Prezados:
Aí vai a receita:
É claro que não será a mesma precisão de um comprado em loja, mas em compensação custará 3,50 reais, que é o preço de uma cópia 20X25, e resolverá 99% das situações em que é necessário um cartão para fotometrar.
Prezados:
Aí vai a receita:
É claro que não será a mesma precisão de um comprado em loja, mas em compensação custará 3,50 reais, que é o preço de uma cópia 20X25, e resolverá 99% das situações em que é necessário um cartão para fotometrar.
Ivan,
Gostei da dica.
Farei isso no proximo lote de fotos que for para o lab.
Abraço,
Fernando
Err… sempre ouvi falar do cartão mas nunca utilizei.
É bom mesmo?
Alguem pode explicar com detalhes como se usa?
Ivan… interessante… (ou eu entendi algo errado) :
O mesmo cartão cinza indicado pra fazermos o WB podemos usar pra fotometrar? Não sabia dessa.
Os tempos que passei com uma Mavica me deixaram uma boa noção de fotometragem. Bom, eu não tinha EVs incicados… mas eu tinha que enganar a câmera em muitas fotos. Por exemplo, se que quisesse uma foto mais clara qdo que o fotometro indicava no enquadramento exato que eu queria, eu primeiro fotometrava num local um pouco mais escuro (e com a mesma distancia de fonte de luz, pra não errar o foco), dai segurava o disparador na metade, enquadrava novamente o que queria e fazia a foto.
Acho que não há um modo correto único de utilizar o cartão. Tem que brincar com ele pra aprender a “despistar” o fotômetro da camera.
é… mais ou menos isso…
Não, Xiru. O cartão cinza é usado para fotometrar, e o cartão branco para WB.
Sim, nas digitais “vemos a fotometria”, e dá para fotometrar assim como você diz. Nem em todas, contudo. Não nas DSLRs, não nas Fujis s5xxx ou s7xxx, pois essas têm fotômetro tipo ponteirinho.
Também nas rangefinders cujo fotômetro é ambiental, e não pontual, dá-se o mesmo.
Para essas é importante haver uma cor referência para a fotometria, do contrário os contrastes enganam a cãmera.
Ivan
Em teoria isso é altamente impreciso, primeiro que normalmente você não sabe se a câmera está setada pra cinza 12%, cinza 13% cinza 15% ou cinza 18% (todas essas opções são viáveis sendo que o 13% é tão comum quanto o 18%), se isso acontecer você pode achar até 1/2 de subexposição ao considerar um dado cartão como cinza, mas se o equipamento de impressão estiver corretamente calibrado podemos conseguir uma boa impressão (até bem precisa) ao mandarmos imprimir uma superfície com o seguinte código RGB: 124.124.124 em padrão sRGB em papel fotográfico fosco fosco da Fuji teremos uma aproximação do 18%, porque além do tom do cinza temos ainda o nível de reflexão que é muito relevante e é impossível reproduzir com perfeição o cartão Kodak de forma caseira, o 18% do cinza central refere-se ao nível de reflexão (por isso que não é cinza 50% uma vez que está no centro da escala de cinza ehehhe), para obter um certo nível de relfexão é importante que não só o tom como o tipo de papel usado tbm esteja perfeito…
Para quem tiver itneresse aqui tem a escala Kodak aferida para sRGB.
http://img381.imageshack.us/img381/4602/q13cgi6og.jpg
Para quem tiver interesse em fazer um cartão cinza basta copiar essa imagem e mandar imprimir em papel fotográfico fosco em uma loja com minilab calibrado, sem alterar em nada a configuração:
http://img381.imageshack.us/img381/7328/gray7yi.jpg
Esta receita de cartão cinza foi obtida em um teste comparando os níveis de reflexão do cartão da Delta com uma escala impressa em papel fosco da Fuji em minilab frontier usando o fotômetro Minolta IV em modo Spot como instrumento de medição na comparação.
Ivan o cartão cinza pode ser usado para W/B tbm, isso depende da câmera, o tipo de cartão que poderá ser usado estará discriminado no manual da câmera, a Fuji S3 por exemplo só faz balanço de branco em cartão cinza, existem câmeras que fazem em ambos e câmeras que fazem apenas no branco.
Leo:
Sei que é impreciso, mas acredite que se voc~e está numa estrada com uma Kiev com fotômetro de selênio externo, vai dar graças a Deus se tiver um cartão tabajara desses -risos.
É claro que não é perfeito. Só que já é um grande adianto.
124 é um número basttante razoável, pelo que tenho experimentado.
Ivan
Bem, qual a vantagem de fotometrar com o cartão cinza nas digitais?
Bom, no caso a maior vantagem de usar um cartão cinza 18% é que vc terá um tom semelhante ao tom de um gramado verde e poderá saturar uma imagem próximo ao que seria o verde dos gramados.
Ivan 124 é o valor experimentado para sRGB, mas em RGB 1.8 esse valor seria 115 e por ai vai, cada espaço de cores tem um ponto de cinza 18%.
:heat: é, ta começando a ficar um pouco mais facil.
