Uso do Histograma...

Bem como prometido tou postando as fotos. Tdo pode ser que meu monior n esteja calibrado.
Vamos lá 1ª foto, Feita em Modo P, sem flash ISO 200 1/20 F2.8 foi a fotometria que indicou na sony.

http://www.gutoferreira.fhp.com.br/parede1.jpg

e aqui o histograma dela:

http://www.gutoferreira.fhp.com.br/Histograma1.JPG

2ª foto, Fiz ela no modo M, eu diminui a velocidade. ficou assim:
Modo manual 1/8 F2.8 sem flash e ISO 200.

http://www.gutoferreira.fhp.com.br/parede2.jpg

e aqui o histograma dela:

http://www.gutoferreira.fhp.com.br/histograma2.jpg

3ª foto, Fiz ela no modo M diminui mais ainda a Velocidade. Ficou assim:
Modo manual 1/6 F2.8 sem flash e ISO 200

http://www.gutoferreira.fhp.com.br/parede3.jpg

e aqui oi histograma dela:

http://www.gutoferreira.fhp.com.br/histograma3.jpg

O que estou querendo c isso?
Bem, pelo que aparece no meu monitor, a 1ª foto que foi fotometrada saiu um pouco escura e ai eu resolvi clarear mais e mais pra chegar num branco legal.
Eu fiz 3 fotos pra que vcs que entendam melhor digam qual ficou melhor e pq.
É por isso que eu gostaria de entender melhor o Histograma, já que a 1ª fotometrada eu achei escura e no Lcd fica diferente do monitor. Pra que eu n venha errar as cores. Obrigado.

Obs. Vale lembrar, a iluminação do local estava mais parecida no olho nú c a 2ª foto.

A parede é branca? Então o fotômetro está funcionando bem e o histograma está certo.
Voce deve fazer uma compensação de exposição de +1,5 a 2 pontos, porque o fotômetro da sua câmera entende que tudo é cinza, então a parede vai sair cinza.
O histograma serve para ver a luminosidade, mas a média é cinza e não branco. Se for predominantemente branco tem que ficar mais para a direita. Assim como se a parede for preta o histograma deve ficar mais para a esquerda.

Paulo, realmente a parede é branquinha hehe e é o que eu faria se caso a Cam disponibilizasse de mais funçoes. :confused: Infelizmente ela se prende aos F2.8 e F5.6.
Bem como vc disse foi mais ou - por onde eu segui já que a sony fotometrando sozinha n ficou legal. Tentei deixar o grafico mais ao Lado direito. Até aqui estamos indo bem, POis logo saberei deixar esse grafico certinho qndo uma parede for branca ou preta, Mas me surgirá mais duvidas de qndo eu estiver em uma floresta c muitas iluminação por exemplo entende. ou outros ambientes etc. Já que n disponho de um bom fotômetro e n posso comepensar, eu preciso entender melhor o histograma, pois é por ele que eu quero me embasar qndo eu fotografar c essa camera. Digo isso pq é como eu disse anteriormente. As vezes uma foto em uma tarde ensolarada parece que ficou muito claro no LCD mas no monitor ficou perfeita, isso significa que n posso me embazar muito por LCD. Lógico que por eu já ter um conhecimento da maquina eu sei só de olhar se vai ou n ficar boa, mas mesmo assim gostaria de ter mais informações entende. :slight_smile:

O LCD engana muito, tanto para foco como para exposição.
No mundo real os tons médios predominam não tem este problema, exceto se voce for na praia ou na neve, por exemplo, onde voce vai ter que fazer uma compensação de Tem fotometria spot? Se tiver voce aponta para um lugar com um tom médio, mato, parede ou até sua mão, aperta o shutter pela metade e faz a composição.

Bem, pelo menos ela dispõe do Spot, mas mesmo se fosse c ele na mesma situação das fotos feitas da parede ele n deixará elas tão claras. Uso muito o spot dela qndo fotografo alguém na mesma posição do sol, mas é como eu te falei, eu me embaso no que conheço a maquina, e pelo pouco que entendo o Gráfico do histograma, pq se a maquina for fazer sozinha eu perco um pouco da qualidade. Meu grande interesse em aprender realmente como funciona esse Histograma, é pq pelo menos ele é mais fiel do que o fotometro dessa máquina.
Vendo as fotos vc verá que se eu seguir o histograma, eu terei fotos melhores do que eu seguir o fotômetro da máquina.

No caso da parede faz o seguinte. Coloca uma almofada, livro ou qualquer coisa cinza ou verde perto, faz a fotometria na coisa e depois enquadra a parede e me conta como ficou.

Paulo, Acabei de fazer o teste. Pendurei uma camiseta minha Cinza claro no cabide fiz fotometria spot em Modo P na camiseta e depois enquadrei a parede e bati a foto onde aparece ambos. Camiseta e parede. Já ficou bem melhor, mas n é um resultado perfeito. Depois fiz a meu modo. Modo M coloquei uma velocidade que no Lcd pareceu ficar um pouco estourado e ai sim atingiu um resultado bom. Mas como te disse, A máquina n faz a fotometria exata ai eu parto pra minhas idéias. Masss já saiu muitoo melhor do que se eu apenas fotometrasse no branco.
Os resultados foram esses:
Eu fotomtrei na camiseta e acusou 1/13 F2.8 e depois fotometrei a parede e deu 1/20 F2.8 onde ficou bem mais escuro.

Aí a meu modo, onde ficou shows ficou:
1/8 F2.8 onde deu umas cores bem semelhante ao que eu estava enxergando a olho nú.
Pelos testes que fiz aqui notei que ela tem dado um resultado melhor qndo eu diminuo 2 velocidades. Qualquer coisa tenho mais fotos de testes aqui. Mas como te disse isso é pq eu conheço a maquina, mas No branco e no preto eu me embaso pelo Histograma.

A maioria dos fotômetros considera Cinza 18% ou cinza 13%, mas esse não é o principal problema, pois no modo Spot o fotômetro tende a preservar o 0EV.
A primeira coisa que eu te sugiro é que use o ajuste manual do W/B, meu monitor é calibrado e o está puxando muito para vermelho essas suas imagens, muito mesmo.
Pelo Histograma a primeira exposição está correta, preservando as texturas, mas certamente ela será registrada no meio da latitude como um cinza (o branco é reservado para o extremo da latitude), sem dúvida a última exposição ficou mais adequada para representar o branco (você manteve a curva mais próxima do extremo da latitude, que deverá representar o branco), mas mesmo assim acho que o W/B está te atrapalhando muito, pois a imagem está bem puxada para vermelho, parece que os pisos são meio rosa… :slight_smile:

Léo Perfeito bem pensado um detalhe que me passou despercebido.
Realmente parece que os azulejos ficaram meio rosados. Mas vc concorda comigo que mesmo eu ajustando o WB fica melhor eu baixando a velocidade e fazendo como eu fiz, pra chegar nas cores mais reais? Abração

Guto na verdade concordo um pouco.
:slight_smile:
Isso é uma questão pessoal, a compensação de exposição existe exatamente para estes casos.
O malefício na sua última foto é que vc perdeu uma boa parte da imagem mesmo tendo bastante latitude disponível para a foto, se vc observar vc ocupou um espaço muito pequeno da sua latitude, fazer a foto no 0 EV ou tentar jogar o centro da curva do histograma em cima do centro da exposição (0 EV) pode ser um bom negócio para preservar o máximo possível de texturas, depois você simlesmente abre os Leves no PS e ajuste o novo espaço de latitude para o espaço de sua foto, podendo até mudar o ponto de média, desta forma vc teria um resultado bem interessante e com controle total da latitude e da preservação das texturas.
De uma olhada neste exemplo que eu fiz com sua primeira imagem:

http://img218.exs.cx/img218/5145/temp1lx.jpg

PS: Tomei a liberdade de ajustar as cores antes.

Nos tempos do filme o pessoal faria em 0EV e depois o ajuste que eu fiz no PS seria feito no laboratório, seja químicamente ou na própria ampliação :slight_smile:
O pessoal tem que perder o medo de fazer pós processo no PS, afinal não contamos mais com o pós processo químico da revelação :slight_smile:

Gostei da resposta, ainda mais que por um pós processo pode comprovar que a exposição pode ser arrumada e como vc disse n perder detalhes da textura.
Já se fosse pegar a última foto provavelmente n teria como corrigi-la a ponto de deixa-la perfeita.
É compensa e muitoo utilizar da fotometria passada pela câmera pois é bem mais facil arruma-la depois no PS do que as vezes perder um pouco da foto só pq tentou fotometrar e depois n poder arrumar.
Léo Novamente obrigadooo por sua ajuda. Abraçãooo.