Vale mesmo a pena investir em um portfólio?

Já tenho trabalhado com fotografia no meio de ensaios e books, mas não tenho meu próprio estúdio, e em alguns cursos que eu participei dizem que é bom fotografar de graça, investir num portfólio impresso e on-line, ai eu me pergunto se isso seria mesmo uma boa idéia ou não faz muito sentido fazer?

Obvio que é! Recentemente fui contactado pra um orçamento, a cliente perguntou se tinha algum trabalho meu impresso pra que ela pudesse ver. Eu não tinha, e ela ficou meio balançada. Acho que o portifólio é algo que passa credibilidade, porque por mais que voce tenha uma página, um site, e etc, o cliente gosta de ver as fotos na mão mesmo. Agora eu fiz um impresso. :smiley:

Bom, como imagina captar novos clientes sem um material para apresentar para eles? TB n entendi a relação em ter um portfolio e ter um estudio…

Se vc ja tem trabalhado, nao precisa trabalhar de graça!
Se vc ja tem trabalhado vc ja tem material para o portfolio…

Abraço,
M Rezende

Ah kkk a maioria das pessoas preferem fotos de estúdio para book, ai eu chego com um portfólio todo externo, pensei se seria melhor ter um local primeiro e fazer com nele depois.

Nesse caso vc pode alugar um, mas particularmente acho que vc tem que definir oq vc quer fazer, se é oq os outros querem ou oq vc quer? se VC quer trabalhar com estúdio ótimo, então pode alugar um ou improvisar na sua casa, em uma sala, garagem, e ir crescendo aos poucos, mas se vc prefere externas então monte seu material com externas e mantenha essa linha para seus clientes, se eles quiserem estúdio é só dizer que não é o seu perfil de trabalho, só não seja apelativa, pra vender o seu dizer que externas são muito melhor que estúdio, sustente seu trabalho na qualidade dele, sem querer inferiorizar outros meios, soa desesperador :ok:

Passei pela mesma situação! Resultado: estou trabalhando ferrenhamente em um para servir de mostruário.

E o portfólio impresso vcs estão fazendo como um album normal? Tipo esses que o pessoal vende de casamento?

Fiz um álbum, mas nunca usei. Mas se um dia alguém quiser ver, estará lá disponível. :wink:

Acho super importante ter um portfólio! Montei 03 albuns fotolivro, um de book externas, um de aniversário, e um de casamento, cada um em um tipo diferente de fotolivro. A partir do momento que comecei a mostrar o portfólio para os clientes, a interesse deles em me contratar aumentou significativamente.

Sem querer fugir do assunto do tópico, mas onde vcs indicam para fazer um fotolivro de qualidade?

O meu fiz na INDIMAGEM, gostei dos valores e do material. Gastei uns 400 reais pra fazer os três…

Valeu.
Vou dar uma pesquisada.

Dizem que a propaganda é a alma do negócio, e a melhor maneira de poder propagar seu trabalho é o portfólio.

O ruim do fotolivro como portfolio é que não dá pra atualizar com novas (e melhores) fotos. Talvez haja outras opções melhores pra usar como portfolio, apesar da apresentação do fotolivro ser realmente muito boa.

Coloque-se no lugar do cliente: você contrataria algum fotógrafo sem ver trabalhos dele antes? É sempre importantíssimo ter material para apresentar, nem que seja apenas on line.

Trabalhei com um gerente comercial casca de ferida mas num ponto ele tinha razão, o mais difícil é conseguir o contato com o cliente.
Conseguiu a visita, esteja preparado para liquidar de primeira: portfólio (álbum ou pasta e CD), tabela de valores, pré-contrato, possíveis descontos, financiamentos, maq de cartão de crédito ou site no lap top com modem e mais alguma coisa que esqueci.

Um portfólio em um ipad talvez fosse a solução.
Estou pensando nisso…

Se vc ja tem uma carteira de clientes ou uma fonte forte de indicacoes (que quando funciona tende a crescer) com pessoas satisfeitas com o seu servico, vc nao precisa de um portfolio. Muitos profissionais que montaram os seus deixaram empuerando em uma gaveta qualquer.

Mas se vc quer sair por ai mostrando o seu trabalho para clienets em potencial, ou se ha pessoas procurando para ver o que vc tem a oferecer, obviamente eh bom ter.

Montar portfolio nao eh nada complicado, como vc ja fez alguns servicos vc ja tem material, basta pegar o melhor do que vc ja produzio e colocar dentro de um livro. Se possivel com uma boa narrativa visual. E ir atualizando ele quando vc ve que uma foto nova pode subistituir uma mais antiga no portfolio. E se quizer fazer online eh so upload(iar) as imagens e organizar.

Ter estudio ou nao ter eh um estudio nao tem nada a ver com um portfolio.

Qualquer loja de materiais para escritorio vende pastas comsaco plasticos transparentes para documentos. Isso o tudo o que vc precisa. Se quiser algo com capa mais enfeitavel tambem tem, ou vc mesmo pode encapar com o estilo que vc quer.