Gostaria de compartilhar uma dúvida com vocês. Tenho um PC com placa mãe ASUS P5GZ-MX com um processador dual core 2140 (1,6 Ghz) e memória RAM 3 GB (utilizável 2GB conforme painel de controle do windows).
Fiz uma pesquisa dos processadores suportados pela motherboard e vi que o CORE 2 DUO E4700 (2.6 GHZ) cabe na placa. Achei um no ML por 100,00.
Previsão de gastos:
Processador: 100,00
Mão de obra de instalação, formatação: 100,00
Talvez um cooler novo: 50,00
Total: 250,00
Precisaria de um HD mas acho que vou de EXTERNO por ser portátil… mas isso é outra história. (150 no ML)
Também precisaria de um monitor IPS (já pesquisei um 21,5 da LG por 449) mas isso também não é obrigatório e nem essencial.
Agora estou centrando o foco apenas no processador que é o que estou sentindo mais necessidade.
Pensei em comprar um Notebook, mas realmente a idéia de gastar 2K não me atrai nesse momento, sendo que tenho em casa rede wireless e utilizo internet tanto pelo celular quanto pelo tablet então uso o pc mais pra navegar e baixar e tratar fotos.
Será que vale a pena ‘investir’ 250 paus pra ficar mais … 1, 2 anos com esse PC?
Atualmente eu utilizo o LR4 e consigo fazer os ajustes numa boa, apenas alguns ajustes mais pesados demoram um pouco.pra converter demora, mas vai.
O office roda numa boa e internet também.
Não utilizo pra jogos.
:ponder: :ponder: :ponder:
Aldo, acho que vale mais a pena fazer um up de verdade. Tinha um AMD Phenom tri core, MB Asus e 4GB RAM 800 MHz. Gastei 1.500 numa placa mãe ASUS, i5 3570 e um pente de 8GB 1600 MHz. O gabinete com a fonte e placa mãe mantive a mesma.
Sei lá, mas algo me diz que um upgrade de uns 250 ~300 mangos ainda é viável pois de outro modo não estarei fazer um UP mas sim uma TROCA completa de equipamento. Praticamente (ou nada) do que tem dentro da CPU dá pra ser reutilizada, salvo TALVEZ o gabinete e o gravador de DVD.
Em 1 ou 2 anos, essa máquina nova que eu venha a comprar hoje já vai estar desatualizada e os 2k que vou gastar estarão valendo 0,5K enquanto que a minha atual máquina que hoje vale 0 estará valendo 0 também :D.
Só resta saber se com um CORE 2 DUO (2,6 Ghz) e 3Gb de RAM ainda estará em condições de ser usável até lá. Considerando que tenho praticamente tudo o que preciso hoje, creio que sim (LR4, office 2010 e windows7).
:ponder:
Você mesmo já respondeu! Com este upgrade você vai ter um pouco mais de desempenho e aumenta o teu conforto no trabalho! Continuo achando que vale a pena!
Se ele vai até bem, nao precisa trocar tudo por um novo. No meu caso, eu comprei tudo novo, porque meu pc antigo era uma bela bosta, não rodava nadica direito, hehehehe
Olha o que eu gastei no meu pc, ano passado…
CPU Intel Core i3 - 2120 3.30 Ghz 1155 - U$ 128,00
DH Seagate 1tb sata 3 7200 rpm - U$ 92,50
Memória Markvision ddr3 4gb - 1333 - U$ 19,00 x 2
VGA PCI EX GF8400gs ddr3 - U$ 39,00
MB Asus P8H61M LX3 - U$ 63,00
Gravador DVD LG GH24 - U$ 17,00
Comprei também um Kit de gabinete Satellite, com fonte de 300w, custou U$ 45,00
Vou falar uma coisa: Dizer q monitor IPS (ou tecnologia similar) não é obrigatório nem essencial, é o fim da picada num fórum de fotografia. Esta seria a prioridade número 1 em se tratando de uso com fotografia.
Trocar o processador não implica na formatação do HD. A memória “sumida” deve estar alocada para o vídeo, supondo q seja onboard. Pode e seria conveniente alocar menos para o vídeo. faz isso pelo BIOS.
HD: mais barato e com melhor desempenho um interno. Um pente de memória de ao menos 2GB é quase obrigatório nesta situação.
Trocar isso tudo não é preciso gastar dinheiro com técnico. Menos ainda se for só para trocar só o processador…
Mas avaliando friamente a situação, nem compensa investir nesta máquina. Melhor vender barato, pegar a grana q iria gastar (para no fim ficar tudo meia boca), pegar um empréstimo de longo prazo e montar algo novo. Hoje uma configuração bem interessante, sem monitor, se consegue montar por uns 800 reais no Rio e até menos em SP.
A diferença de desempenho vai ser gritante.
Finalizando: Aconselho q não faça esta gambiarra. E outra: Se gosta de fotografia minimamente a sério, monitor é prioridade sim.
Como já havia mencionado, fiz um up de processador (fui para i5 3570, 8GB RAM e MB Asus). Não me arrependi… 1500 reais muito bem investidos. O LR com os arquivos CR2 de 21MB estão muito mais amigáveis para edição.
Galera,
vim dar uma satisfação…
Comprei o Processador Intel 775 Core 2 Duo E4600 2.4 Ghz por $ 90 (incluindo o frete) no ML agora estou esperando chegar. A grosso modo vou sair de um clock de 1,2 para 2,4, ou seja, vou dobrar a velocidade de processamento e também pretendo fazer um up do windows de starter para home para poder usufruir dos 3Gb de RAM. Agora uma pergunta: preciso formatar o pc para trocar de processador ou basta tirar um e colocar outro?