rahmati
Vc levantou uma questao muito interessante mesmo, porem nao creio que vai encontrar um consenso ou pelo menos algo que indique o por que disso.
Minha visao sobre o assunto eh a seguinte: ja usei e ainda uso camera de filme (PZ-1P) e realmente me limito a filmes 400 ou no maximo 800 P&B.
Quando eu uso digital, a questao eh a capacidade do equipamento: se eu estou fazendo fotos com a camera em ISO100 e sao detalhadas e sem ruido, ao reduzir a minha luz, eu quero padronizar o meu resultado, ou seja, vou precisar do ISO mais alto que me permita o mesmo nivel de qualidade. O fato da camera te permitir isso, acabou virou um requerimento dos fotografos. Tipo, eu trabalho com fotografia em eventos noturnos. Antigamente, eu estava travado em ISO 400 por que era a limitacao do sensor. Mesmo com uma lente clara f/2 eu tinha problemas de velocidade OU eu tinha que aumentar o ISO ainda mais e perder nas cores e ruido.
Hoje eu tenho disponivel ISO 1600 e 3200 totalmente usaveis, entao as minhas opcoes como fotografo aumentaram nesse sentido. Eu acredito que isso, junto com o marketing pesado dos fabricantes de camera que estao sempre empurrando o maior ISO como referencial de venda, criou essa mentalidade entre fotografos para a busca do maior ISO “limpo” no mercado.
E eu nao vejo absolutamente nada de errado em buscar isso, desde que vc precise (por que tem muita gente que compra cameras por specs -ISO 12800 e 10 FPS mas nem realmente tem a necessidade para isso).
E o fato de vc ter ISO alto nitido e sem ruido nao necessariamente exclui a opcao de ter uma foto granular ou ate mesmo com ruido. Ja no filme a limitacao existe.
Por exemplo, peguemos uma situacao na qual vc precise fazer um retrato em local escuro e vc esta no limite da lente e soh resta ISO e Tv. Com uma camera de filme, vc usaria um 800 e teria o Tv no limite, e vc nao tem opcao se vai querer ou nao o grao, por que nessa situacao vai ficar granulado. Okay, vc ja sabia disso e aceita comfortavelmente e a vida continua.
Ja na midia digital atual, vc pode simplesmente utilizar ISO 3200, garantir o Tv ideal para congelar o retrato, e no fim do dia vc tem DUAS opcoes de resultado: vc pode manter a foto sem ruido/grao ou vc pode simplesmente adcionar o grao desejado.
Entao respondendo a tua pergunta mais diretamente, eu nao creio que a “corrida” de hoje seja CONTRA o ruido/grao no resultado FINAL. Na minha opniao, a corrida na realidade eh para se ter MAIS alternativas no processo, o resultado final fica por conta da visao do fotografo (sem ruido/grao ou com ruido/grao).
Nao acho que fui claro ainda, mas no meu ver, a busca eh pelo MAIOR ISO sem ruido, por que este ISO te permite fotografar em situacoes que um sensor sem essa opcao nao te permitiria. E eh obvio que a base tem que ser limpa, sem ruido. Pense nisso: antes de vc decidir se quer ou nao um ruido/grao na foto, vc precisa CONSEGUIR tirar a foto, nao eh mesmo?