Sempre gostei de testes comparativos… De bicicletas, motos, carros, aviões, tratores, canetas, instrumentos musicais… Sempre tive vontade de realizar testes com cameras ou acessórios, mas nunca tive material suficiente pra isso… Dia desses, arrumando a “tralha”, percebi que eu tinha 05 (cinco) lentes Nikkor com distância focal de 50 mm…
Aí me “deu a louca” e resolvi fazer um teste comparativo, até porque, sou do tempo que lente se avaliava pelo relativo de abertura. f:1.8 era “paia”… f:1.4 era “pro”… f:1.2… bem… essa era coisa de “playboy”
Então criei a metodologia pro teste… A idéia original seria fotografar com filme, mas aí gastaria metade de um rolo só com o teste e ia demorar até ficar tudo pronto… Então parti pro brinquedo novo… Resolvi usar pro teste a D700…
A idéia seria colocar a camera em focalização manual, já que três das objetivas não permitem auto-foco. A camera trabalharia em prioridade de abertura. O tema seria único, com a camera instalada no tripé e com o cabo de disparo remoto pra não ter tremedeira… Em tempo! Tirei o filtro UV de proteção de todas as lentes pra fazer o teste…
Foram cinco baterias de teste. Cada bateria com uma lente e foram tiradas três fotos, uma com abertura máxima, uma com f:4 e outra com abertura mínima.
As lentes são:
Nikkor K 50 mm f:1.4
Nikkor AI 50 mm f:1.8
Nikon Series E 50 mm f:1.8
Nikkor AF 50 mm f:1.8
Nikkor AF 50 mm f:1.4
Vou responder a esta mensagem inicial com uma resposta por bateria e as três respectivas fotos anexadas.
Ah!!! As baterias estarão em forma ALEATÓRIA… Quem quiser se arriscar a identificar qual lente corresponde a qual bateria, pra mim será uma honra!!!