Tem como forçar Full Frame com Lente APSC nas EOS Rs?

Pessoal que tiver alguma R e também lente EF-S se puder me responder:
Tem como ativar o modo Full Frame (numa EOS R* full frame) usando uma lente APSC EF-S ou RF-S?

Aqui não tenho uma lente EF-S para fazer o teste :frowning:

Pergunto isso pois gostaria de saber se eventualmente eu conseguiria usar uma EF-S 24mm ou uma EF-S 10-18 no modo full frame na minha EOS RP.

Nas Full frames DSLR, eu conseguia usar essas lentes, tirando a tampa de trás das lentes. Nas Rs eu acho que é bem capaz da Canon ter capado isso, provavelmente ficando a opção desativada/cinza .

Cara eu não vejo nenhuma vantagem prática de fazer isso. Vai gerar apenas uma vinheta gigante , pois a lente APSC não capta a luz suficiente para iluminar todo o sensor. Por exemplo, pra que vai usar a 24MM EF-S em Modo Fullframe , se a própria Canon tem a EF 40MM 2.8 que é basicamente a mesma lente projetada para sensor Fullframe e portanto iluminará todo o sensor?

Algumas lentes EF_s zoom até que iluminam em partes , principalmente na parte da distância focal mais alta. Por exemplo, a Sigma 10-20 APSC é uma lente “Fullframe” na faixa 16-20MM . Mas não seria interessante uma lente nativa do Fullframe como uma 17-40 F4L? Acho que não compensa fazer isso.

by , no Flickr

Fernando, apenas para constar, página 119 do manual da RP , ao usar lentes EF-S na RP , automaticamente o fator de corte é aplicado . Talvez , se usar lentes como Tamron/Sigma/Tokina, a câmera não reconheça essas lentes como “EF-S” . Mas acho que há essa barreira e que não compensa fazer isso pela vinheta apresentada.

Pra resumo da história: Lentes EF (FF) pode ser habilitado o modo Crop , sem problemas. Lentes EF-S , o fator de corte é aplicado de maneira automática, sem possibilidade de mudança.

Nao tem como… usar lente ef-s… automaticamente a camera ativa modo crop… para pegar exatamente o que a lente está jogando no sensor. Sempre irá ter visão cropada de 1.6x, ao usar uma ef-s no adaptador.

Mas o raw sai completo né?

Não…
Por exemplo… R6… 20mp… modo crop…sai um raw com 7,9mp se não me engano…preciso olhar la na minha camera

Como a lente aps-c não consegue jogar luz, em todo sensor, apenas 40% dele (meio e um pouco das 4 laterais) os pixels que iriam ficar escuros, são eliminados.

A R5 com seus 45mp… modo crop dela é um raw de 17mp e uns quebrados.

Sai exatamente igual as dslr nikon, quando se usa as lentes DX nos corpos fullframe… aparece um desenho no visor optico definindo onde irá ocasionar o corte… e geração de um raw com menos megapixel, para equivaler o corte…

É fisica da luz recebida, apenas isso.

É, então não tem jeito.
Pensei que fosse um “soft” crop.

Na real eu tenho percebido que tenho usado bastante a parte grande angular para fazer fotos… Eu tive a EF-24mm STM e fazia aquele macete de tirar a tampinha para usar na 6d/5D. Depois no LR eu só aplicava uma escala (guia transformação) e resolvia o problema da Vinheta. Funcionava que era uma beleza. A 10-18 também idem… eu comprei a baioneta de metal e pegava de 13/14mm até 18 no full frame.
Pra fotografar banheiro hoje em dia aqueles 13mm me iriam ser muito úteis, mesmo que tivesse vinheta mecânica, dava pra tacar Preenchimento Sensível ao conteúdo e tudo estaria resolvido.

Pelo jeito vou ter que acabar vendendo minha 35 e pegar a 24m e caçar alguma ultra Wide angle extrema… (9~14mm no FF).

Com as lentes Sigma e Tamron, em alguns modelos, é possível.
Na RP, testei Sigma 50-150 2.8, 17-50 2.8, 17-70 2.8-4 e Tamron 17-50 2.8

Com a Tamron e a Sigma 50-150, era possível. Fiz alguns ensaios com a tele em full, e cortei no LR, por conta de ficar maior que o crop automatico.

Já as outras, possivelmente um protocolo eletrônico mais moderno, já ativou o 1.6 automático.

Na RP nunca testei mas a Sigma 30/1.4 ART funciona em FF na Sony A7 com pouca vinheta.
A Sigma 70/2.8 EX DC Macro também.

Acredito que as lentes mais antigas de Sigma e Tamron não passavam para o EXIF da Cãmera qual é o modelo da lente e por isso a lente é reconhecida pela linha R, como uma lente EF (Fullframe). Engraçado citar que nas DSLRs Fullframe da Canon essas objetivas encaixavam nativamente; não tinha aquela borracha que impedia a montagem em Fullframe. Mas a vinheta da 17-50 da Sigma era meio pesada, pois já montei ela na 5D Mark 2 e eu achava que não compensa. Já essa Sigma 10-20 fica grande angular dos 16-20 MM e é uma opção bacana e relativamente barata.

