Conforme o Leo Terra sugeriu, segue um breve artigo mostrando o rebatedor de flash para câmeras compactas que fiz (usando material reciclado, pra ficar mais ecológico hehehe)
Primeiro o problema: detesto fotos ambientes internos (principalmente à noite) com flash. Acho muito feio o resultado da luz frontal.
Minha solução era simplesmente desliga o flash e, aproveitando somente a luz ambiente, segurar firme a câmera e torcer pra ninguém se mexer. O resultado me agradava bastante.
Mas nesse reveillon, com a estréia da minha câmera digital, sai clicando feito um louco, sem poses, e o resultado foi desastroso. Muitas cenas ótimas se perderam porque ficaram borradas. Quando as pessoas não estão fazendo pose pra foto, elas se mexem (naturalmente), só que a velocidade do obturador era muito lenta pra congelar o movimento. Analisando a regulagem da câmera, indicava um F=2 e uma velocidade de 1/8 segundos.
Para poder capturar as cenas com movimentos leves teria que usar o flash.
Conversando com um amigo sobre essa minha dificuldade, ele disse que é um problema difícil mesmo de lidar, e que muitos profissionais usavam um rebatedor no flash, jogando a luz para cima, no teto.
Fiquei pensando, e consegui um jeito de fazer isso com o flash imbutido das cameras compactas.
Segue um passo a passo de como fazer.
Primeiro fiz um molde com papel sulfite, porque é bem mais fácil de manipular do que papelão que usei no rebatedor final.
Quando consegui um modelo que se encaixasse na minha câmera e que fixa-se com facilidade, parti para reproduzi-lo com papelão. Usei uma caixa de leite longa vida (TetraPak) pela rigidez e para poder me aproveitar do acabamento interno de aluminio.
Depois de recortado e dobrado (me lembrei dos tempos de criança com a revista Recreio e seus moldes pra recortar e colar) ficou dessa forma:
Colado na câmera com fita crepe. As imagens estão horríveis porque tive muita dificuldade de foco, tive que usar 2 espelhos para conseguir tirar fotos laterais usando a própria câmera. Mas é o suficiente pra ilustrar o artigo:
O resultado comparando foto sem flash (repare no vulto embaixo a direita - foi o cachorro passando andando - que ilustra bem o problema de fotos sem flash):
Foto com flash normal:
E usando o rebatedor no flash:
Fiquei muito satisfeito com o resultado, e agora tenho a certeza de que não vou mais perder as cenas com um pouco mais de movimento por falta do flash, nem terei que conviver com a iluminação dura e artificial do flash direto e frontal.