Quero compartilhar com vocês uma experiência que fiz fotografando com flash a uns tempos atrás!
Talvez não seja nenhuma novidade, mas pode ser útil a alguém.
Minha intenção com este teste foi analisar as diferenças de usar flash direto e usar flash direto com um filtro de café na frente (abrindo-se o filtro e “acoplando” no flash (também funciona apenas colocando ele na frente direto)).
Notei duas diferenças principais. Uma delas foi a quase que eliminação das sombras, pois a luz se espalha mais e a outra, mais interessante ainda, foi as cores que ficaram mais reais. A imagem também fica mais homogenia, sem aquele clarão esbranquiçado, comum em fotos com flash direto.
Abaixo, dois exemplos, com e sem filtro de café e a maneira como coloquei o filtro no flash! Vejam as diferenças.
Obs: Não fiz nenhum tratamento no photoshop, apenas reduzi e coloquei a legenda.
Obs 2: Perdoem-me pelo enquadramento, pois na foto do Sigur (gato amarelo), a ausência de luz no ambiente era total, e eu só o enxergava com a luz de assistência.
Abri este post no intuito de compartilhar esta experiência com este fórum e também para conhecer algumas dicas de nossos amigos aqui na comunidade.
Eu gostaria de saber se alguém tem mais dicas de uso criativo do flash, de como rebater melhor a luz, outras opções de se rebater a luz, qual é a temperatura de cor mais indicada, etc etc etc…
Bom Murilo, aqui não tá aparecendo nenhuma foto das suas…
Eu também acho interessante utilizar o flash externo de uma maneira criativa…E pensando nisso eu comprei o kit promax da lumiquest. Comprei via BH e mandei deixar nos EUA mesmo, tenho uma conhecida lá e ela mandou via correio…é pequeno não é eletronico cabe em um envelope, daí não vejo possibilidade da alfândega encrencar… Saiu por 49 dólares mais 4,95 pelo velcro extra e mais 4 dólares pelo frete… É caro, mas é feito de um material de alta qualidade meio para um couro emborrachado, e ainda vem num estojo de couro.
Aqui vai algumas fotos de como fica a máquina (parece mais uma nave espacial, difícil é mandar as pessoas olharem para lente e não para o rebatedor…rsrsrsrs)
Esse é o rebatedor 80-20, ele manda 20% da luz para frente e 80% para o teto, as fotos ficam muito show com esse aparato, você “cria” luz no ambiente, a luz que vai no teto ilumina o objeto e a que vai para frente preenche a imagem sem deixar sombras duras…
As costas da câmera:
O kit promax traz várias inserções, essa é a branca, ideal para ambientes sem um teto baixo:
E essas são as outras inserções, na ordem: espécie de plástico para ser usado com outra inserção para suavizar a luz, inserção dourada para cores quentes ou flash de preenchimento na luz do sol, inserção prateada destaca as zonas de altas luzes, e finalmente a branca já mostrada anteriormente.
tive experiências frustrantes com rebatedor … pois ele reflete 100% da luz do flash … acho melhor usar um dissipador de pástico acoplado ao flash. O que eu uso de um lado é plano e do outro cheio de “mini-pirâmides”.
vou testar essa idéia do Murilo com o filtro de papel … pois mesmo com o dissipador, no meu ponto de vista, as sombras ficam muito duras.
Bom marib, atendendo o seu pedido eu coloquei duas fotos comparativas…acabei usando a máquina antes do final de semana…Tirei umas fotos da minha namorada.
Essa primeira é com o flash direto:
Nota-se algumas partes do rosto estouradas e nas pérolas também, além de uma sombra horrível na parede perto do braço.
Essa segunda foi usado o rebatedor 80-20 da lumiquest:
As cores são bem mais parecidas com a realidade, não há sombra atrás na parede e o equilíbrio de luzes é muito maior.
Não usei os outros rebatedores, pois só estava com o 80-20 mesmo, sem nenhuma inserção. Futuramente postos mais fotos, principalmente do rebatedor dourado para flash de preenchimento na luz do sol, estou curioso pra ver, e também do soft para fotos macro… o prateado e o branco não mudam muito a principal vantagem é uma área maior de wide no flash, as cores melhoram mas não é nada de espetacular, mas melhora o suficiente para valer a pena ter um.
A segunda dica, é uma opção que achei interessante e adquiri através da BH, um difusor parecido com o acima, porém feito pela photoreflex que é muito bom também, custa US$ 20 + frete na BH, segue o link do produto abaixo:
Legal César esse difusor da photoreflex, mas eu acho que se for para comprar é melhor da 49 dólares num kit mais versátil, completo e de melhor qualidade, pois o kit da lumiquest também se converte em softbox:
20 dólares em um aparato que só vai te proporcionar um efeito, é melhor pagar 49 dólares em um 5 em 1, vale mais a pena.
É claro que a melhor opção mesmo é fabricar o seu próprio rebatedor ou difusor, sai muuuiiiiitoooo mais barato, mas se você for pensar a longo prazo a durabilidade não é a mesma…
dando continuidade as dicas sobre flash, hoje achei mais um endereço interessante, e que deve dar uma maozinha a nossa imaginação. o porém é que eu acho está tudo em francês (mas só pelas imagens já vale).
Às vezes rola umas brincadeiras, colocando coisas na frente do flash:
…copo (vidro) com coca-cola
… copo (plastico transparente) com quentão
… uma grama
… vidro de azeite
Também dá pra brincar com um flash nas mãos do assunto
… além do flash na mão (com uma nota de um real na frente pra esverdear), tbm o flash embutido…
Pena que essas com o flash na mão deixam a pessoa muito estourada… Mas vale a brincadeira.
Eu gosto muito dessa aqui. Flash + alguns segundos parado na contraluz
Bom… espero que não levem a mal tanta foto aqui… até pensei em nem responder nesse tópico e colocar num outro lá na “Galeria”. Mas acabei ficando por aqui… afinal, é bem mais pra dar umas idéias pro pessoal do que pra querer análise da foto :photo: