The Faded Vintage Film Look is a Lie

Por incrível que pareca um artigo interessante no petapixel.

Ele comenta a moda de simular filmes, geralmente com esse efeito de não ter pretos e nem brancos na foto.

https://petapixel.com/2017/04/08/faded-vintage-film-look-lie/

É interessante o artigo do ponto de vista que desmistifica esse “efeito” do filme. Minhas experiências com um Superia 400 corroboram com a tese, pois as fotos não tinham nada de “faded”.

Quanto ao uso desta técnica de edição, não tenho nada contra e nada a favor rsrsrs…
Independente de ser uma mentira, cada fotógrafo decide se quer usar ou não, e isso vale para este e qualquer outro efeito (inclusivo o cut out, ou cor seletiva :hysterical: q já foi moda há alguns anos)… claro que isso não quer dizer que será bem aceito pelo público.
Eu, particularmente, não gosto desse efeito, e já comentei isso algumas vezes em tópicos aqui no fórum, mas sei que muita gente gosta e não tenho problemas com isso. Apenas na minha opinião eu acredito que por se tratar de um “trend”, ele tende a envelhecer rapidamente assim que o pessoal enjoar do estilo e aí as fotos do casamento, que geralmente são guardadas por muitos anos, envelhecerão rápido demais, ou estarão fora de moda, assim como um álbum cheio de fotos com efeito de cor cutout. :ok:

Abraços

Sempre bati nesta tecla da má simulação de filme. É um horror completo e imita não o filme e sim um filme mal revelado ou mal conservado. E tem gente que acha o maximo.

Primeiro, que se a galera que usa tivesse a menor noção do que é usar um bom filme, e mais importante ainda, de SABER usar, não entrariam nesse look absolutamente bizarro. E o pior é que tem gente fazendo eventos e casamentos assim, achando que estão abafando.

Filme esmaecido = erro no processo

Se não sabe usar um filme direito, é melhor não inventar senão corre o risco de fazer papel de iniciante.
Dá a impressão (!) de trabalho sujo, mal feito, mal ilumidado, alem de brega.

  • Se o cara usa porque pediram para usar e estão pagando por isso, tudo bem. Mas vender esse peixe para o cliente dizendo que é o maximo e que é “da hora” é brabo.

x2 @AFShanders

Qualquer um dentro deste fórum, até os “que câmera comprar?” fotografam melhor que eu, por isso opino pouco sobre o trabalho de outros, mas sempre achei meio estranho essa definição de “tratamento filme”, os meus sempre foram diferentes do que vejo por ai e o que cresci vendo, o véio só fotografou em slide/cromo, tb eram diferentes

Gosto é gosto mas sempre achei estranho esta definição de filme… se minhas fotos ficavam desta forma, obviamente “deu ruim” pelo menos pra mim

Achei interessante a parte da impressão também, que com esse tratamento sai horrível.

Até onde eu sei, ninguém é obrigado a usar esse tratamento nas suas fotos, nem a contratar alguém que use.
E usaram umas fotos de exemplo bem toscas, estouradas.

Ninguém é obrigado a nada, quem insinuou isso ? Mas se tem quem pague, tá valendo.

E as fotos são tão toscas quanto as que normalmente vejo por ai usando essa “técnica”. A impressão que me passa é que fizeram um monte de fotos com polaroid e instamatic e guardaram em um armário umido e quente por 40 anos, ou seja, tudo que o pessoal que sabe usar filme tem absoluto pavor que aconteça. Tem cara de filme vencido 20 anos.

Esta semana mesmo eu dei uma olhada em uns cromos Provia 100F feitos em uma Rolleiflex de 60 anos e a qualidade de imagem foi de cair o queixo, o oposto total da técnica mencionada no tópico.

Cara, cansei de jogar foto e negativo no lixo justamente por causa disso. Mas o lixo de ontem pode ser o luxo de hoje, segundo alguns.

Mas não é uma questão de “imitar filme”, e sim um estilo de tratamento, tem quem goste tem quem não goste, assim como tudo na vida.
Porque precisa ser tudo perfeito como uma capa de revista?
Já viu o trabalho de video de uma empresa chamada “This is Not a Wedding Film”?

Quanto a empresa, já sim. Acho o visual horrivel. Tem cara de filme de 16mm revelado errado e mal conservado, aquele visual típico de produção nacional da década de 60 e 70. Ainda por cima levando em conta que usaram equipamento pró e jogaram uma pá de cal na qualidade potencial das imagens, melhor voltar para o VHS pois pelo menos fica coerente.

Acho que fazer uma ou outra foto nesse estilo, dependendo muuuuito do objetivo, pode ser válido. Fora isso fica com cara de foto velha largada e mal preservada. Mas para mim não funciona, gosto de foto bem iluminada, com respeito total a gama de tons. Talvez isso seja a unica coisa que acho pior que aqueles HDRs forçados.

Novamente, se gostam e pagam, tá valendo

Sim, gostam e pagam, assim como tem gente que gosta e paga por filme.

Então !

Mas só uma coisa, quando você fala que a idéia não é imitar filme, aí eu discordo totalmente. Quando alguém fala de fotografia vintage, o uso de filme fica automaticamente implicito. Não tem como separar as coisas, a não ser que esteja falando de placas de vidro, cianótipos ou outros bichos. Esse look é para imitar filme sim, mas filme vencido, mal exposto, mal conservado e tal. Se tiver curiosidade em ver qual o look real de um filme vintage, veja o site Shorpy.com , que é totalmente vintage e com uma qualidade absurda.

Acho que talvez a discussão esteja misturando o fato de tratamentos específicos com os que “entituladamente” buscam imitar algum filme. Digo, eu mesmo gosto e tento usar tratamentos com uma base de curva-S, realmente abrindo mão dos extremos de pretos e brancos, mas sem necessariamente “lavar” a foto. Não faço isso porque quero imitar um filme. Eu mal usei filme em minha vida (tenho 30 anos e na época só clicava e mandava revelar). Apenas gosto da aparência geral, sinto que passam mais a mensagem que eu gostaria. Não insiro ruído para imitar filme. Não busco perfil de cores com todos os termos que já li em outros tópicos.

Ainda assim, e tentando voltar ao enredo do tópico, mesmo que alguém busque um padrão de imagem que mais pareça com filme do que com a perfeição dos digitais, não acho que deva ser condenado. É um estilo. Da mesma forma que se fotografa com uma pinhole, se fotografa com uma digital.

Me parece que a grande sacada é que, ao dizerem que estão simulando alguns filmes específicos, estão generalizando que necessariamente precisa-se abrir mão de algum atributo em todos eles… é isso?

Vou ver, valeu a dica

O ponto do artigo é que visual lavado não é sinônimo de filme.
Mas tem muita gente achando isso por conta dessa moda.

Especialmente os Kodachromes. Leve em conta que essas imagens são realmente bem antigas.

Acho que fazer um tratamento que de um desvio de cor ou siga uma paleta especifica fica bem interessante em muitos casos.
Mas essa coisa de lavar a foto e sacanear os extremos simplesmente horrivel e desnecessária. Dá realmente a impressão de algo mal feito.

Muito interessante este site, shorpy.com :ok:

Numcunhicía :smiley:

Favoritado :ok:

Que bom que gostaram. :ok:

Acho que para o publico nada disso importa.
O que importa eh que eles gostam do resultado, mesmo que soubessem que nao imita nada.

Eu desconfio que seja uma eranca da lomografia que ja teve sua moda. As pessoas curtiram o resultado funk da Lomografia e demais resultados diferentes que remetia a velharia ou funk entrou na moda.