Meu deus, o nivel aqui no forum ta caindo drasticamente. Passei um tempao sem acessar o forum e hoje, entrando pela primeira vez, vi dois topicos e ambos introduzem um pessimo video pessimos argumentos e ensinamentos cada.
Esse eh um tipo de professor, ou fotografo, que baseia seus ensinos ou argumentos unicamente em dados tecnologicos de cameras, e nao na na questao da fotografia na real pratica em si. Em outras palavras eh extremamente teorico e pouco realista em termos praticos.
A unica parte que eu achei o dircurso dele rasoavel foi sobre o uso do disparador de flash via radio, apesar de eu achar mais pratico usar o sistema otico em estudio, e nada de absoleto. Assim com da parte que ele fala do foco continuo, ao qual ele diz que a outra opcao apesar da preferencia dele nao ser obsoleta.
Penso ser um grosseiro erro dizer que focar e recompor gerara fotos fora de foco. Isso eh extremamente relativo a configuracao que o fotografo esta usando e distancia focal. Ele exemplifica como se a fotografia se limitasse a DOFs super curtos, ou como se ouvesse um unico tipo de fotografia e consequentemente consequentemente.
Ele ainda fala de “perca de tempo” como focar e reenquadrar tomasse tanto tempo assim ou fosse necessariamente mais rapido do que escolher um ponto de foto espeficido.
Ele dando exemplo de ponto de foco e ponto de medicao de luz estarem em posicoes diferentes, mostra que ele nao sabe nada sobre medicao de luz.
Ele fala de medicao de luz como se isso dependesse unicamente da tecnologia da camera. Medicao de luz eh um dos temas mais abrangentes na fotografia que nao existe um consenso sobre a melhor, mais precisa ou mais pratica forma de se fazer. Existem incontaveis maneira de se fazer medicao de luz matricial ou e de ponto. A medicao de luz deve ser baseado somente na maneira que cada fotografo trabalha sua propria luz e configura sua camera.
Doi em mim quando ele fala “essecao a regra”. Eu nao confio em quem fala de “regra”.
Cursos ensinam tecnicas padroes geral para cada fotografo depois ir desenvolvendo sua propria tecnica (se quiser). Penso ser desnecessario dizer que nao existe forma correta ou errada.
Se tem pessoas usando tais tecnicas se essas tecnicas melhor funcinam para elas, entao eh grosseiramente errado dizer que sao tecnicas obsoletas. Pode ser a opiniao dele mas nao deixa de ser uma opiniao errada.
Mas considero a maior besteira o papo de que tem que usar todos os automatismos da camera, pq “se esta na camera eh para ser usado” ou pq “vc pagou”. Que argumento mais xulo. Similhar do video no otro topico tambem de pessima qualidade. A praticidade da tecnologia depende muito do trabalho que o fotografo atua, da maneira do fotografo trabalha, e inumeras outras coisas. Nao tem nada de “pagou [pela tecnologia na camera] tem que usar”.
O nivel desses videos e professores esta orrivel. Eu nao indicaria um curso desse cara nem de graca.