Vale a pena conferir quem ainda, talvez, tem o melhor IBIS
Por eqto, aguardando um comparativo entre a E-M1 mk III e a Canon R5
fWEI_hLZAyE
Vale a pena conferir quem ainda, talvez, tem o melhor IBIS
Por eqto, aguardando um comparativo entre a E-M1 mk III e a Canon R5
fWEI_hLZAyE
Pra vídeo né? Pra foto é muito igual.
Sent from my SM-N975F using Tapatalk
Realmente é para vídeo mas representativo, pois parece ser mais complexo do que estabilizar fotos…
Para foto gostaria de ver comparativos diretos, mas o fato é que com a EM1 em conjunto com algumas objetivas, como a 12-100mm PRO, tem apresentado valores quase inacreditáveis, tipo 15 segundos com imagens nítidas e sem tripé…
Eu mesmo consigo fotos nitidas handheld com facilidade a 4 seg. com a E-M5 II mais a 12-100mm… Já consegui 8s algumas vezes…
Eu acredito que sim, irá conseguir mais tempo com m4/3 que com aps-c ou FF, por outro lado é sádico que justamente o m4/3 necessite de maiores velocidades para não tremer.
Sinceramente, nao entendi essa parte… nao entendi ou nao concordo, nao sei
Comparativamente as MFT necessitam de menores velocidades para nao tremer, considerando a nao utilizaçao do IBIS e mesma DF em relaçao as FFs.
Uma objetiva 400mm nas MFT, considerando a regrinha básica exigiria 1/400s, mas lembrando do crop 2X, a DF equivale a uma 800mm em FF que pede 1/800s, ou seja, 1 stop a menos… Portanto, nao entendi pq vc afirma q as m4/3 necessitam velocidades maiores para nao tremer…
Exatamente pelo q vc explicou, mas o inverso é verdadeiro, ao usar IBIS, você necessita mais do poder dele para não tremer do que os sensores maiores.
Não pode ser um vídeo longo, com os problemas de superaquecimento da R5…
Na verdade você tem que multiplicar a regra pelo crop.
A 400mm em m4/3 precisaria dos mesmo 1/800.
Sobre IBIS e tamanho do sensor, o que vejo falarem é quanto maior o sensor, mais difícil é estabilizar.
Por conta da massa do sensor, os atuadores mecânicos e o consumo de energia são maiores.
Ok, mas vc poderia apresentar como se chega a essa regra? Existe uma relaçao entre distancia focal e velocidade + movimento da camera, que possa ser traduzido/deduzido matematicamente?
Posso estar enganado, mas me parece ser uma “dedução” puramente empírica.
No caso do movimento da camera, ou movimentos, parece que o mais importante para evitar a perda de nitidez em relaçao à distancia focal esta relacionada ao movimento angular.
Ocorre que para uma dada distancia focal, 400mm por exemplo, o angulo de projeçao será exatamente o mesmo, independente do tamanho do sensor. O que varia será o campo de visão maior ou mais estreito em funçao da dimensao do sensor. Dessa forma a tal “regra de ouro” permaneceria a mesma para sensores cropados.
100% empírica, inclusive não funciona para sensores mais densos.
O x da questão é justamente o ângulo de visão, quanto menor o ângulo, maior é tremida por pequenos movimentos.
Exigindo maiores velocidades.
E o ângulo de visão é derivado da relação tamanho do sensor com a DF.
Ou seja, DF e sensores diferentes, que produzam o mesmo ângulo de visão, precisariam da mesma velocidade.
O q voce disse, aparentemente, tem sentido, mas como tudo é empírico sem mais referencias confiáveis (técnicas ou empiricas) fica tudo meio nebuloso. Estou bem mais inclinado manter minha posiçao anterior. Em termos de referencia, a unica q encontrei a respeito esta abaixo, é logica e o autor parece ser competente, com um canal de fotografia com muito e diversificado conteudo. Caso vc tenha alguma outra referencia, nao deixe de postar… Na realidade essa questão nao me afeta em nada, nunca uso essa regra pois minhas Olympus tem IBIS q sempre esta ativado, então é mera questão de curiosidade técnica mesmo… Ainda farei uns testes com uma Zuiko 400mm q tenho aqui…
Enqto isso, fica a referencia q encontrei, em que o autor “prova” que a regra “velocidade do obturador = ao comprimento focal” nao esta relacionada ao fator de corte (crop) da camera, como defendi anteriormente. Gostaria de ver contra-argumentos…
Eis que apareceu um video comparando estabilizaçao d
a Canon R5 com
uma Olympus (E-M1X)… Nao parece ser lá muito elaborado, mas é um primeiro indicio, algo desabonador para a pretensa capacidade de estabilizaçao da R5, que segundo o autor, também é inferior a Nikon Z6 (tem uma avaliaçao no canal dele).
Infelizmente nunca encontrei nada que fosse mais técnico e cientifico sobre o assunto.
Acabei não colocando no outro comentário mas depende de pessoa pra pessoa também.
Eu lembro que no lançamento desses sensores mais densos em FF, como a 5D de 50 Megapixels, os reviews falavam que exigiam velocidades maiores que a regra 1/DF.
Se pensarmos bem, um sensor de 24MP APS-C tem densidade de pixel bem maior que um 24MP FF.
Assumindo que a mesma pessoa testou uma lente 50mm nos 2 sensores, e concluiu que precisava de mais velocidade no APS-C.
Não temos como dizer se foi culpa do fator de corte ou da densidade de pixels.
Na verdade é o contrário… Quando se filma, na verdade se tem uma sequência de quadros a alta velocidade: no mínimo 1/24, mas uma filmagem em dia claro pode chegar a 1/1000 fácil. Tudo que o IBIS faz é corrigir a posição do sensor de um quadro pro seguinte. O filme pronto pode ser estabilizado até mesmo na edição, embora com corte nas bordas. Já a foto, se não estabilizou na captura… :no: