Uma tomada de decisão...

A situação é essa: Um dia desses aí, indo pra faculdade, o onibus passou por um trecho onde teve um acidente.
Um carro fez o retorno em local proibido e deu-lhe em outro que ia fazer o retorno de forma correta. Ambos ficaram bem amassados.
Haviam reporteres de jornais locais. Um fotojornalista me chamou a atenção: ele estava fazendo fotos normais, como vemos muitas das vezes.
Reparei que o carro do jornal onde ele trabalha estava ao lado da placa que indicava o retorno proibido.
Então pensei: ele bem que podia subir no carro e fazer a foto da seguinte forma: colocar a placa junto dos carros batidos
Exemplo: (fiz isso bem rápido com algumas imagens coletadas pelo google, só p/ vcs terem uma idéia)

Ele tinha uma digital.
Digamos que voces estivessem no lugar dele e fossem fazer a foto desse jeito. Sendo que:

1. vocês teriam uma camera de filme.
  2. com apenas uma foto (a ultima).
  3. vocês não poderiam contar com ajuda posterior de um programa de edição de imagens.

Vocês deixariam toda a cena em foco?
Exemplo:

Vocês deixariam a placa desfocada (com os carros focados)?

Ou deixariam os carros desfocados (com a placa focada)?

Depois de optar pela resposta eu gostaria de saber porque escolheram esta.
Lembrem-se:

1. vocês teriam uma camera de filme.
  2. com apenas uma foto (a ultima).
  3. vocês não poderiam contar com ajuda posterior de um programa de edição de imagens.

Pensando no fotojornalismo, sem dúvida eu deixaria tudo em foco. Acho que a junção da placa com os carros batidos ao fundo já “dá” toda a notícia. :wink:

Tudo em foco, o interessante seria pegar um ângulo que realçasse bem a placa.

Pensando no fotojornalismo, sem dúvida eu deixaria tudo em foco. Acho que a junção da placa com os carros batidos ao fundo já "dá" toda a notícia. ;)
Também concordo com o Bruno. Acho que de modo geral, o fotojornalismo utiliza fotos o mais "cruas" possíveis. Acho que o objetivo é menos artístico e mais informativo mesmo. Então, deixaria tudo focalizado.

abraços! :thmbup:

Pensando no fotojornalismo, sem dúvida eu deixaria tudo em foco. Acho que a junção da placa com os carros batidos ao fundo já "dá" toda a notícia. ;)
Também concordo com o Bruno. Acho que de modo geral, o fotojornalismo utiliza fotos o mais "cruas" possíveis. Acho que o objetivo é menos artístico e mais informativo mesmo. Então, deixaria tudo focalizado.

abraços! :thmbup:

Sem sombra de dúvidas.

Deixando a placa desfocada e os carros em foco fica uma linguagem muito interessante como se tivesse dizendo “quando vc não vê direito a placa o resultado é esse”. Já que não daria pra ver nitidamente a placa e ver o resultado (batida).

:smiley:

Concordo com o Leandro, daria uma boa imagem e idéia de falta de atenção ao se desfocar a placa. Poderia ser um pequeno desfoque apenas.

Concordo com o Leonardo.

Acredito que o carro batido era o objeto da reportagem fotográfica. A placa poderia enriquecer a composição.

Mesmo pq, se fosse a noite, para se ter mais prof. de campo o cara precisaria usar uma abertura pequena o que lhe exigiria luz.

Acredito que deixando os veículos focados, atenderia o objetivo da reportagem que seria falar da batida.

Abraço,
Fernando

Deixando a placa desfocada e os carros em foco fica uma linguagem muito interessante como se tivesse dizendo "quando vc não vê direito a placa o resultado é esse". Já que não daria pra ver nitidamente a placa e ver o resultado (batida).

Acho que isso cairia melhor para uma campanha. Seguida da frase, lógico.

Se o caso é de fotojornalismo, deixar tudo focado enriqueceria a composição e a mensagem era passada de forma mais fácil…

Deixando a placa desfocada e os carros em foco fica uma linguagem muito interessante como se tivesse dizendo "quando vc não vê direito a placa o resultado é esse". Já que não daria pra ver nitidamente a placa e ver o resultado (batida).

Acho que isso cairia melhor para uma campanha. Seguida da frase, lógico.

Se o caso é de fotojornalismo, deixar tudo focado enriqueceria a composição e a mensagem era passada de forma mais fácil…

:thmbup:

Eu também deixaria a placa meio desfocada. Ficaria uma foto muito mais criativa, mesmo se tratando de fotojornalismo.
Abraços
Nelson

Concordo com o Bruno.

Na minha opinião, quando falamos de fotojornalismo é importante deixar toda a cena em foco. Pois é tão importante mostrar a placa, e a batida como um exemplo ruim. Se deixasse um dos dois em foco, poderia enfatizá-lo, porém acho que a maior ênfase seria obtida quando deixamos o conjunto em foco: Tanto a placa, como os carros que colidiram. Isso mostraria um real problema causado pela imprudência!

Abraços!

Concordo com o Leonardo.
Vc se acostuma :doh:

:nono: :laughing:

Na minha opinião, quando falamos de fotojornalismo é importante deixar toda a cena em foco.
Isso é regra. Logo tem uma excessão.

Uma das coisas que mais me desagrada em fotojornalismo é essa padronização e falta de inovação. Claro que não digo sair fazendo composições, iluminação criativa, etc em todas as fotos com fins jornalisticos. Mas eu sempre acho legal fugir do padrão que eu diria até que chega a ser um tanto quanto “point&shot”.

Deixaria a placa em foco e os carros desfocados. Isso mais que qualquer coisa transmitiria a importância da placa. Ma verdade são três narrativas diferentes.

Tudo em foco é uma narrativa plana, onde o observador fará as correlações. É uma abordagem documental.

Foco nos carros é uma abordagem no fato. O fato é retratado perfeitamente, a placa desfocada é comentário.

Foco na plava e carros desfocados tem para mim a atração de não fazer exatamente da batida o assunto -eu não gosto de fotografar coisas assim- e fazer da inalização o foco deixando como um resultado meio genérico a batida mesma.

Interessante tópcio.

Penso semelhante Ivan,
Eu deixaria a placa em foco e o carro desfocado
Motivo: as pessoas tem que prestar atenção nas placas! Aquele acidente ocorreu por falta de atenção.
Não julgo necessário mostrar o que aconteceu com o carro e as pessoas.
Todos sabem o risco do alcool, do cigarro, das drogas e nem por isso largam. Tratamento de choque dá certo em alguns casos, outros não.
Resumindo: todos sabem do risco!
Então o interessante pra mim seria mostrar:

• Olha, isso aconteceu porque ele estava alcoolizado!
  • Olha, isso aconteceu porque ele estava correndo!
  • Olha, isso aconteceu porque ele não obedeceu a sinalização…

Claro que em certos casos outros metodos serao melhores!
Mas vai de nós termos esse discernimento =p

Deixaria o foco na placa =]

Deixaria o foco na placa =]
Idem.

Mesmo com os carros desfocados, daria para ver pela posição deles que tinham batido, e outra, o foco seria a proibição na conversão…

O problema é que muitos jornais não gostam desse tipo de linguagem, preferem o feijão com arroz, ou neste caso a cena toda focada.

Abraço…

Deixaria a placa em foco e os carros desfocados. Isso mais que qualquer coisa transmitiria a importância da placa. Ma verdade são três narrativas diferentes.

Tudo em foco é uma narrativa plana, onde o observador fará as correlações. É uma abordagem documental.

Foco nos carros é uma abordagem no fato. O fato é retratado perfeitamente, a placa desfocada é comentário.

Foco na plava e carros desfocados tem para mim a atração de não fazer exatamente da batida o assunto -eu não gosto de fotografar coisas assim- e fazer da inalização o foco deixando como um resultado meio genérico a batida mesma.

Interessante tópcio.

muito legal a analisis do Ivan,

eu pensei em botar foco nos carros, pq pensei q tendo só uma foto
e a noticia sendo a batida, a placa desfocada sería um plus criativo.

depois de ler as opinioes, (e aceitando também como boa a ideia de deixar tudo em foco do ponto de vista jornalístico) continuo achando isso.

abraços

Parabéns pra mim, acabei de receber a D70!!! hahhahahah, tou tri-feliz

Continuo achando qeu mais importante do que deixar o foco na placa (na verdade acho que deva ser foco total) é tirar uma foto em um ângulo que realce bem a placa em primeiro plano.