Técnica/confoguração para obter efeito na foto

Boa tarde.

Eu tenho uma dúvida e queria ter um help aê de vocês…
Abaixo, coloquei duas fotos para ilustrar o efeito que gostaria de obter mas não sei ao certo como fazê-los. É possível usar flash, não é recomendado ou não tem como? A única coisa que (acho que) sei é sobre a velocidade do obturador para poder fazer esse blur. Alguma técnica ou é mais configuração mesmo?

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/206034_394909363934258_1520254225_n.jpg

http://www.deuzebraa.com.br/wp-content/uploads/2013/04/frozen-please-deu-zebraa-18.jpg

Vlw!

Sim, velocidade baixa e movimento da câmera para registrar os rastros. Mas aí o flash não só é possível e usar como é praticamente obrigatório, pra poder congelar as pessoas. Senão tudo fica um borrão, ou então as pessoas vão ficar muito escuras, e só a luz vai aparecer.

Flash, obrigatóriamente, disparando na segunda cortina.

Senão, ele vai disparar no começo da captura e quando vc mover a câmera, o motion blur vai acontecer no objeto fotografado também.

Abcs

Provavelmente flash na primeira cortinha (é isso?) apenas e velocidade baixa, como disse o Humberto.

O Flash vai ‘forçar o sensor’ a guardar a imagem congelada (da pessoa, da garrafa) durante os seus 1/250s ou menos e o restante da exposição, sem flash, vai registrar os blurs.

Também gostaria de saber mais detalhes práticos…

Abs.

EDIT: respondido pelo Dimi sobre a cortina :). Pensando melhor, acho que pode ser em qualquer cortina, dependendo do efeito desejado…

da pra fazer com flash tanto na primeira quanto na segunda cortina, só que tera resultados um pouco diferentes. eu prefiro em primeira cortina, dependendo a luz do ambiente, a velocidade pode variar de 1 seg a 1/20 , mas isso é só uma base.

Não é bem assim, dimi, os resultados são parecidos em qualquer cortina que se dispare. O rastro de movimento vai ser devido à iluminação ambiente, e não ao flash, e aí vai depender das configurações da câmera.

O que vai mudar de 1ª pra 2ª cortina é onde vai estar o rastro de movimento. Se for na 1ª cortina, o rastro fica à frente do movimento, se for na 2ª cortina o rastro fica atrás do movimento. Na 2ª cortina fica bem mais natural, pois dá a sensação de que o objeto está se movendo na direção certa mesmo.

Outra grande vantagem do flash na 2ª cortina é quando a pessoa está se movendo na direção da câmera. Aí o rastro de movimento ficaria pra trás da pessoa, mas como ela está bem mais iluminada, fica a sensação de que simplesmente não tem rastro de movimento. Só que se ela estiver se afastando da câmera, todo o rastro fica à frente dela, dando um efeito esquisito.

Outra coisa que pode acontecer é que na 2ª cortina, o pré-flash e o flash propriamente ocorrem em tempos bem distintos. E aí a câmera às vezes registra os dois disparos. E eu acho que é justamente o que aconteceu na primeira foto, que dá pra ver claramente 2 garrafas, uma mais fraquinha (pré-flash) e outra mais clara, mais forte (flash propriamente dito).

Abraços

É… falei da segunda cortina por causa da experiencia ruim que eu tive,…

O movimento da pessoa, na primeira, sempre ficava ali…

Então, quando fiz, fiz na segunda.

Abcs

Desculpa minha ignorância mas como disparar na primeira ou segunda cortina?

Então, teoricamente, eu aumento o tempo de exposição e faço um pequeno movimento com a camera para direcionar o efeito blur? Sem esquecer do flash para ‘congelar’, caso necessite, o objeto principal?

Então, é que o movimento fica na frente da pessoa, daí fica ruim mesmo. Em 2ª cortina fica pra trás, e muitas vezes nem se vê. Mas se estiver mais parado, como a segunda foros, do DJ, não tem diferença.

De qualquer forma, eu mesmo sempre uso em 2ª cortina, pra deixar o movimento pra trás mesmo.

Configuração no menu da sua camera.

Abcs

Nada como alguém que entende pra não me deixar falar besteira! :smiley:

Não sei que câmera você está usando mas se for o flash pop-up, acho que não tem opção de segunda cortina… Não lembro mais.

Isso. Mas, pra dar o efeito igual às dessas fotos, o flash é necessário, senão as pessoas ficam muito escuras.

Canon T3i e flash externo. Vou tentar ver com o pop-up.

Vlw!

Pow galera…

Agora é só aguardar o fds para poder por em prática.

Valeu pelo help!

Para ilustrar a diferença entre o flash na primeira e segunda cortina

http://www.exposureguide.com/images/high-speed-sync-flash/rearfront-curtain-flash.jpg