A pergunta pode parecer meio besta, é sobre o processo de criação. Fiquei curiosa para saber como isso funciona com os fotógrafos.
Já ouvi escritores falarem sobre fases da vida em que nada produziram, por um motivo ou por outro. Já vi também compositores afirmarem que só fazem música se estiverem num determinado “estado de espírito”, uns dizem que quando estão tristes e melancólicos produzem mais, outros dizem o inverso.
Pois então como é que isso funciona na fotografia?
Além disso, tem a questão profissional, quem vive de fotografia, não pode se dar ao luxo de dizer ao cliente: “- Olhe, hoje, eu não poderei fotografar o aniversário de 15 anos da sua filha e, por isso, não honrarei o contrato, pois acordei triste pra burro, minha mulher me veio com aquela história, sabe aquela história da música ‘Tenho asas meu amor, preciso abri-las. Ao seu lado, nao sou muito criativa…’. Pois então, isso me deixou mal pra caramba, então resolvi fazer como o amigo, ‘tomar uma providência, pra começar lá no bar do Seu José. Para ver se exorciso este domingo, céu nublado e esta mala que não larga do meu pé’”.
Brincadeiras à parte, como isso funciona na fotografia? Nunca li nem vi nenhum fotógrafo falando diretamente do assunto.