Vamos compartilhar DICAS para deixar o Lightroom rápido?

Bom dia, colegas. Estou conversando com o chat GPT e ele me deu umas dicas massas. Vamos fazer assim: colocar o hardware das nossas máquinas e depois compartilhar aquela dica massa que supera a IA? Hehe. Vamos usar a IN - Inteligência Natural, se é que existe este termo! hehe

Nome do dispositivo DESKTOP-Q16BCNH
Processador AMD Ryzen 5 3500U with Radeon Vega Mobile Gfx 2.10 GHz
RAM instalada 12,0 GB (utilizável: 9,71 GB)
ID do dispositivo 286121CA-6597-4CD8-A7FB-86A11D1445A4
ID do Produto 00330-80000-00000-AA701
Tipo de sistema Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64
Caneta e toque Nenhuma entrada à caneta ou por toque disponível para este vídeo
Edição Windows 10 Pro
Versão 22H2
Instalado em ‎25/‎02/‎2024
Compilação do SO 19045.4412
Experiência Windows Feature Experience Pack 1000.19056.1000.0
1 curtida

Eis aqui as dicas que ele me deu ao perguntar:

Quais dicas você me dá para manter o software Lightroom em alta produtividade, ou seja, rápido!

Para manter o Adobe Lightroom rodando de forma rápida e eficiente, mesmo com um número reduzido de arquivos, você pode seguir estas dicas:

1. Otimize o Desempenho do Computador

• Atualize Drivers: Certifique-se de que os drivers da placa gráfica e outros componentes do sistema estejam atualizados.
  • Feche Aplicações em Segundo Plano: Feche outros aplicativos que possam estar consumindo recursos do sistema.
  • Ajuste as Preferências de Desempenho: No Lightroom, vá para Editar > Preferências > Desempenho e ajuste as configurações de acordo com as capacidades do seu computador, como usar a aceleração de hardware.

2. Gerencie o Catálogo de Imagens

• Compacte o Catálogo: Regularmente, vá para Arquivo > Gerenciar Catálogo e use a opção de compactação para reduzir o tamanho do catálogo.
  • Mantenha o Catálogo em um SSD: Se possível, mantenha o catálogo do Lightroom em um SSD, que é mais rápido que um HDD.
  • Organize os Arquivos: Evite ter um catálogo com uma quantidade excessiva de imagens se você não precisa delas frequentemente. Utilize catálogos separados para projetos específicos, se necessário.

3. Mantenha o Lightroom Atualizado

• Atualize o Software: Verifique regularmente se há atualizações para o Lightroom e instale-as, pois as atualizações podem incluir melhorias de desempenho e correções de bugs.

4. Gerencie as Pré-Visualizações

• Otimização das Pré-Visualizações: No menu Editar > Preferências > Desempenho, você pode escolher o tipo e tamanho das pré-visualizações geradas. Ajuste para otimizar a velocidade, especialmente se você usa arquivos RAW de alta resolução.

5. Limpeza e Manutenção

• Limpe o Cache de Pré-Visualizações: Vá para Editar > Preferências > Arquivos de Cache de Pré-Visualização e limpe regularmente para evitar que o cache acumulado afete o desempenho.
  • Excluir Imagens Desnecessárias: Remova imagens duplicadas ou que não são mais necessárias para manter o catálogo mais leve.

6. Ajustes de Exportação

• Exportação em Lotes: Quando exportar imagens, faça isso em lotes menores em vez de uma grande quantidade de uma vez. Isso pode ajudar a evitar que o Lightroom fique lento durante o processo de exportação.

7. Reinicie o Lightroom e o Computador

• Reinicie o Programa: Se o Lightroom começar a ficar lento, feche e reabra o programa.
  • Reinicie o Computador: Às vezes, uma simples reinicialização do sistema pode ajudar a melhorar o desempenho geral.

Seguindo essas dicas, você pode ajudar a manter o Lightroom funcionando de forma mais rápida e eficiente.

Ah sim. Para facilitar em pegar as configurações do computador basta ir em qualquer parte do Windows Explorer (Apple, não sei):

image

1 curtida