Boa tarde turma!
Thiago, conforme o Guto comentou a visão administrativa ou gestão e básica para qualquer negocio. Tem que se ter este planejamento. Vou tentar ser o mais conciso e objetivo que puder na explicação abaixo, espero que vc aproveite, pois de forma alguma quero ser arrogante e passar a impressão errada.
Tenho a fotografia como um hobby e tenho aprendido muito aqui no fórum, como podemos ver nass discuções, aqui a uma disseminação da informação de forma clara e profissional, e sim vc ta no lugar certo falando com as pessoas certas. Tentarei da a visão tecnica da gestão.
Bom…
Vc pode dividir em três pontos, depreciação, (equipamentos), custo operacional e variável ( custos de cada locação, deslocamento e estacionamento casso tenha carro, ajudantes, manutenção de equip, eletricidade, papel fotográfico, cds e etc) e por final a margem de retorno, ou seja… o quanto vc quer ter de lucro após a composição destes itens citados.
Segue raciocínio teórico:
Consideração que a partir do momento que vc pega o equipamento ele já desvaloriza pelo menos 30% se não for mais. Ou seja… la frente se vc decide que não deu certo e precisara vender os equipamentos tu perdestes dinheiro. Então vc tem que fazer a conta para achar à margem de retorno que serve para tu reinvestir em vc e em novos equipamentos, e em quanto tempo de trabalho vc ira pagar o investimento em equipamentos a conta tem que fechar, se não tu quebra.
Conta orientativa:
Equipamentos – 11.000.00 moedas (investimento)
Desloc.+ ajud+ ref+ estac – 2.000.00 moedas / 10casamentos (custo operacional) 200 moedas cada
Aluguel de escrit (se houver), manutenção, papel fotog.,cds, etc.- 1.000.00/mês ( custo variável)
1- Retorno sobre investimento e custo operacional:
Vc tem que recuperar o custo do equipamento em um determinado período vamos supor 12 meses, já tens a conta 10.000/12 =1.000/mês + 2.000.00 custo operacional+1.000.00 custo variável= 4.000.00 moedas/mês. Ou seja, para vc manter uma estrutura e amortizar seus equipamentos (pagar o investimento) precisa deste capital de giro/mês (4.000.00) moedas.
2-Margem de lucro:
Agora já sabemos quanto custa manter nosso negocio; 4.000.00 moedas/mes.
Então temos que ver quanto vale o serviço do profissional, o quanto ele acha que vale o trabalho, conhecimento aplicado e seu nome no mercado frente aos concorrentes, claro não podemos esquecer este importante detalhe, pois quanto mais experiente e com um bom portfólio mais caro e a regra do mercado, pois este cara investe continuamente nele, no negocio e na sua marca(nome), e acredite vão pagar por este profissional. Mas também haverá os que vão para os profissionais de entrada que são mais baratos, em geral com qualidade menor do serviço. Vamos continuando;
Raciocínio 1
Temos as 4.000.00 moedas (capital de giro), vc disse que poderia fazer 10 casamentos a 300.00 moedas teríamos 3.000.00 moedas. Temos a seguinte conclusão; se vc cobrar somente os 3.000.00 pelos 10 casamentos já ta perdendo 1.000.00/mês, ou seja no ano -11.000.00 moedas.
Raciocínio 2
Agora pense de forma diferente… as mesmas 4.000.00 moedas + 3.000.00 (10 casamentos) = 7.000.00 moedas/mês, e o quanto vc teria que faturar por mês para pagar os gasto, investimento e rentabilidade do negocio para valer a pena. E claro que vc pode cobrar menos por evento, isto provavelmente aumentaria seu volume de trabalho e dedicação integral o que faria vc atingir o valor que vc acha que vale a pena trabalhar. Desta forma ao final do período de doze meses vc teria pago o investimento (equips), custo mensal e teria o retorno as 3.000.00 moedas/mês.
Espero ter contribuído um pouco no entendimento.
Abs a todos e parabéns pela discussão.
Fico a disposição.