Técnica mais apropriada para esta situação

Boa tarde, colegas. Queria perguntar a vocês aqui sobre a melhor forma de obter um efeito de sol estrelado, sem uso de flash, sem rebatedor e sem comprometer a qualidade do assunto, a pessoa da foto.

Sei que a técnica mais apropriada é fechar bem o diafragma, usar o flash e edição…
Mas numa situação em que estou sem flash e neste sol aí de exatamente 09:30 da manhã…

Pelo meu conhecimento isso fica quase impossível, pois a luz está muito forte e se for aumentar a exposição da pessoa na edição vai dar um ruído tremendo.

Segue a foto:

Não sei se é possível isso que vc quer,vou acompanhar o tópico e ouvir os colegas.

Quanto a foto em questão, acho que ajudaria se tivesse subexposto em um ponto ou um pouco mais pra diminuir o estourado e depois recuperar a sombra na pessoa. Mas isso não daria o “efeito estrelado”.

É o sunstar??

Seria só fechar a lente em f11 ou f16.

Quanto mais forte o sol, mais fácil fica manter velocidade alta e iso baixo.

Talvez você consiga resolver usando um filtro gradual ND, que vai deixar o sol bem mais fraco sem escurecer a pessoa do primeiro plano:

Exatamente, irmão. Para reduzir a luminosidade geral e ajeitar na pós a pessoa. Mas o estrelado do sol precisa de fechar bem o diafragma

Ah sim. O nome em inglês.
Exato, são as lâminas do diagrama que fazem isso.

Quando se procura, se vê logo fotos com o sol perto do horizonte, nascendo ou se pondo, onde a luz está menos intensa, daí é mais fácil.

E não consegui encontrar um exemplo com uma pessoa em primeiro plano.

Boa! Eu usava esse filtro com minha Canon T5 quando fotografava, à tarde uma paisagem aqui de Salvador, onde o sol dava um reflexo na água e queria amenizar. A pessoa ficava em primeiro plano e de fundo o cenário. Mas na época não me lembro se sabia essa técnica de estrelar o sol…

Concordo 100%
E tem gente que ainda acha que filtros não servem para nada na era digital.

Muito, muito mais eficiente do que subexpor a foto toda e depois recuperar as sombras.

https://www.adorama.com/alc/wp-content/uploads/2023/07/Starburst-1-1-683x1024.jpg

https://www.adorama.com/alc/wp-content/uploads/2023/07/P7040088_1-819x1024.jpg

https://www.adorama.com/alc/wp-content/uploads/2023/07/P5250448-1024x768.jpg

https://www.adorama.com/alc/starburst-effect/

Aqui, até onde consigo ver, parece que teve um flash também. Eu creio que, pra foto que o Diel quer fazer, um rebatedor seria uma opção mais barata.

Exatamente isso. Mas com uma pessoa no primeiro plano! :slight_smile:

2x

e na pós usar o poder máximo do DR pra suavizar tudo…

Pode ser, se ele tiver um assistente.
Porque rebater a luz de baixo pra cima fica feio, pelo menos eu acho, precisa de alguém para direcionar de cima pra baixo,

Pode usar o filtro nd graduado retangular, que acredito ser a solução mais cara.

Pode botar um flash num tripé, que se não tiver tripe, flash e rádios, sai caro também.
Porem é um investimento mais reusavel pra quem faz ensaios e eventos.

Pode fazer um bracket, ja que a pessoa está posando pra ele.

Muitas opções de como executar.

Mas o problema dele é a diferença de luz entre o céu e a pessoa não?
Filtro ND não vai ajudar.

Se vc tivesse um rebatedor ajudaria.

Alem disso,
O lance nessas situações seria como dito, tentar não estourar as altas luzes e puxar na edição as áreas escuras.

Exercícios interessantes pra vc, seria saber usar o fotômetro da sua camera (saber mesmo). Que camera q usa?
Vc precisa entender as formas que seu fotômetro funciona - pontual, média ponderada, spot.
Esses aspectos são importantes vc saber de “cor e salteado”, pq cada um serve muito bem para situações específicas.
Neste caso específico, eu usaria o fotômetro no pontual e mediria a diferença entre o céu e a pessoa.
Daí vc usa passa a camera para o manual, e fotografa com uns 2 pontos super exposto o céu. Pq vc usaria a “faixa dinâmica” da câmera pra puxar os tons na edição.

Faixa dinâmica ou “dynamic range” é outro conceito interessante pra vc saber de cor.

abs

Filtro ND GRADUADO.

Postaram até exemplo aí já…

assim, primeiro o mais simples.

saber usar o fotômetro é muito importante, até pra conseguir usar ND.

eu quero dizer assim, existem muitas formas sim de resolver estes problemas.
Um flash com HSS por exemplo, com 2 assistentes, um diretor de arte, um maquiador e figurinista.

Em absoluto acho ruim usar ND graduado, mas o mais importante é a pessoa compreender as ferramentas q ela já possui.

HSS é desnecessário, em f11 ou f16, vai ficar dentro do sync normal do flash.

Maquiagem, figurino e direção de arte vai depender do orçamento :hysterical:

Com ND Graduado fica muito mais natural e evita ter que usar rebatedores, difusores, etc.

Falando em filtros… Esses exemplos aí não tem uso de Cross não? Fiquei na duvida.

Não.