Recebi esta mensagem de meu irmão, na lista de nossa família. Não sei qual seria a sala mais indicada, então peço aos Srs. Moderadores que corrijam, se necessário.
É que o assunto causa muita tristeza…
Abaixo, cópia de uma carta que com muito pesar enviei hoje às lojas RETES, de quem fui cliente por coisa de uns cinquenta anos.
Mano
“Na verdade, o título é “reclamação”, mas o seu site não prevê isto.
Sou cliente da RETES há muitas décadas, desde o tempo em que o Sr. Hervê Retes, de quem tive o prazer de ser colega no Foto Clube de Minas Gerais, ficava na sua loja no centro da cidade atendendo os clientes.
Durante todo este tempo lá comprei filmes, mandei revelar e copiar, recomendei a loja a meus conhecidos.
Há dias, mandei revelar, na loja do BH Shopping, algumas fotografias que tirei no batizado do mais novo de meus netos. Eram dois filmes 135mm de 36 poses cada um. Pedi duas cópias de cada fotografia. Ao deixar o filme na loja fui informado que deveria deixar o serviço pago, no valor de 2 revelações e 144 cópias. Ponderei com a atendente que em um dos filmes tinha exposto apenas 22 negativos, uma vez que estava com pressa de ver as fotografias, então não deveria pagar adiantado um valor que seria superior ao serviço que a RETES efetivamente faria. A atendente me informou que não haveria problema, se o número de cópias fosse menor a loja faria o reembolso correspondente. Deixei então pagas as duas revelações e as 144 cópias.
Hoje (04 de agosto) voltei ao BH Shopping para apanhar as fotografias, e recebi os dois envelopes fechados, Ao pedir o reembolso, a atendente me respondeu que não haveria reembolso, pois “todas as fotos tinham saído”. Expliquei a ela que não haveria 36 fotos, ou 72 cópias, no segundo filme. A atendente abriu o envelope, verificou que realmente não havia, mas me disse que não poderia dar nenhum reembolso pois o reembolso só era conecdido no caso da loja ter “velado os filmes”.
Ante minha observação de que o preço tinha sido calculado em função de duas revelações e de 144 cópias, e que o serviço executado não tinha sido este, limitou-se a dizer que “a política da loja era esta”.
Pedi para falar com o gerente, tive que esperar uma hora e meia para que ele (no caso ela) retornasse do almoço. A gerente disse a mesma coisa, e aduziu que a política da loja tinha sido mudada há três meses porque “muita gente não ia buscar as fotos e a loja ficava no prejuizo”, ao que eu respondi que isso era problema da RETES” e que a solução encontrada (pagamento adiantado) não isentava a loja de devolver o valor pago por um trabalho não realizado, ao que ela respondeu que isso foi problema “da atendente que não me tinha informado direito”. Eu disse a ela que, com mais razão, o problema não era meu, mas da loja. A gerente foi irredutível e disse que era “uma política da loja que ela não podia mudar”. Eu lhe pedi que comunicasse o problema aos donos da loja, e ela disse que o faria mas que “achava que não ia adiantar nada”.
Ante isso, peguei as minhas fotos, apenas porque eram do batizado do meu neto e portanto importantes para mim, e vim embora.
Levo este fato ao conhecimento dos senhores não por causa do custo das 24 ou 30 cópias que paguei e não recebi, embora isso configure um direito meu. É porque eu, que sempre recomendei a loja aos meus conhecidos, quando for perguntado agora vou ter que responder que a política adotada pela loja é burra e ainda por cima desonesta, e que a reputação de correção e bons serviços que o velho Hervê Retes tanto lutou para consolidar no mercado já não vale mais nada, e que quem me perguntar que faça como eu, que, com muito pesar, nunca mais voltarei a entrar numa loja da RETES depois de ter sido seu cliente por uns bons cinquenta anos."