Uso do AF é desnecessário?

Estava acompanhando uma discussão em uma comunidade do orkut e um dos membros perguntou a respeito da função do AF, sendo que um dos argumentos citados é que sabendo focar ela não tem utilidade.
Já consegui focar muita coisa sem o AF mesmo em locais pouco iluminados, e a única vez que realmente usei foi no escuro absoluto.
Em quais situações que vcs consideram realmente necessário o AF?

Bass você no mínimo ganha tempo com o AF.

Leo, era o que eu realmente ja desconfiava, ele aumenta a velocidade e precisão do foco não é mesmo? Ou estou enganado?

Acho mais fácil dizer quando não usamos o AF. Porque ele é bastante confiável. :ok:

Sabendo focar na mão, confiando no próprio olho e gostando dessa prática… aí realmente o AF fica pra segundo plano.

Eu faço foco manual apenas quando o AF não dá conta de focar, seja por pouca luminosidade ou por elementos como grades, folhas, transparências, etc… no primeiro plano.

Eu gostaria de focar manualmente com a 50mm f/1.8 mas não é possível ver o desfoque dela direto no ViewFinder da XT. :no:

É como estava dizendo para quem precisa de agilidade é um bom recurso, não que necessite dele o tempo todo.

Eu nunca usei AF e as únicas vezes em que sinto falta deles é quando a minha filha não fica parada nem um milionésimo de segundo :slight_smile: Aí o foco geralmente fica no cabelo ao invés de ficar no olho. Por um lado é um desafio.

Duas das minhas lentes são AF, mas todas as minhas câmeras são manuais.

Abraços,

José Azevedo

Eu uso um sistema misto. Foco no olho mas tenho uma confirmação de foco que bipa. O que ocorre, é que algumas vezes eu não concordo com o bip -risos. Mas isso é outra questão, e as discordãncias são mínimas. Em pouca luz e com GAs, o bip é essencial.

E a luz de AF, o que vcs acham? É inútil?

Bass a luz de AF é um item bem importante, porque se não tiver ela você pode não conseguir focar no escuro com o AF e em alguns casos nem no manual dependendo da falta de luz e do view da câmera rs.

A luz de AF eu já acho dispensável… até porque a XT usa o flash em modo strobe. Eu acho desagradável isso.

A Sony F-828 em um sistema de holograma ou lasers que é muito interessante e eficiente.

Leo, o uso da Luz de AF é bem menor que do próprio AF. Por isso minha opinião “negligente” em relação à luz de AF.

Nem me fala nesse strobe, é a pior coisa que tem :
(eu bateria na pessoa que tentasse focar em mim com esse strobe maldito aUAuh)

É mais válido focar manualmente ou comprar um flash externo nesse caso rs

Fotografei há 1 semana uma festa onde a dona da casa teve a idéia maravilhosa de deixar tudo no escuro, só luzinhas nas mesas e uma projeção de cores do lado externo da casa.
Foi um pesadelo prá focar, perdi bem uns 30 a 40% das fotos.
O único momento menos horrível foi quando queimaram os fogos, todos de cor branca e de duração mais longa, assim acabei me salvando !! :smiley: :smiley: :smiley:

Luiz a luz de AF é uma ferramente inacreditável, serve desde auxiliar o foco como de lanterna para aquele momento onde alguém precisa trocar uma lente no pit escuro rs… :slight_smile:
Brincadeiras a parte ela é útil, principalmente com câmeras de view pequeno e escuro, ou compactas, onde você não pode recorrer ao foco manual.
Quando digo luz de AF me refiro a todos os sistemas desenvolvidos para auxiliar o sistema de AF, que inclui strobo, luz de AF, led, hologramas (os sistemas da Sony são show para isso, o da A700 é super legal, permite focar em uma parede lisa) e por ai vai…
O exemplo da Guigui é bastante pertinente.

Interessante… Eu raramente uso o foco manual da cam. Praticamente em 99% dos casos deixo o AF ligado, (e o anti shake também). Mês passado ajudei a fazer umas fotos em um casamento, a K10d com o vivitar 285HV… Qdo as luzes estavam acesas, tudo beleza, uma maravilha, joguei o iso em 800 e tava rebatendo as fotos no teto branco… Lá pelas tantas, apagaram as luzes e tinha uma boate no casamento, aquele monte de luzes que as vezes acendiam, as vezes apagavam… Não teve jeito… a noiva pediu pra fazer umas fotos com alguns convidados e aquelas enfeites, (óculos de plastico, pulseiras fosforecentes e tal…)… impossível… A cam vai com o foco pra frente e pra tras, e nao foca de jeito nenhum… Se o pessoal da filmagem ajudasse, ainda salvava alguma coisa… Se for pra fazer fotos social, eu preciso urgentemente investir num flash ttl pra essa cam…

A Fuji S9000 tem uma luz auxiliar verde pra foco que quebra o maior galho! (parece até aquela mira do filme do “Predador”… :smiley:

Sei lá… esse lance de auto foco depende muito do tipo de foto que se trabalha… se for algo que pode se parar pra pensar, compor a cena e tal, ainda vai lá, mas tem outros tipos de fotos que um AF bom é fundamental…

:smiley:

Davi, sabendo como seu AF funciona, facilita bastante a conseguir focar em situações difíceis.
Convidados com óculos brilhante e pisca-pisca são muito bons para servir de ponto de foco quando o foco está só no modo central.

É focar e recompor a foto o tempo todo.

Leva um laser pointer para ajudar no foco.

Pra que complicar se o AF funciona tão bem, na maioria das situações? Salvo isso, não vejo porque usar foco manual. Uso nas seguintes situações: dificuldade de foco por causa da escuridão, macros com meus tubos de extensão, fotos em bulb. De resto, é AF sempre. Ainda mais com o sistema de foco da 40D que veio realmente muito bom. Pelo menos até agora não estou tendo o que preocupar.

Até,

AF é muito bom, mas às vezes erra, nas melhores câmeras… Acho bom praticar MF de vez em quando. Até porque existem algumas lentes MF que são excelentes.

É sempre bom desconfiar do resultado do foco. Nos casos críticos, sempre dou zoom máximo no LCD para ver se está OK, principalmente nos casos críticos.

Como auxílio, uso às vezes um laser pointer, mas é claro, evitando jogar a luz no olho da pessoa.

O AF facilita muito, exceto macro ou stil. Nesse caso, o MF é melhor devido à profundidade de campo muito crítica.

Profundidade de campo crítica é a 50mm em f/1.8! Quem me dera poder focar manualmente com ela na XT. :frowning:

Às vezes eu suspeito de front-focus na minha câmera e recorro ao Foco Manual, principalmente com a 75-300mm. Já percebi algumas vezes em que o manual ficou melhor. Mas nem sempre é necessário.