A algum tempo venho tentando escrever sobre a relação entre fotografia e arte no meu blog, mas a verdade é que essa tarefa não está sendo nada simples.
Eu gostaria de saber dos amigos aqui do fórum o que uma fotografia precisa ter para ser considerada arte.
Quais são as características necessárias para um fotógrafo ser considerado artista? Todo fotógrafo é um artista ou apenas uma pequena parcela dos fotógrafos se encaixa nesse perfil?
Vejo que existe muita contradição nesse mundo fotográfico:
Por um lado se fala que equipamento não é importante, mas por outro lado, o que alimenta os fóruns de fotografia são justamente as análises de equipamentos e de como utilizá-los da maneira adequada. Muito se fala que a foto deve transmitir um sentimento, mas o máximo que se fala é em técnicas e dicas de composição que nos auxiliam a transmitir um deleite visual.
Também já ouvi discursos a favor da adoção dos avanços da tecnologia (celulares, drones, câmeras como a nova Lytro Illum, que capturam campos de luz e permitem fazer o foco posteriormente, etc) a favor do fotógrafo, mas por outro lado, algumas questões - como “olhar do fotógrafo”, ou que uma boa foto não é aquela que já sai “pronta” na câmera, que um bom fotógrafo consegue fazer boas fotos com qualquer equipamento - parecem estar sendo postas em cheque.
Eu tenho algumas opiniões sobre o assunto, mas acho que essa é uma questão que vale à pena ser discutida com o máximo de gente possível.
E então, qual é a opinião de vocês sobre o assunto?