Meu manual da F717 não ta aqui, mas já to baixando do sony.jp pra dar uma olhada. Mas já fiz WB nela em branco e em cinza, e o resultado do cinza me pareceu mais “natural”. Esses tempos também coloquei um plastico avermelhado na frente da fonte de luz, bem próximo à parece branca, e “balanceei” na parece, que tava vermelha. O resultado, que não é nenhuma novidade, foram fotos bem esverdeadas.
Bom… dai já não tamo mais falando de cinza né… :doh:
Legal a experiência Xiru.
Já que vc fugiu do assunto, hehehe, certa vez eu estava fotografando com luz halogena e ajustei o WB com o auxílio de uma folha branca.
Só que a sombra que estava sendo parcialmente preenchida pelo flash puxou muito para o azul. Tive que usar um dos WB pre-definidos da própria camera.
Será que rola comprar uns papeis celofanes e usar de filtro? (coisa de pobre)
Fiz um cartão cinza 18% Tabajara mandando copiar um arquivo de 20X25 totalmente cinza. Todos os testes de fotometria com ele resultaram excelentes. Dá certo.
Usei os valores sugeridos pelo Leo, isto é 124, 124, 124 em sRGB. Cópia em papel mate Agfa.
Em teoria isso é altamente impreciso, primeiro que normalmente você não sabe se a câmera está setada pra cinza 12%, cinza 13% cinza 15% ou cinza 18% (todas essas opções são viáveis sendo que o 13% é tão comum quanto o 18%)Mas Léo... Se a câmera estiver calibrada para cinza em 13%, o cartão cinza de referência [b]para ela[/b] não deveria ser de 13% também???? Me parece que fazer a foto como o Ivan sugeriu vai ser sempre uma boa opção (tabajara, mas boa). Alguma coisa errada no meu raciocínio?
s!
Vinny.
Olha na verdade fotômetros de luz refletida não possuem calibragem baseada em cinza, eles apresentam a exposição REAL para colocar o objetivo mensurado exatamente em cima da quantidade de luz necessária para sensibilizar corretamente a mídia em seu máximo ponto de saturação, então se você apontar para um gramado de cinza 18% ele lhe dará a quantidade de luz que está sendo refletida por esse gramado para que você consiga expor o gramado em 0EV sua mídia.
Se você apontar para uma blusa branca ele lhe dará a quantidade de luz para que você possa expor em 0EV essa blusa branca, o 0EV só corresponderia ao cinza 18% em uma câmera com latitude simétrica, o que não ocorre em nenhuma das mídia que conheço, é impossível prever qual cinza que um dado fotômetro de luz refletida está representando pois isso depende diretamente da sensibilidade da mídia.
No caso os fotômetros que possuem calibragem de cinza são os de luz incidente, pois eles precisam representar um dado reflexo para garantir a exposição.
É importante entender que o fotômetro de luz refletida sempre lerá a quantidade real refletida por um dado objeto e quem define que cinza ele está lendo é exclusivamente o objeto para o qual ele está apontado, sua calibragem gera como resultado sempre 0EV entregue para mídia.
Essa é na verdade a grande utilidade do cartão cinza, garantir cinza 18% para um fotômetro de luz refletida, e esse é inclusive um dos motivos pelos quais os fotômetros de luz incidente são tão utilizados, porque eles garantem exposições para um dado tom de cinza refletido.
Ate hj as vezes apanho em fotometrar.
O verde do gramado vcs falaram que é o Cinza 18%
E o Azul do ceu ? Ou as nuvens ?
As vezes eu bato umas foto de paisagens, mas o azul do céu nao fica bacana…
Em teoria o verde do gramado é próximo do cinza 18%
Caracass!!!
Fiquei totalmente atordoado :boos2: com essa discussão. De que forma e em que ocasiões (praticamente falando) usam a fotometria usando o cartão cinza.
Favor postar didaticamente sou completamente leigo no assunto, mais inteligente suficiente para aprender com os grandes fotografos do forum.
Obrigado!!!
Roberto
De que forma e em que ocasiões (praticamente falando) usam a fotometria usando o cartão cinza.Voce pode usar sempre em todas as fotos. Mas como isto acaba sendo meio trabalhoso use naquelas em que seja mais difícil acertar a fotometria, como contra-luz, fotos na neve ou semelhantes. Dê uma procura no fórum por fotometria e exposição, tem muita coisa.
Oi! Obrigado pela resposta em prontidão.
Poderia disponiblizar links sobre fotometria e principalmente sobre cartão cinza.
Beto
Ainda sobre o uso desses cartões.
No manual da A610 diz que tem que ser um cartão branco pra fazer o white balance customizado. “pegar uma folha branca”. O fato de usar o cinza muda o quê?
Mas a questão é, eu tenho que usar o cartão em cada foto que vou tirar pois dependendo da luz a configuração muda, correto? Mas a medição tem que ser feita com o cartão próximo a câmera? perto do assunto? tanto faz?
Esse dúvida ainda não consegui tirar, pois tem no texto do ivan pra ser de acordo com a luz, mas se eu pegar na sombra próximo da câmera ou um pouco mais distante, perto do assunto, a iluminação pode variar ou eu talvez nem consigo enquadar todo o cartão.
Não sei se me fiz entender :denken: