído é realmente reduzido dessa forma.
Fiz alguns testes sem clientes e gostei.

Gostaria de saber as implicações disso. Se é coerente utilizar essa técnica em fotografia séria como a de casamento.

Ótimo dia a todos.

Não seria a técnica ETTR (Exposing to the right)?
É coerente sim…

Estourar nunca é coerente… expor para a direita evitando estourar as altas luzes sim.

Gente… só me expressei errado rsrsrs Mas é expor pra direita sim :hysterical:

Opa… thanks… não sabia que existia um nome pra isso! Descobri isso na intuição, acredita? Muito obrigado e já pesquisar mais sobre isso. Nice

Só um detalhe: O uso de ISOs altos.

Expor para direita, conforme até conversamos recentemente em um outro tópico é bom em muitas situações, mas o uso de ISOs altos é questão de avaliar cada situação.

Se for possível, o melhor é usar uma abertura maior ou ainda uma velocidade menor, mas claro, desde que não perca o DOF necessário nem faça a foto ficar tremida.

Obrigado por ajudarem gente.

Mas realmente quero usar ISO 1600 a 3200 nas minha t1i em situações de pouca luz e pelo que observei, consigo pouco ruído se eu expor pra direita a foto.

Nos testes que fiz eu gostei, mas testei em casa. Agora o caminho entre testar em casa e pra valer em um casamento é um caminho de pensar nos riscos.

Acho que vou fazer do jeito que sei e vez ou outra arrisco pra ver como fica.

tens algum exemplo ?

Eu tinha mania de tirar foto sub sempre. Aí quando tinha que subir a exposição, lascava tudo pq o granulado ia lá nas alturas.
Comecei a fotometrar sempre pra mais e na maioria dos meus ultimos trabalhos eu acabei tendo que até escurecer várias fotos. Isso sim resolveu boa parte dos meus problemas, eu estava clicando errado, digamos assim.

Agora tenho que cuidar dos Highlights, pq começaram a aparecer mais :doh:

Uso essa técnica direto pra vídeo, principalmente quando filmo em raw com minha Blackmagic.
Neste video tem uma boa explicação, imagino que se aplique pra foto também:

https://vimeo.com/74387127

Muito interessante o tópico. Nunca usei esta técnica e sempre fico decepcionado com ISOs altos na minha D7100. Pelo jeito o erro está na pecinha que fica atrás do visor…rs

Vou praticar… :clap:

A logica é a mesma da de quando vc usa ISOs altos com boa luz. Na prática, imagens mais claras evidenciam menos os ruídos, mas tem o agravante de a exposição ser longa demais para certas cenas onde precisamos congelar movimentos ou simplesmente não tremer a foto.

Boa noite gente.
Posto dois exemplos que fiz rapidinho com minha filha aqui em casa.
Com a 50tinha em f1.8 e a noite, a primeira e ISO 3200 e a segunda ISO 6400.

1 ISO 3200

2 ISO 6400

Eu parei de expor para a direita recentemente. Funciona pra reduzir o ruído, mas pra mim a redução não é significativa (a não ser que você vá imprimir ou visualizar a foto em um tamanho enorme, o que não é o meu caso).

E sobrexpor funciona na minha Canon 5D, mas na Sigma DP1 estoura as altas luzes sem chance de recuperar.

E para fotos P&B (que é basicamente a única forma como eu estou fotografando no último ano) acho que subexpor entre 1/3 e 1/5 EV dá um resultado bem melhor. Expor para a direita te daria uma latitude maior na pós, mas pro meu gosto pessoal deixa a foto com uma cara artificial e sem profundidade e sem contraste.

O video é muito bom.

Eu parei de expor a direita quando vim pra Nikon, fica exatamente como você citou, sem profundidade e sem contraste. A Canon se sai bem melhor nessa técnica.

Tem algo que deve ser levado em conta no caso do autor do tópico, usar ISO3200 na T1i já matou toda a latitude do RAW. Já tive uma T1i, usar ISO 3200 nela é loucura, a menos que sejam para fotos despretensiosas.

Fiz outra hoje de manhã com isso baixo e com 2 pontos de superexposição.

Canon t1i, ISO 100 em f/2.8

Não sei se chegou a tratar as imagens, mas na lógica de expor à direita você deve abaixar a luminosidade geral, e também pontualmente na pós, para assim obter o resultado esperado e consequentemente, minimizar o ruído. Claro que tratamento é gosto pessoal, mas achei essas imagens muito claras, o que, aparentemente pelo menos, indica que você não as tratou depois. Eu sugeriria que fizesse esse exercício, ou seja, brincasse um pouco com a curva de luminância pra ver onde é possível chegar. A ideia é que pra quem veja a foto não note que você usou ETTR.

Não sei pra foto (nunca usei efetivamente), mas pra video raw e mesmo um ProRes422 parrudo em LOG, funciona e muito! Nesse caso faço o color correction no DaVinci Resolve, que responde que é uma beleza!

Minha fotos são todas assim mesmo. Cheias de luz! rsrsrs eu gosto delas bem claras e já ta tratada hehe :slight_smile: