Valores mais baratos para amigos?!

Olá pessoal.
Dei uma pesquisada antes de abrir este tópico e não achei uma resposta para minha dúvida.
Após comprar um equipamento para iniciante, algumas pessoas me procuraram para realizar pequenos trabalhos, mas todos eles se propuseram a pagar pelos serviços.
Para dar-lhes preços, eu ligo para fotógrafos profissionais da região e faço um orçamento do serviço a ser realizado, mas como são amigos e parentes, não posso cobrar o valor cheio, ou seja, acabo fazendo pela metade do preço de um profissional.
A pergunta é; é anti-ético da minha parte fazer isso??? A partir de qual momento posso começar a fazer preços cheios?

Grato pessoal…

Quando achares que estás pronto para tal, que o resultado justifica e tua clientela aceita o valor…

Não existe preço tabelado para fotografia. Você cobra o que acha que seu trabalho vale, e se o cliente também achar que vale, ele contrata.

Anti-ético seria enganar o cliente de alguma forma, por exemplo mostrar apenas suas fotos mais top sendo que nem sempre consegue repetir a mesma qualidade. Se ele vir um exemplo bem representativo do seu trabalho e concordar com o preço, estará bom para ambos.

Cada um pratica o quanto acha que vale seu serviço, mas invariavelmente seu serviço encarecerá com a demanda. Digo isso porque ainda que você não mude de equipamento, tampouco se profissionalize ainda mais (apresente mais qualidade), seu serviço vai encarecer assim que a demanda começar a aumentar. Você logo perceberá que se matar madrugada adentro por troco de pão não vale o sacrifício.

Aprendi sozinho que quem cobra barato é quem não sabe o que está fazendo.

Para amigos e parentes você precisa cobrar MAIS CARO.
Se o trabalho ficar bom vão achar que não fez mais nada que sua obrigação.
Se ficar médio ou ruim, a amizade acaba, além do que, tratando-se de amigos ou parentes, a cobrança será em DOBRO.
Meus R$0,02.

Meus 0,02: antiético me parecer o ato de ligar para alguém e pedir orçamento como se fosse um cliente.

Engraçado que em outros tópicos, o pessoal aqui do fórum diz exatamente o contrário. Como posso ter base de valores do mercado da região em que moro sem ligar para outros profissionais?!

Entendo seu ponto de vista Adam, mas entre pagarem o mesmo valor entre eu e um profissional, eles irão partir para o profissional. Creio que assim perderei chances reais de adquirir experiência. Me corrija se eu estiver errado. Mas como disse no inicio do texto, “entendo seu ponto de vista”.

Desculpe, eu não fui claro: falo apenas por mim, não por outras pessoas.
Ligar para outros profissionais, OK, me parece.
Problema me parece ser se identificar como cliente, sem o o ser. Afinal o tempo de elaboração do orçamento compõe, imagino, a planilha de custos.
Por falar nisso, a Claudia Regina, do Dicas de Fotografia (nunca sei se pode postar o link), tem uma matéria bem interessante acerca de formação de custo.