Olá pessoal.
É de conhecimento comum que é impossível tirar fotos macro em wide com câmeras que tenham flash popup, por causa do tamanho das lentes.
Então seguindo a idéia desse , resolvi tentar fazer meu próprio difusor macro.
Bom, vamos aos resultados:
Luz ambiente (que nem sempre está disponível em quantidade suficiente, essa foto mesmo foi tirada a 1/3.2, numa câmera sem estabilizador essa velocidade é impossível sem apoio)
Flash normal (dá para ver claramente a sombra do flash e o estouro do assunto)
Com difusor (melhorou bastante, essa luz no fundo “vazou” por uma fresta entre a lente e o difusor, mas como era só um teste eu nem liguei)
E agora o kit:
Basicamente é uma folha de sulfite com um buraco no meio do tamanho da lente, e uma linha de costura para segurar a folha e permitir controlar o ângulo.
Visão frontal
Visão lateral
Visão traseira
Detalhe do “ajuste TTL do ângulo de inclinação” (TTL porque está amarrado na sapata =p)
http://img401.imageshack.us/img401/91/img7867sdh2.jpg
E do flash disparando, que aliás nunca imaginei que desse tanto trabalho conseguir. Não tem nenhuma edição aí, mas levei umas boas 10 tentativas para conseguir um resultado satisfatório.
Conclusão:
Dá para conseguir resultados bem satisfatórios, sem uso de nenhum equipamento especial, nem mesmo flash externo.
Esses dias estava testando e uma outra forma legal de conseguir iluminação para macro foi usar uma “fonte de iluminação difusa com controle de intensidade e cor”, também conhecida como tela LCD do Playstation portátil. O bom é que ela é grande, e permite variar a cor, dando uns efeitos bem legais.
Bom, é isso. Qualquer dúvida estou à disposição.
Abraços,
Ricardo