Teste 50mm

Sempre gostei de testes comparativos… De bicicletas, motos, carros, aviões, tratores, canetas, instrumentos musicais… Sempre tive vontade de realizar testes com cameras ou acessórios, mas nunca tive material suficiente pra isso… Dia desses, arrumando a “tralha”, percebi que eu tinha 05 (cinco) lentes Nikkor com distância focal de 50 mm…

Aí me “deu a louca” e resolvi fazer um teste comparativo, até porque, sou do tempo que lente se avaliava pelo relativo de abertura. f:1.8 era “paia”… f:1.4 era “pro”… f:1.2… bem… essa era coisa de “playboy” :wink:

Então criei a metodologia pro teste… A idéia original seria fotografar com filme, mas aí gastaria metade de um rolo só com o teste e ia demorar até ficar tudo pronto… Então parti pro brinquedo novo… Resolvi usar pro teste a D700…

A idéia seria colocar a camera em focalização manual, já que três das objetivas não permitem auto-foco. A camera trabalharia em prioridade de abertura. O tema seria único, com a camera instalada no tripé e com o cabo de disparo remoto pra não ter tremedeira… Em tempo! Tirei o filtro UV de proteção de todas as lentes pra fazer o teste…

Foram cinco baterias de teste. Cada bateria com uma lente e foram tiradas três fotos, uma com abertura máxima, uma com f:4 e outra com abertura mínima.

As lentes são:

Nikkor K 50 mm f:1.4
Nikkor AI 50 mm f:1.8
Nikon Series E 50 mm f:1.8
Nikkor AF 50 mm f:1.8
Nikkor AF 50 mm f:1.4

Vou responder a esta mensagem inicial com uma resposta por bateria e as três respectivas fotos anexadas.

Ah!!! As baterias estarão em forma ALEATÓRIA… Quem quiser se arriscar a identificar qual lente corresponde a qual bateria, pra mim será uma honra!!!

3 curtidas

Bateria 01

2 curtidas

Bateria 02

2 curtidas

Bateria 03

2 curtidas

Bateria 04

2 curtidas

Bateria 05

2 curtidas

Perguntei ao ChatGPT e não tive retorno.

2 curtidas

Nem me atrevo, mesmo porque já fiz esses testes !!!

2 curtidas

Pois é professor… E o Sr. tem olho clínico de profissional!!!

1 curtida

Como eu sempre digo…se nem fotografos conseguem saber a diferenca…imaginem os clientes. Logo, muito de nossa sanha em ter tudo de mais novo, moderno, caro, tecnologico e outros adjetivos afins, so se justifica apenas pela nossa propria vontade/disponilidade de recursos e um pouco de ego/modinhas…
O resuldo do trabalho em muitas e varias oportunidades seria alcancada com o equiapemento basico aliado a um boa tecnica.

2 curtidas

Extraordinário poder de síntese!!!

1 curtida

Vou publicar agora, a tabela de equivalência…

Nikkor K 50 mm f:1.4 - BATERIA 04
Nikkor AI 50 mm f:1.8 - BATERIA 01
Nikon Series E 50 mm f:1.8 - BATERIA 02
Nikkor AF 50 mm f:1.8 - BATERIA 05
Nikkor AF 50 mm f:1.4 - BATERIA 03

1 curtida

Uma vez fiz uma pegadinha maldosa.

Postei umas fotos feitas com uma Yashica Electro que tem uma Yashinon 45mm F1.7, regulada para F5.6 mas na legenda disse que era uma Summicron 50/2 kkkkkkk

Resultado é que não faltaram elogios e evocações à suposta objetiva. No final revelei o fato e muita gente ficou com cara de tacho.

Parafraseando um antigo forista do MF, “A maioria das lentes é melhor do que a maioria dos fotógrafos”. Orgulhos feridos e dogmas destruidos à parte, um choque de realidade faz muito bem de vez em quando.

Há uma crença muito errada de que algo tem que ser exorbitantemente caro para ser muito bom. Na fotografia a maioria acredita que uma objetiva F1.4 sempre é melhor do que uma F3.5 por exemplo. Posso dar dez exemplos contrários…

Existe a lenda de que tudo da Leica, Zeiss e Nikon é bom. Infelizmente nem sempre isso é verdade.

Navegando pelo Youtube, deparei-me com um canal muito interessante, o Vintage Optiks. Fiquei particularmente intrigado com um vídeo sobre adaptação de uma lente obscura em uma Sony A7 e resolvi reproduzir o experimento.

Link para o vídeo: https://youtu.be/B4cR-6iAz_0

Comprei uma camera dessas por R$100, os adaptadores no Ali e testei… É um tapa na cara de quem entra nessa dessas crenças citadas.

1 curtida

Perfeito, professor! Essa discussão remete pra uma outra, ainda mais antiga… Quando eu era garoto, cansei de ouvir gente que dizia que a fotografia dependia mais do fotógrafo que do equipamento…

Mas eu nunca vi um fotógrafo de ponta fotografando com instamatic…

Muitos anos depois, meio sem querer, acabei encontrando uma resposta interessante de um eletricista e em princípio nada tinha a ver com fotografia… Dizia o rapaz: “Não importa o quanto eu seja cuidadoso e tecnicamente caprichoso. Se eu usar ferramentas de R$ 1,99, perco todos os meus clientes”…

Pior que eu já vi.

Nos idos de 1960 ou 1970 a Kodak distribuiu Instamatics para diversos fotógrafos em evidência na época, inclusive o Davi Hamilton. Vou tentar achar algo sobre o assunto, mas não há muito material disponivel nesse sentido

Eu lembro de uma matéria na finada revista Iris sobre esse tema… Vários fotógrafos renomados na época foram “agraciados” com Instamatics e um punhado de filmes pra fazerem ensaios… Obviamente, ficou um resultado muito bom, mas nenhum deles continuou trabalhando com Instamatics. Foi mero exercício de marketing…

Sim. Ninguém usaria por motivos óbvios, mas mostra que o conceito é possível…

Mas sou um cara esquisito. Dou prioridade à qualidade do serviço e não dou a mínima sobre qual ferramenta a pessoa usou.

Conheço uma desenhista absurdamente competente que fez algo de cair o queixo usando um simples pedaço de carvão de churrasqueira. Em compensação tem um monte que se gabam de usar lápis Caran d’Ache que são bem mais ou menos, isso para ser educado.

1 curtida

Caran d’Ache PRISMALO… Há dois anos, dei um set desses de presente pra minha esposa… Ela tem até dó de usar :wink:

Há uns 15 anos +/-, uma prima de minha esposa, artista gráfica, por curiosidade começou a desenhar usando o PaintBrush do Windows… Ela não usava computadores na época, apenas arte com aerógrafo… O resultado do trabalho ficou absurdo… Dava couro em muita gente que se dizia especializada no Corel Draw…