Continuando com os improvisos, posto aqui fotos da lente para macro que eu fiz para minha Canon A510.
Usei um rolo de durex, um pote de Toddy, tesoura, papelão, uma faca quente e claro, uma lupa (75mm).
1- Cortei com a faca quente o fundo do pote de toddy e colei nele, com durex, a lupa (já com o cabo cortado).
2- Com um pouco de papelão fiz um tubo que se encaixasse na lente da câmera. Se você encontrar um pote de remédio do tamanho exato é até melhor.
3- Cortei o pote de achocolatado de um tamanho que não aparecesse as bordas na imagem.
4- Adaptei o pote de toddy ao tupo de papelão para encaixar na lente, tudo usando durex.
Pronto, agora é só tirar fotos bem de perto! A Canon A510 possui macro de 5cm e com a lente tiro há uma distância equivalente a cerca de 2 ou 3 cm.
- Tome cuidado com a distância entre a lupa e a lente da câmera, que deve ser a menor possível, dando margem para o movimento do zoom. (minha câmera, por exemplo, teve desempenho máximo nas fotos com macro e zoom de 4x.
Aqui vão fotos do primeiro teste da lente:
1- Apenas o macro da câmera:
2- Macro + Lente tabajara
3- Macro + Zoom 4x + Lente tabajara:
Não fiz crop em nenhuma das imagens!
Chamo denovo a sua atenção para a distância entre o macro e a lupa!! Eu deixei a distância grande demais e acabei tendo um resultado pior do que quando apenas segurava a lupa junto à lente e por isso vou ter que fazer ajustes em minha gambiarra.
Em breve posto fotos da lente melhorada (inclusive na aparência) e da mesma acoplada à câmera.
Faça a sua e poste aqui as fotos! :thmbup: