Um grande marco da Canon? EF-M 32mm F/1.4 STM

Há um tempo está rolando rumores de uma EF-M 32mm f/1.4 STM para o sistema EOS M da Canon.
Bom, agora os rumores estão praticamente confirmados e o anuncio está bem próximo.

Não cheguei a dar muita bola pra esse lançamento, mas acabei de perceber que ele pode ser um grande marco da Canon.
O mount EF-M está recebendo algo que a Canon não fez em 14 anos no mount EF-S.
Não existem lentes EF-S mais rápidas do que f/2.8. Quando notei isso percebi o quão significante pode ser essa lente f/1.4 para APS-C.

Outro detalhe interessante é que até então todas as fixas para o APS-C da Canon, EF-S ou EF-M, são lentes macro ou pancakes. Essa será a primeira fixa “normal” e rápida para o sistema.

E o preço provavelmente vai ser bem em conta. A lente STM mais cara atualmente é a 24-105 IS STM, que é para FF, e que gira em torno de $600.
O pessoal está esperando algo em torno de $350 por essa 32mm f/1.4, similar a 50mm f/1.4, a única lente f/1.4 da Canon que não é uma L e custa menos de $1000.

O que acham desse lançamento? Pode ser o início de uma “fujificação” do APS-C da Canon?

Tomara. Concorrência é sempre bom pra todo mundo.

Que venha logo uma boa 18mm, pra ver se a Fuji se coça em atualizar a dela. Não que seja ruim (é a que eu mais uso), mas é aquém da maioria.

Pois é, com a 22mm f/2 da quase pra montar um ser de fixas nativo.

Só precisa de uma 15mm f/2 e uma 50mm f/1.4.

Eu acho interessante e pra mim mostra certo comprometimento com a linha. Não sei quais os planos futuros da Canon pós mirrorless FF, mas espero que não abandonem a M.

Acho que não devem abandonar.
As M conquistaram um grande público no mercado oriental.
Na minha opinião essa 32mm é um reflexo disso.

Também acho que não abandonarão. Mas é que vi gente apostando nisso.

Assim como tem gente que aposta que um dia, num futuro distante, as Rebel serão substituídas pelas M.

Quando o EVF ganhar produção em escala e ficar mais barato que o combo espelho + OVF.

Tá aí uma coisa que a Canon me surpreendeu. Apesar dos primeiros modelos não serem essa maravilha a marca continuou firme com o sistema e veio evoluindo. Eu quase comprei uma M100 porque tem uma imagem muito boa para o tamanho e agora com o Dual Pixel ficou uma delícia de usar.
E também tem outra coisa, a EOS M é a Mirrorless mais vendida do mundo (ou Japão!?).

Depois que arqui rival lançou a sua logo logo a Canon aparece com a dela (dizem ser próximo mês).

Cara, para mim seria um sonho. Eu compraria sem sombras de dúvidas, até porque 50mm é minha distância focal preferida em FF. :wub:

Cumprimentos.

Exatamente. Quando a gente fala que o DLSR vai acabar, a primeira coisa é que não vai acabar de fato, assim como passeio de carruagem não acabou. E vai diminuir bastante porque os EVFs vão, em algum momento, ficar tão bons e baratos que a diferença vai deixar de compensar.

O mesmo já se observa em painéis de carros: cada vez mais usam uma tela LCD ao invés do típico painel de instrumentos com ponteiros.

pra que manter espelho em uma câmera EVF? se até o shutter é mecânico nas ML? :ponder:

como você disse a guerra do conta gotas está começando… :snack:

Eu acho que o EOS M vai morrer, ou então eles vão ficar pior que a Sony, cheios de mounts e câmeras desconexas.

Um monte de lente adaptada.

Mas a Canon vai ficar só com 02, ML FF e ML Apsc :assobi:

E a coisa fica ainda pior quando o profissional (ou mesmo amador) precisa usar lentes “Tilt and Shift” (Canon TS Lenses) ou “Perspective Correction” (Nikkor PC / PC-E Lenses). Fora da Canikon, este tipo de lente praticamente não existe :no:

Quem usa? Fotógrafos que trabalham com fotografia de produtos, arquitetura e interiores, paisagem urbana e “Fine Art”, só para citar alguns!

E de se esperar agora que, com os novos mounts, Canikon e Fuji (GFX) lancem este tipo de lentes, além de outras especializadas (macros de 180-200mm, por exemplo). Até lá, é usar os adaptadores disponíveis…

Nota: Quanto a uma grande angular “fixa”, a Nikon tem uma no roadmap de lentes Nikkor S-Line. Trata-se da 20mm f/1.8. Se o roadmap for cumprido, teremos esta lente disponível já no próximo ano, juntamente com uma 85mm f/1.8, a 24-70mm f/2.8, a 70-200mm f/2.8 e uma 11-30mm f/4.

Voltando à grande angular, penso que 20mm é uma distância focal interessante, mas não sei se seria uma distância focal ideal para a maioria. A Fuji tem, para a família GFX a GF 23mm f/4 (equivalente a 18mm no FF) e para o X-Mount, tem a XF 14mm f/2.8. (equivalente a 21mm no FF).

iphone é americano… não cola no oriente…

Você não entendeu… eu quis dizer que vão usar Android… :sunglasses:

:hysterical: :hysterical: :hysterical: