ola, sou fotografo e gostaria de saber o que os companheiros achariam de uma empresa de tratamento de imagens que trabalhasse por ftp pra todo brasil… onde vc enviasse suas fotos e recebesse sem problemas e com um preço muito barato… vcs contratariam?
Hein???
O fotógrafo faz a foto e envia por ftp para que seja tratada???
Na boa… eu não contrataria…
Há quem discorde, mas na minha opinião o tratamento de fotos faz parte do ato de fotografar tb…
E ainda tem a questão de não me agradar a foto tratada por uma outra pessoa…
Tem tratamentos que fazem parte da identidade do fotógrafo, se eu fizesse uma fotografia que fosse tratada por uma outra pessoa, jamais sentiria que a fotografia é 100% minha…
O tratamento faz parte da arte de desenhar com luz, embora ainda esteja “engatinhando” nesta maravilhosa arte, jamais iria “queimar” esta etapa…
Nego lá fora usa bastante este tipo de serviço, aqui acho que não…
CARAMBA… TEM GENTE QUE USA ISSO???
Aqui no brasil tem gente que faz as fotos e tereceiriza o tratamento. So nao sei se o envio eh via ftp. De repente pode ser.
Eu, particularmente, nao gostaria de ter uma foto tratada sem eu poder ver. Mesmo que seja outra pessoa tratando eu acho que o fotografo tem de estar perto para comandar o processo.
Existem fotos em que um simples tratamento impede de que a foto vá para lixeira… Pode ter uma composição excelente… mas peca no tratamento…
aí eu pergunto:
o Cirilo faz a foto, respeita as regras, faz a composição perfeita… mas… falta algo… aí, o Jaime Palilo trata a foto e fica fantástica…
De quem é a foto??? Cirilo ou Jaime???
Se voce tiver um bebe e sua baba troca a roupa dele, de quem eh o bebe, seu ou da baba? rsrsrsrsrs
Com fotografos nao sei se funcionaria. Mas e para o cidadao comum que tirou uma foto de deu filho e quer um tratamento melhor para poder imprimir?
Eu ri…
Eu não permitiria alguém tratando uma foto minha… Sempre que olhasse pra ela, não iria sentir que ela é minha de verdade… não te dá essa impressão??
assim, sim…
Acho que vou fazer isso. Ja fiz diversas vezes de maneira gratuita mesmo. Me pagam 10 “real” por foto e eu trato em 2 minutos! :). Vou ficar rico!
Eu concordo com vc, fica parecendo como se nao fosse sua foto. Estranho ate pensar nisso. Mas tem gente que faz sim. Vou ve se acho o video de um fotografo que passou no PEGN que teerceiriza a pos das fotos dele e posto aqui se eu achar.
Achei: http://www.youtube.com/watch?v=aK4bFqPp45o
Revendo o video percebi que eles terceirizam a parte de finalizacao do material. Acho que o tratamento das fotos nao entra nesse meio.
Tudo se resume a uma única palavra, lucro…
O cabra é um bom fotografo, mas não domina bem PP(post-processing ), então vai perder cliente
pro outro que talvez nem seja tão bom quanto ele mas tem um PP muito melhor.
Mesmo sendo o melhor fotógrafo e o melhor retoucher do mundo, vai chegar um momento
em que vai ter que começar a contratar funcionários(próprios/terceirizados) diversos, desde
do faxineiro para limpar o studio e até outros fotógrafos e retouchers…
Eu tiro uns trocados fazendo para a galera de fora…
Eu discordo da Elis e do bacanex nesse quesito em particular.
Até compreendo a incompreensão deles mas é o que o Pictus falou… O cara é bom fotógrafo mas ruim de pós. Como a fotografia digital é, não só captura, mas, também, pós, para o cara ter um resultado final TOP ele tem que terceirizar mesmo.
Lembrando que até hj, assim como desde sempre com o analógico, é muito comum os fotógrafo ter um laboratorista de sua confiança. Ele entrega os negativos e dá a orientação para a revelação. Às vezes esse casamento é tão forte que essa relação de confiança dura décadas.
Acho que nesse caso a foto é:
Fotógrafo: Cirilo
Arte/tratamento: Jaime
Produção: fulano 1
maquiagem: fulano 2
diagramação: fulana 3
Geralmente é assim comercialmente falando.
Lembro que por duas vezes fiz um site para uma grife onde as fotos do lookbook da coleção foram fotografadas no Chile e outra seção em Paris e tratadas depois pela “RONA”, empresa que presta este tipo de serviço aqui em BH. Lembro que eu recebi inclusive o dvd contendo as fotos tratadas direto pela RONA, todas em .psd com os layers em aberto (poucos foram fletados). Ai no site na parte de “créditos” coloquei como está ai em cima. Portanto não vejo o tratamento de fotos como algo exclusivo do fotografo, pois habilidade com a lente nem sempre é habilidade com o pc, e vice e versa, rsrsrs, é tudo questão de conjunto e profissionalismo.
Um grande número de fotógrafos hoje, ainda não sabem tratar suas imagens. Por isso acho válida a idéia de
procurar um profissional de tratamento de sua confiança que possa realizar esse trabalho. Isso de forma
alguma tira a autenticidade/identidade da imagem, desde que o autor especifique em quais parâmetros e até
que ponto o tratador deverá atuar para se chegar ao resultado por ele desejado.
Esse procedimento nada mais é do que o mesmo que se fazia na época do filme, quando o fotógrafo se dirigia
ao laboratório de sua confiança e o laboratorista revelava o filme de acordo com a sua vontade.
Isso, no caso dos profissionais. Os amadores eram obrigados a revelar em lojas comuns e aceitar a qualidade
imposta pelas máquinas. Hoje, pelo menos temos uma maior flexibilidade nesse processo.
Acho que as duas formas de pensar são válidas. Pelo lado comercial de uma produção, nada demais a foto ser tratada por outras pessoas. Em uma fotografia “artística”, o autor pode querer que todo processo parta da sua criatividade/habilidade. (Não é Elis? rsrs)
Fotógrafos profissionais preferem controlar o tratamento de imagens pessoalmente.