Estou desenterrando o meu tópico pois pode ser útil para referência…
Bem, comprei um tablet xingling (um Hyundai T7s) e coloquei ele lado a lado com o iPad2 (agora com jailbreak) pra ver o quanto eles podem ajudar na vida de um fotografo. Vai ser como um mini-review, mini-comparativo.
Eu queria uma solução pra quando eu for viajar e não puder levar o computador, p/ex em uma viagem de mochila sem muito espaço. Nas viagens que fiz assim, acabei dando um jeito de levar vários cartões de memória e usar o esquema de backup da camera (D7000, gravando a mesma coisa nos 2 cartões). Mas achei isso meio complicado. Dai em uma viagem recente levei um netbook e só passei raiva - não dava pra fazer nada, era lento demais. Pensei: se desse pra levar um tablet, seria muito melhor.
Enfim, fiz o JB no iPad 2 e instalei o iFile (US$ 4 no Cydia) e ai a coisa começou a melhorar… peguei um HDD externo formatado em fat32, liguei num hub com energia () e liguei no iPad (via CCK), e consegui tanto ler como salvar arquivos no HDD, ou seja, dá pra baixar as fotos do cartão da camera e ir salvando no HDD, logico, sempre dependendo de ter espaço no iPad. Mas enfim, é uma solução. Esse iFile é um app excelente, muito funcional, como o Finder ou o Windows Explorer. Usar ele junto com o File Browser (um app parecido pra iOS sem JB) estende muito a funcionalidade do iPad. Com o iFile por exemplo, tem-se acesso a qualquer pasta do iPad, para ler ou escrever. Há acesso direto às fotos, músicas e etc.
Dai chegou o tablet chinezinho…
Confesso que achei o Android ruim demais, uma cópia patética, mas tem umas coisas bem legais que faltam no iOS sem jailbreak (pois com JB muda muito… fica a mesma funcionalidade ou melhor até que no caso dos Androids, fora as vantagens substanciais que o iPad e o iOS têm e que faltam nos dispositivos Android).
E tem uma coisa que eu não consegui fazer com o iPad, que eu acho legal mas no meu caso é totalmente inútil - controlar a camera pelo tablet. Mas confesso que pode ter seu uso, e isso é algo que eu não achei ainda como fazer com o iPad, usando cameras da Nikon. No Android eu usei o Helicon Remote e o DSLR Dashboard, e enfim, é bem legal, dá pra ver o LiveView na tela do tablet, apontar na tela onde quer fazer o foco, controlar abertura/velocidade/ISO/WB enfim, é muito melhor que o app da Nikon pra usar a camera pelo transmissor WiFi (WU-1B). Detalhe: a conexão neste caso é por cabo e não por wifi.
Em todo caso, voltando ao cenário de uma viagem com pouco equipamento, o chinezinho ganha, por ser bem menor (7 polegadas), mesmo considerando que necessita-se levar um HDD externo, 1 hub, carregador pro tablet e os cabos USB, tudo isso ocupa menos volume que um netbook sozinho (sem carregador e cabos) e pesa menos. Mesmo pra quem trabalha na rua, pode ser interessante.
O esquema de backup de fotos é parecido com o feito usando o iPad: dá pra conectar a camera (ou um leitor de cartões) no tablet, baixar as fotos pro tablet (pode ser para um cartão de memória dentro dele), e depois ligar um HDD no tablet e copiar as fotos para o HDD.
O único porém, tanto com o iPad como com o chinês, é que eu não achei um jeito de fazer isso tudo sem usar a rede elétrica. Talvez dê pra usar uma bateria externa com o HDD, ou isso: Amazon.com