Gente esse mac é bom pra editar fotos?
Apple MacBook Air 11’ 64GB (MD223)
Processador Intel Core i5 dual core de 1,7GHz, 4GB de memória, 64GB de armazenamento em flash
Intel HD Graphics 4000
Pretendo instalar nele os programas :Illustrator CS6 , InDesign CS6 , Photoshop CS6 Extended ,lAdobe Premiere, After Effects e o Lightroom.
Será que ele aguenta?
o Lightroom , o photoshop e o premiere são prioridades.
alguém usa ou tem outra dica?
Eu tenho um MacBook dos mais simples, que comprei em 2011 (wow! esse troço dura!) e uso com Photoshop e Lightroom sem maiores problemas. Eu escaneio algumas fotos em altíssima resolução, arquivos com mais de 50Mb e vai na boa.
Sim, não se preocupe. Fotografia é meu hobby, trabalho com geoprocessamento onde lidamos com imagens aéreas/satélite de vários giga e trabalho com elas numa boa no MacBook
Ops, agora eu vi que você alterou especificando que é o MacBook Air, aí a coisa muda de figura.
4Gb de RAM é pouco. O Mac OS é excelente, mas é glutão de memória. Para ficar minimamente decente tem que ter no mínimo 8 Gb de RAM.
Como o pictus já falou, 64Gb de HD é muito pouco também. Eu tenho um SSD de 256Gb que vive lotado, mesmo tendo grudado no MacBook um HD externo de + 256Gb.
Em suma, não recomendaria essa configuração para esse tipo de trabalho, a não ser que seja coisa eventual.
O ideal seria 8GB de memoria, 64GB pra armazenamento é pouco, vc vai ocupar a maior parte com o sistema e programas, mas se utilizar unidade externa da pra levar (melhor 128GB ou mais)
Agora tela de 11"?? Se não for usar monitor externo vc não vai conseguir editar nada nisso ai, na minha de 13" já fica ruim…
Eu estou agora mesmo editando umas fotos com um Macbook Retina 13, top de linha, e o bicho tá de língua de fora, coitadinho. Estou bem acostumado com meus Dell, que dizem ser piores que os Macs, mas no caso específico dos MacBooks me parece que ficam beeeeem atrás dos outros macs desktops, então se precisar mesmo de notebook pra editar fotos, no mínimo tem que ser macbook e olhe lá.
Nina, para resumir minha opinião, essa máquina vai trabalhar sem problemas com fotos “normais” (36 MB de uma Nikon ou Canon pro…), mas vc vai estar sempre “no esbarro” para colocar outros aplicativos em execução. Cada aplicativo desses vai ocupar uns 2 GB do SSD, e vc deverá gerenciar o SSD com atenção, senão vai ficar sem espaço rapidamente. Hoje em dia os cartões de memória são enormes e vc vai ter que descarregá-los para uma máquina que comporte isso antes de começar a “jogar fora” as fotos que não servem. Um hd de 64 GB não é o ideal…
O processador e a RAM são adequados a esse uso, mas o SSD tem que ter mais capacidade, em minha opinião, pois é nele que o sistema operacional salva e recupera “páginas” de memória. Vc precisa de SSD maior. Parece ser uma compra de oportunidade, mas vc vai ficar limitada, embora funcione… Colocar toda a suíte da Adobe nele e tentar descarregar um cartão de 16 GB vai ser jogo duro para o desempenho da RAM virtual…
passei por esta escolha a pouco tempo e a dica que recebi de um profissional da área foi não usar o macbook Air , pois o mesmo tem poder de processamento inferior a o Mac Book Pro com configuração parecida .
Optei por comprar um Macbook Pro , modelo Mid 2012 ( sem tela retina ) e para meu uso não profissional estou muito contente com ele .
Esta rodando OSx Mavericks , e se apresenta bem superior em desempenho ao meu antigo notebook HP com configuração um pouco superior.
Mac com HD rotativo não tem nada a ver com Mac com SSD: o sistema operacional usa o HD para liberar memória RAM, salvando blocos de memória que não serão processados no HD e recuperando-os qdo necessário, em um arquivo chamado “swap”. A rapidez desse acesso é o que determina a percepção de desempenho da máquina, e assim um Mac Air com 64 SSD funciona BEM mais rápido do que outro com 750 GB de hd de disco rígido, mantendo-se a mesma memória RAM estática e processador.
O Air funciona tranquilo (experiência própria…), graças ao seu SSD, e melhor do que um MCP com HD (disco rígido). A comparação de desempenho do seu Macbook Pro deve ser feita com um Air em cima da mesa, e não com um computador de outra marca rodando Windows em disco rígido e com desempenho incomparavelmente inferior a Mac…
Lamento, amigo, mas a dica não foi das melhores. Pegue o Air mais básico e apenas ligue para ver a diferença logo na partida. E ao abrir ou salvar arquivos: o componente fundamental é o SSD…
Dá para trabalhar na boa com 4G de RAM se você usar um programa decente, bem feito em termos de uso de memória. Usei por MUITO tempo um Mac Mini core 2 Duo de 2 GHZ com placa gráfica integrada antiga, da nvidia sem o menor problema.
Use programas alternativos, como o Corel Aftershot Pro e o Daktable em vez do Lightroom.
Tente se adaptar ao GIMP em vez do Photoshop.
O problema é que os programas da Adobe DEVORAM memória.
O ponto fraco desse Air que você fala é, como o Pictus disse, muito mais pelo SSD pequeno e pela tela. Não dá para trabalhar comimagem a sério em uma tela com menos de 15", pelo menos para mim.
Cansei de abrir raw de 10, 15 e mesmo 20 MP nesse mac mini e sempre consegui trabalhar na boa.
Engraçado, eu tenho um 13" com 16G e rodo o DxO Elite nele muito bem. Inclusive processei um lote de 1700 imagens raw da Pentax K5 na boa, e é bem rapidinho.
Rodar roda sim… agora tem que ver se a performance que rode se vai lhe atender.
A questão é… você estará comprando um equipamento de alto custo $$$ com capacidade técnica de processamento que não condiz com o valor investido.
A maior vantagem que vejo no MAC AIR é a hyper portabilidade, o negócio é tão fino e leve que da para passar abaixo da porta.
Acho que é uma boa para exibição das fotos pós tratamento e impressionar o Cliente pela idéia de MAC = COOL… sofisticação, etc… além da facilidade de levar para lá e para cá… seria uma segunda máquina… a máquina marketeira…rs…
A máquina de “guerra” eu vejo como sendo um desktop e monitores IPS grandes, um bom mouse laser, etc
Mas tem muita gente que trabalha com notebook para edição final… cada caso é um caso, não existe “certo” ou “errado”.
Se sua única dúvida é se roda… pode ir fundo que roda.