Boa tarde, colegas. Queria perguntar a vocês aqui sobre a melhor forma de obter um efeito de sol estrelado, sem uso de flash, sem rebatedor e sem comprometer a qualidade do assunto, a pessoa da foto.
Sei que a técnica mais apropriada é fechar bem o diafragma, usar o flash e edição…
Mas numa situação em que estou sem flash e neste sol aí de exatamente 09:30 da manhã…
Pelo meu conhecimento isso fica quase impossível, pois a luz está muito forte e se for aumentar a exposição da pessoa na edição vai dar um ruído tremendo.
Não sei se é possível isso que vc quer,vou acompanhar o tópico e ouvir os colegas.
Quanto a foto em questão, acho que ajudaria se tivesse subexposto em um ponto ou um pouco mais pra diminuir o estourado e depois recuperar a sombra na pessoa. Mas isso não daria o “efeito estrelado”.
Boa! Eu usava esse filtro com minha Canon T5 quando fotografava, à tarde uma paisagem aqui de Salvador, onde o sol dava um reflexo na água e queria amenizar. A pessoa ficava em primeiro plano e de fundo o cenário. Mas na época não me lembro se sabia essa técnica de estrelar o sol…
Pode ser, se ele tiver um assistente.
Porque rebater a luz de baixo pra cima fica feio, pelo menos eu acho, precisa de alguém para direcionar de cima pra baixo,
Pode usar o filtro nd graduado retangular, que acredito ser a solução mais cara.
Pode botar um flash num tripé, que se não tiver tripe, flash e rádios, sai caro também.
Porem é um investimento mais reusavel pra quem faz ensaios e eventos.
Pode fazer um bracket, ja que a pessoa está posando pra ele.
Mas o problema dele é a diferença de luz entre o céu e a pessoa não?
Filtro ND não vai ajudar.
Se vc tivesse um rebatedor ajudaria.
Alem disso,
O lance nessas situações seria como dito, tentar não estourar as altas luzes e puxar na edição as áreas escuras.
Exercícios interessantes pra vc, seria saber usar o fotômetro da sua camera (saber mesmo). Que camera q usa?
Vc precisa entender as formas que seu fotômetro funciona - pontual, média ponderada, spot.
Esses aspectos são importantes vc saber de “cor e salteado”, pq cada um serve muito bem para situações específicas.
Neste caso específico, eu usaria o fotômetro no pontual e mediria a diferença entre o céu e a pessoa.
Daí vc usa passa a camera para o manual, e fotografa com uns 2 pontos super exposto o céu. Pq vc usaria a “faixa dinâmica” da câmera pra puxar os tons na edição.
Faixa dinâmica ou “dynamic range” é outro conceito interessante pra vc saber de cor.
eu quero dizer assim, existem muitas formas sim de resolver estes problemas.
Um flash com HSS por exemplo, com 2 assistentes, um diretor de arte, um maquiador e figurinista.
Em absoluto acho ruim usar ND graduado, mas o mais importante é a pessoa compreender as ferramentas q ela já possui.