Esses dias saí com um amigo para fotografar sem compromisso, cada um com seu equipamento, setamos o modo manual e começamos a tirar fotos aleatoriamente. Percebi que eu tinha mais velocidade do que ele em fotometrar e bater as fotos, foi quando ele me perguntou como diabos eu conseguia fazer isso rapidamente, como se estivesse no modo automático. Nisso lembrei de uma dica que um amigo me deu beeem no início da carreira, que incorporei e acabei levando comigo sempre, e resolvo compartilhar:
1) Basicamente na fotografia temos 03 preocupações: Velocidade - Abertura do Diafragma - ISO:
Claro que não é regra, e nem quero que tomem isso como regra, mas fotometrar no ZERO é quase sempre o porto seguro de todas as fotos, principalmente para iniciantes que não tem noção de pós processamento ou etc. Uma foto bem fotometrada pode ser muito melhor trabalhada, ou as vezes nem precisa ser trabalhada.
2) Defina o que deseja:
Essa é a etapa MAIS IMPORTANTE da minha dica. Chegue no lugar e se pergunte: O que ficaria melhor aqui? Congelar o movimento? Desfocar o fundo? Talvez ambos? Sabendo o que você quer, você saberá de antemão o que configurar, por exemplo: Vou tirar retratos de várias pessoas e quero o fundo desfocado!
Configuração mediana para isso: Abertura em 2.8, Velocidade do obturador: 80, ISO: 250.
3) A DICA EM SI:
Aqui é de onde vem a minha super velocidade em configuração, pois já defini a configuração e sei que preciso congelar os movimentos e manter o fundo desfocado, então o que eu faço? Para fotometrar uso apenas o ISO! Não me importa se ficou um pouco subexposta ou mais exposta. Apenas vou mudando o enquadramento e regulando o iso e esqueço as 2 configurações.
Logo, das 03 opções para fotometrar, elimine 02 e trabalhe apenas com 01! Você terá muito mais velocidade. No caso acima, que só me restou o ISO para trabalhar, eu geralmente tenho como marco inicial ISO 400, pois aí tenho margem para diminuir ou aumentar um pouco. NUNCA PASSO DE ISO 1600, pois particularmente não gosto muito de ruídos, mas as vezes sempre rola.
É isso aí amigos, da próxima vez ao invés de a cada clique apertar mil botões para configurar tudo como via meu amigo fazer, definam uma configuração básica e só trabalhe com 01 configuração possível: abertura, velocidade ou iso. O ganho de performance será absurdo, e não se preocupem tanto assim com a exposição, passando meio ponto a mais ou a menos não vai estragar a beleza de seu trabalho, e você pode dar uma eventual corrigida depois se entender de pós processamento.
Lembrando sempre que isso não é regra e não se aplica em todos os momentos, mas digamos que em 80% da minha vida resolve perfeitamente!
Nada na fotografia deve ser considerado regra!