Você deve converter em 16 bits, abrir no PS em 16 bits também. pelo menos no meu os tiffs 16 bits abrem normalmente.
É importante isso, pois os benefícios dos 16 bits são especialmente úteis no tratamento, mais que na conversão. Convertemos em 16 bitas para podermos tratar em 16 bits.
Como a quantidade de tona do arquivo em 16 bits é muitíssimo maior que a quantidade do de 8 bits, nos tratamentos é possível ir mais longe sem haver o que se chama posterização, isto é, o apareceimento de artifacts de transição brusca de tons, e também abrindo menos ruído.
Depois de tratado, da foto estar como deseja, aí voc~e deve converter para 8 bitas e depois para JPEG para mandar o JPEG ao lab.
Veja, no tratamento de imagens a ordem dos fatores altera o resultado, então a etapa mais destruidora de todas, que é passar para JPEG, fica por último, e em penúltimo outra etapa empobrecedora que é reduzir de 16 para 8 bits.
Guardar… Bem, isso varia. Eu mesmo só guardo o RAW e o JPEG da cópia. Somente em casos muito especiais, quando sei que posso querer voltar ao assunto mais tarde, guardo o TIF ou em casos extremos o PPS que é pesadíssimo com todos os seus layers. Mas eu conto nos dedos as fotos que guardei assim.
Completando:
Sim, é melhor levar no tamanho exato, e é importante saber do lab qual o tamanho exato (tem uns milímetros a mais ou a menos nessas medidas).
Vamos lá para o workflow para casos de tratamento simples
- Converte ajustando o mais possível o balaço de cores, o brilho, o contraste, a saturação - 16 bits, sharp em zero ou pouco.
- Trata a foto geralmente em Levels levando o histograma até as duas pontas e em curves se precisar de alguma ênfase de contraste, em saturação se desejar alguma ênfase de cor ou geral, ou outro tratamento que precise - 16 bits
- Ajusta o tamanho da foto para o tamanho exato de cópia - 16 bits
- Aplica sharp através do USM ou de técnica que achar melhor. Visualiza-se em 50% para observar se a aplicação de sharp gera artifacts - 16 bits
- Converte para 8 bits
- Converte para JPEG salvando em JPEG 12