Já tenho trabalhado com fotografia no meio de ensaios e books, mas não tenho meu próprio estúdio, e em alguns cursos que eu participei dizem que é bom fotografar de graça, investir num portfólio impresso e on-line, ai eu me pergunto se isso seria mesmo uma boa idéia ou não faz muito sentido fazer?
Obvio que é! Recentemente fui contactado pra um orçamento, a cliente perguntou se tinha algum trabalho meu impresso pra que ela pudesse ver. Eu não tinha, e ela ficou meio balançada. Acho que o portifólio é algo que passa credibilidade, porque por mais que voce tenha uma página, um site, e etc, o cliente gosta de ver as fotos na mão mesmo. Agora eu fiz um impresso.
Bom, como imagina captar novos clientes sem um material para apresentar para eles? TB n entendi a relação em ter um portfolio e ter um estudio…
Se vc ja tem trabalhado, nao precisa trabalhar de graça!
Se vc ja tem trabalhado vc ja tem material para o portfolio…
Abraço,
M Rezende
Ah kkk a maioria das pessoas preferem fotos de estúdio para book, ai eu chego com um portfólio todo externo, pensei se seria melhor ter um local primeiro e fazer com nele depois.
Nesse caso vc pode alugar um, mas particularmente acho que vc tem que definir oq vc quer fazer, se é oq os outros querem ou oq vc quer? se VC quer trabalhar com estúdio ótimo, então pode alugar um ou improvisar na sua casa, em uma sala, garagem, e ir crescendo aos poucos, mas se vc prefere externas então monte seu material com externas e mantenha essa linha para seus clientes, se eles quiserem estúdio é só dizer que não é o seu perfil de trabalho, só não seja apelativa, pra vender o seu dizer que externas são muito melhor que estúdio, sustente seu trabalho na qualidade dele, sem querer inferiorizar outros meios, soa desesperador
Passei pela mesma situação! Resultado: estou trabalhando ferrenhamente em um para servir de mostruário.
E o portfólio impresso vcs estão fazendo como um album normal? Tipo esses que o pessoal vende de casamento?
Fiz um álbum, mas nunca usei. Mas se um dia alguém quiser ver, estará lá disponível.
Acho super importante ter um portfólio! Montei 03 albuns fotolivro, um de book externas, um de aniversário, e um de casamento, cada um em um tipo diferente de fotolivro. A partir do momento que comecei a mostrar o portfólio para os clientes, a interesse deles em me contratar aumentou significativamente.
Sem querer fugir do assunto do tópico, mas onde vcs indicam para fazer um fotolivro de qualidade?
O meu fiz na INDIMAGEM, gostei dos valores e do material. Gastei uns 400 reais pra fazer os três…
Valeu.
Vou dar uma pesquisada.
Dizem que a propaganda é a alma do negócio, e a melhor maneira de poder propagar seu trabalho é o portfólio.
O ruim do fotolivro como portfolio é que não dá pra atualizar com novas (e melhores) fotos. Talvez haja outras opções melhores pra usar como portfolio, apesar da apresentação do fotolivro ser realmente muito boa.
Coloque-se no lugar do cliente: você contrataria algum fotógrafo sem ver trabalhos dele antes? É sempre importantíssimo ter material para apresentar, nem que seja apenas on line.
Trabalhei com um gerente comercial casca de ferida mas num ponto ele tinha razão, o mais difícil é conseguir o contato com o cliente.
Conseguiu a visita, esteja preparado para liquidar de primeira: portfólio (álbum ou pasta e CD), tabela de valores, pré-contrato, possíveis descontos, financiamentos, maq de cartão de crédito ou site no lap top com modem e mais alguma coisa que esqueci.
Um portfólio em um ipad talvez fosse a solução.
Estou pensando nisso…
Se vc ja tem uma carteira de clientes ou uma fonte forte de indicacoes (que quando funciona tende a crescer) com pessoas satisfeitas com o seu servico, vc nao precisa de um portfolio. Muitos profissionais que montaram os seus deixaram empuerando em uma gaveta qualquer.
Mas se vc quer sair por ai mostrando o seu trabalho para clienets em potencial, ou se ha pessoas procurando para ver o que vc tem a oferecer, obviamente eh bom ter.
Montar portfolio nao eh nada complicado, como vc ja fez alguns servicos vc ja tem material, basta pegar o melhor do que vc ja produzio e colocar dentro de um livro. Se possivel com uma boa narrativa visual. E ir atualizando ele quando vc ve que uma foto nova pode subistituir uma mais antiga no portfolio. E se quizer fazer online eh so upload(iar) as imagens e organizar.
Ter estudio ou nao ter eh um estudio nao tem nada a ver com um portfolio.
Qualquer loja de materiais para escritorio vende pastas comsaco plasticos transparentes para documentos. Isso o tudo o que vc precisa. Se quiser algo com capa mais enfeitavel tambem tem, ou vc mesmo pode encapar com o estilo que vc quer.