Zátamente isso que estou querendo fazer, mas com lente nativa Canon EF-S, mas pelo jeito não vai dar. E também pelo jeito não vai ter Magic Lantern pra modificar os paranauês das Rs da vida. Nossa eu iria mandar muito e-mail debochado para Canon se alguém inventasse um Magic Lantern para as RP e ativasse um monte de função, tipo Dual Pixel em 4K, C-Log, vídeo Raw e um monte de função capada pelo Cripple Hammer.

https://cdn-images.threadless.com/threadless-media/artist_shops/shops/vegetablepolice/products/1147277/shirt-1568591799-40415759ebcc30fa8b11815fcb2f496c.png?v=3&d=eyJvbmx5X21ldGEiOiBmYWxzZSwgImZvcmNlIjogZmFsc2UsICJvcHMiOiBbWyJ0cmltIiwgW2ZhbHNlLCBmYWxzZV0sIHt9XSwgWyJyZXNpemUiLCBbXSwgeyJ3aWR0aCI6IDk5Ni4wLCAiYWxsb3dfdXAiOiBmYWxzZSwgImhlaWdodCI6IDk5Ni4wfV0sIFsiY2FudmFzX2NlbnRlcmVkIiwgWzEyMDAsIDEyMDBdLCB7ImJhY2tncm91bmQiOiAiZmZmZmZmIn1dLCBbInJlc2l6ZSIsIFs4MDBdLCB7fV0sIFsiY2FudmFzX2NlbnRlcmVkIiwgWzgwMCwgODAwLCAiI2ZmZmZmZiJdLCB7fV0sIFsiZW5jb2RlIiwgWyJqcGciLCA4NV0sIHt9XV19

Velho, coloca fita isolante nos contatos da 10 18, e usa como se fosse uma lente manual.

Edit

Esquece STM é fly by wire né?

É Fly by Wire, sim, depende de energia e portanto de conexão eletrônica com a câmera pra funcionar. Só motor de foco DC ou USM pra funcionar assim. Talvez a 10-22 funcione.

Uma pena. Se registrasse a imagem completa, poderia usar um modo 1:1, sei lá.

Só estudar um pouco como funciona a captação de luz pela lente… e a distancia da baioneta… com o sensor.
Não vou explicar em detalhes aqui… porque no google tem dezenas de exemplos desenhados como funciona, só dar uma pesquisada, que fica mais esclarecido.

Só um exemplo… para um sensor fullframe, receber luz de uma lente aps-c (DX), o equivalente a preencher todo sensor… o mesmo teria que ser deslocado mais para tras, aproximar ele mais ao fundo da camera, ou seja sair da sua posição de origem e recuar uns 60% da distancia, para que os ultimos feixes de luz… dos cantos… atinjam os cantos do sensor.

Não é nada digital, boicote, software… é apenas a fisica da luz agindo.

Mano eu to ligado nisso… eu disse o seguinte: que eu usava lentes APSC em full Frame e funcionavam bem e que queria saber se tinha como desativar o modo Crop automático nas Rs, só que não tenho nenhuma lente EF-S pra fazer o teste.

Como falei, usava a 10-18 e a 24mm na Full frame. Funciona consideravelmente bem, mas também tem várias outras que funcionam (a 18-55 pega de 40 até 55mm, a Tokina 11-16 pega em 16mm, entre outras).

Na DSLR tinha a penalidade de poder atropelar o espelho, mas na ML isso não acontece pois não existem obstáculos físicos. Pelo jeito só de software.

Olha como é:

Se funcionasse esse modo Full com lente EF-S, eu iria comprar novamente uma 10-18 pra usar pra fazer foto imobiliária, tipo de banheiro que precisa ser muito aberto. Ela pega 13mm na FF, não é macaco gordo mas quebra galho… Uma lente full frame equivalente a 14mm custa um rim. Tudo bem a 10-18 não tem uma resolução absurda na parte não usada da lente (na verdade é bem fraca), eu sei pois eu tive essa lente e usava essa modificação da baioneta aí do Lucato, mas pra foto de imobiliária, resolução de 8mp, uma foto só eu faço uma Action com Preenchimento sensivel ao conteúdo e nitidez do Topaz Sharpen AI e o problema está resolvido.

Na questão de lentes genéricas como Tokina, Sigma, Tamron, etc de foco automático, não sei dizer se o software da RP reconhece essas lentes como EF-S (APSC) ou EF (Fullframe). Se a lente for reconhecida como Fullframe, é possível o uso com limitações. Mas se for EF-s , não tem jeito, o corte é feito automáticamente pelo software da câmera.