Tabela de Latitude das SLR atuais

Alguém poderia analisar essa tabela de latitude??

esse low , medium , med-high , e high são as faixas tonais?? tipo , low seria areas de sombra e high alta luz??

e porque eles qualificam essa tabela baseando-se no high?por que se forem analisar as outras faixas tonais e ordem seria nao deveria ser outra? :denken:

http://www.dphoto.us/forumphotos/data/500/latitude.jpg

obs: olha a K10D em raw… :boxing:

Porque latitude e faixa dinâmica são coisas diferentes. A latitude está contida na faixa dinâmica, nesse caso o High seria o que eles definiram como padrão de qualidade aceitável e portanto o escopo da latitude.

Já a faixa dinâmica angloba todo o alcance do sensor, inclusive os de menor qualidade aceitável.

Do Imaging Resource.

What makes most sense then, is to specify useful dynamic range in terms of the point at which image noise reaches some agreed-upon threshold. To this end, Imatest computes a number of different dynamic range measurements, based on a variety of image noise thresholds. The noise thresholds are specified in terms of f-stops of equivalent luminance variation in the final image file, and dynamic range is computed for noise thresholds of 1.0 (low image quality), 0.5 (medium image quality), 0.25 (medium-high image quality) and 0.1 (high image quality). For most photographers and most applications, the noise thresholds of 0.5 and 0.25 f-stops are probably the most relevant to the production of acceptable-quality finished images, but many noise-sensitive shooters will insist on the 0.1 f-stop limit for their most critical work.

valeu pessoal ! :thmbup:

Leo ou alguém que possa me explicar.
Como interpretar essa tabela praticamente?
Sei o conceito de latitude,mas não de faixa dinâmica.
Sendo bem simplista, quanto maior a nota nas faixas que ele coloca,maior seria a retenção de detalhes?
Então em High e em Low a K100D teria uma latitude inferior apenas à S3pro?
Ou,pelo que postou o Paulo, isso seria o que se poderia ganhar em termos de pontos na exposição(via software) com um ruído aceitável?
Viajei?

abs

Esta variação não é via software e sim depende de quanto é aceitável o nível de ruido na análise da faixa dinâmica, sendo 1,0 a menor qualidade de imagem a 0,1 a maior. Estas unidades são em f-stop por razões que podem ser encontradas no site do Imatest.
http://www.imatest.com/docs/tour_q13.html

A conclusão que eles chegaram é que em medium e medium-high seria o aceitável para a maioria dos fotógrafos.

E estas faixas dinâmicas maiores só foram obtidas em RAW.

Diogo, basicamente faixa dinâmica é o intervalo onde há captura, independente da qualidade. Latitude é o intervalo onde há captura com qualidade aceitável, mas esse conceito de aceitável acaba sendo bem pessoal e difícil de ser definido com precisão, é como a profundidade de campo, que depende de alguns fatores pessoais.

De resto é no rumo que o Paulo falou.

Muito obrigado pelas explicações,Paulo e Léo!
Paulo,o site eu coloquei nos meus favoritos.Li,mas ainda preciso reler pra digerir melhor o assunto!

Leo,perfeita a explicação. Entendi perfeitamente. Mas como quase tudo na fotografia, esses julgamentos acabam sendo bem de gosto pessoal mesmo.

abs

Faixa dinâmica não, a faixa dinâmica é um conceito claro e bem definido matematicamente, já a latitude é um conceito mais próximo da estatística, você precisa estabelecer os níveis de aceitação antes de fazer os testes, nesse caso é importante saber quais os índices de aceitação que serão considerados latitude e isso pode variar de acordo com as escolhas mesmo.

Blz,Leo!
Eu entendi as explicações.
Mas ainda é um pouco difícil para mim entender todos esses conceitos matemáticos e estatísticos pela minha total falta de familiaridade com a coisa.
Mas vou ler bastante sobre isso.
Mas por enquanto eu entendi as explicaçoes de vc’s.
Obrigado mesmo! :clap:

Olha a K100D aí… meu sonho de consumo digital :stuck_out_tongue:

Pelo que eu entendi eles não colocaram no teste o raw da D50. É isso mesmo? Se for a comparação não vale de nada.

Help…to boiando… :frowning: