Chegou hoje teleconverter Tokina 3X que comprei pelo ebay (Lente: US$ 70,00; frete: US$ 19,00; taxa de importação R$ 98,00).
Testei na Sony DSC-H1 e que decepção!!! Só dá foco decente até uns 5m!!! Além desta distância começa a ficar borrado. :huilen:
Segue as imagens com e sem teleconversor (1x zoom e 12x zoom, com e sem). A distância foi cerca de 5,5m. O tamanho do relógio é cerca de 30 x 25 cm. As fotos fora tiradas em ISO 64, sem flash, com tripe e com temporizador. Imagens foram captadas em 5MP e reduzidas para 640x480.
Sem ZOOM (1x) sem tele: __ Sem ZOOM (1x) com tele: _ Com ZOOM (12x) sem tele: _ Com ZOOM (12x) com tele:
A foto da teleconversora (foi tirada com um palm, daí a qualidade sofrível):
Tentei tirar fotos de algo mais distante, mas tudo que consegui foram imagens borradas (ótimas para quem gosta de arte surrealista).
Agora, vem a parte mais chata: existe como ajustar o foco da lente? Acho que tem como ajustar, pois a lente da frente tem dois furos na sua borda e parece estar rosqueada. De repente dá para rosquear mais para dentro ou fora, mudando seu foco. Será muita imaginação e otimismo da minha parte? Será que numa outra câmera terá um foco melhor (tem vários aneis adaptadores)? Estou com a impressão de que joguei dinheiro pelo ralo… Afinal, quem vai querer a usar uma lente tele a 5m? :russian_roulette:
Parece que usando a abertura menor do diafragma, o foco melhora significativamente (como está muito escuro agora, não deu para testar esta teoria). Isso tem algum fundamento?