Olha, Alfredo. Normalmente esse pessoal tem um baita equipamento em mãos e não sabe fazer nada além do trivial. Notei até que alguns laboratórios pequenos (mas com bom equipamento) com Noritsu nem sabiam direito o que cobrar por esse serviço.
O tempo que consome do equipamento eu acredito que não deva ser maior do que o de ampliar e imprimir fotos impressas, mas é bom alguém que já tenha tido contato com esse equipamento confirme isso.
Acho que nos posts anteriores eu tinha dito que era R$8,00 por 36poses/6MP. Na verdade, é 36poses/3MP. Ainda em 3MP eu acho muito bom, pois eles entregam os negativos também. Assim, quando você quiser fazer uma grande ampliação, é só levar o negativo (claro, levando em conta que você não faz questão de editar as imagens). Em 6MP se eu não me engano é R$15,00.
Quanto a não caberem 72 poses em um cd é um absurdo. Para isso, as fotos (6MP) teriam que estar praticamente em RAW, quase 10MB por foto. Com JPEG é impossível ocupar tanto espaço, a não ser usando compressão mínima, praticamente um BMP. Como aqui em Porto Alegre o preço para colocar em 1 ou 2 cds é o mesmo, eu até deixo gravarem em cds separados, pra não confundir mais o processo que eles não dominam muito.
Pra mim isso é coisa de funcionário incompetente que tem medo de ter que aprender algo novo. Não tem o que inventar, o processo deve ser mais simples do que fazer ampliações impressas. O Minilab deve fazer tudo sozinho, deve ser só questão de configurar direito o software que opera a máquina…
Agora, acho que o valor para 7,5MP até está condizente com o mercado, ainda que eu preferisse um formato menor. Se eu fosse preparar uma exposição ou algo do tipo, mandaria escanear em uns 7,5MP 16bits/canal, mas deve custar o olho da cara.